Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional conhece adversrios ao Pr-olmpico

Melo Clemente - 28 de Novembro, 2019

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino vai defrontar na fase preliminar do Torneio Pré-olímpico, de 23 a 28 de Junho de 2020, as similares da Polónia e da Eslovénia para o Grupo B, com palco em Kaunas, Lituânia, segundo ditou o sorteio realizado ontem na Suíça, pela Fiba-Mundo. No Grupo A está o país anfitrião, Lituânia, Coreia e Venezuela.
Quatro cidades vão albergar o Torneio Pré-Olímpico, competição que vai apurar os últimas quatro selecções para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, em 2020. A prova será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta. Os vencedores de cada grupo lutam pelo passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão. Trata-se Belgrado, Sérvia, Kaunas, Lituânia, Split, Croácia e Victoria, Canadá, respectivamente. Em Belgrado estarão as selecções da República Dominicana, Nova Zelândia e Sérvia, isto para o Grupo A, ao passo que no Grupo B, estão as selecções do Porto Rico, Itália, Senegal. Alemanha, Rússia e México fazem parte do Grupo A, com palco em Split, Croácia, enquanto no Grupo B estão as selecções de Tunísia, Croácia e Brasil.
Já na cidade de Victoria, Canadá, estão as selecções da Grécia, China e Canadá, no Grupo A, ao passo que República Checa, Uruguai e Turquia estão inseridos no Grupo B.
Apuradas directamente para Tóquio 2020 estão as selecções da Argentina, Austrália, França, Nigéria, Irão, Espanha, Estados Unidos da América e Japão, este último como país anfitrião.
Entretanto, ainda ontem foi efectuado o sorteio do Torneio Pré-Olímpico feminino, que colocou as duas representantes do continente berço da humanidade a disputar a prova na cidade de Belgrado, Sérvia, ao lado dos Estados Unidos da América, para além da Sérvia. Em Bourges, França, estão Porto Rico, Brasil, Austrália, para além da França.
República Popular da China, Espanha, Coreia e Grã-Bretanha vão disputar a prova em Hoshan, China, ao passo que Canadá, Japão, Suécia e Bélgica vão jogar em Ostend, Bélgica.