Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional comea hoje a caminhada

Juscelino da Silva - 10 de Agosto, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina começa hoje, a partir das 16h00 (de Angola), a trajectória que visa o resgate do título continental, quando medir forças com Mali no Arena Diamniadio, em Dakar, capital do Senegal. A partida é pontuável para a jornada de estreia do grupo C da fase final  do Campeonato Africano das Nações, que termina a 20 do corrente.

A equipa nacional encontra-se em Dakar desde quinta-feira da semana passada e participou de um torneio internacional, que visou limar as arestas constatadas na preparação em Luanda. Apolinário Paquete, treinador principal, tirou ilações positivas do evento e, ontem, ajustou a prontidão do plantel no treino efectuado no palco dos jogos. A selecção nacional ensaiou as variantes tácticas que fortaleceram o entrosamento do grupo.

Para o jogo de estreia do grupo C, em que está também a RDC, Apolinário Paquete entra com um \"cinco\" virado ao ataque, ciente das dificuldades que a equipa do Mali pode proporcionar. A equipa nacional é vista como \"o alvo a abater\" pela qualidade de exibição nos três últimos campeonatos. Por essa razão, o timoneiro trabalhou a psicologia do grupo nas últimas sessões de treino.

Os factores psicológicos não se afiguram fulcrais. A selecção nacional é, na teoria, superior nos aspectos técnicos e tácticos, em que no capítulo individual os destaques recaem na base Italee Lucas e na poste Nadir Manuel.Apolinário Paquete e Hilário Filipe, técnico adjunto, estão bem servidos e necessitam apenas de gerir as unidades.

As malianas prepararam-se com \"muita força\" para defrontar o \"cinco nacional\". O objectivo é criar o maior número de dificuldade à equipa angolana.Para \"Operação Dakar\", Apolinário Paquete conta com as atletas Italle Lucas, Aléxia Dizeco, Fineza Eusébio, Regina Pequeno, Felizarda Jorge, Rosimira Daniel, Elizabeth Mateus, Nadir Manuel, Ngiendula Filipe, Luísa Tomás e Cristina Matiquite.