Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco parte confiante para Kigali

Melo Clemente - 20 de Julho, 2016

Pupilos de Manuel Silva

Fotografia: Jos Cola

Melhorar o quarto lugar da edição passada constitui prioridade premente da Selecção Nacional de basquetebol masculino de sub-18, que hoje segue viagem para Kigali, capital do Ruanda, palco do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, competição que decorre de 22 a 31 do mês em curso.

Depois de ter conquistado o Afrobasket de sub-16, em 2013, a dupla técnica Manuel Silva "Gi" e Miguel Timóteo Pontes Lutonda parte com o único propósito,  de conquistar um dos lugares do pódio do Campeonato Africano das Nações, competição que arranca na sexta-feira, dia 22.

Entre os 12 atletas que representam o país, no Campeonato Africano da Nações, realce para a presença de seis campeões africanos de sub-16, com destaque para Sílvio Sousa e Bruno Fernando, jogadores que estiveram, recentemente, ao serviço da Selecção Nacional A, que disputou o torneio pré-olímpico da Sérvia, competição que apurou as últimas selecções para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de Agosto.

Ontem, os pupilos de Manuel Silva "Gi" realizaram o último treino no país, virado essencialmente para os aspectos de recriação, sem descurar os aspectos técnico - tácticos.
No seio dos jogadores e da equipa técnica, reina um clima de confiança, apesar de reconhecerem que pode ser extremamente difícil alcançar a meta traçada,  o Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto", de Kigali.

Lista dos atletas que seguem viagem hoje, para o Ruanda: Ismael Monteiro e Childe Dundão (bases), Geraldo Santos e Tárcio Domingos (extremos bases), Cley Valente, Sílvio Sousa e Cristiano Xavier e Cristiano Gomes (extremos postes), e Osvaldo Tchipepa e Bruno Fernando (postes).

Para além de Angola, estão qualificadas para o Campeonato Africano das Nações de Kigali , as selecções Argélia, Ruanda, República do Congo, Egipto, Gabão, Mali, Tunísia, Uganda e Zimbabwe.

A reunião técnica para o sorteio da aludida competição, acontece amanhã, dia 21, um dia antes do arranque da competição.
M.C