Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selengue regressa ao grupo e pode ser opo de "Ginguba"

Melo Clemente - 24 de Abril, 2013

Tcnico da turma da Polcia reafirma conquista do ttulo nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

O internacional congolês democrata, Célio Selengue, poste, afastado do grupo de trabalho durante uma semana, por paludismo, está totalmente recuperado e pode constar do leque de opções do técnico do Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, na deslocação sexta-feira ao reduto do Libolo, em desafio referente à primeira jornada da “Final Four” do BAI Basket.

“Ginguba” informa que o experiente atleta juntou-se ao grupo de trabalho que prepara com todos os cuidados a deslocação ao terreno do actual campeão nacional em título.

“Felizmente, o Célio Selengue já se juntou ao grupo e treina sem qualquer limitação. É evidente que estamos todos satisfeitos com a sua recuperação rápida porque é um atleta que nos tem ajudado muito”, revelou o ex-seleccionador nacional dos decacampeões africanos. “É importante começarmos bem a ‘Final Four’ e começar bem passa por vencermos o nosso primeiro adversário, que se chama Recreativo do Libolo, que é tão-somente o actual campeão nacional em título”, disse o técnico.

Para evitar sobrecargas aos atletas, a equipa técnica do Interclube decidiu nesta ponta final do Campeonato Nacional ter apenas uma sessão de treino por dia, no Pavilhão 28 de Fevereiro. “Como sabe, nesta fase não interessam sessões bi-diárias, daí que estamos a ter apenas uma sessão de treino por dia”, asseverou Alberto de Carvalho “Ginguba”.

Na fase de grupos, a equipa da Polícia ocupou o terceiro lugar, com o 1º de Agosto à frente, seguido do Libolo. Petro de Luanda ficou em quarto.
A “Final Four” disputa-se no sistema de todos contra todos a quatro voltas.


FORMAÇÃO
Federação alarga período de inscrições


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) decidiu alargar o período de inscrições para as candidaturas de árbitros da modalidade, em virtude da pouca adesão que se regista dos futuros homens do apito. As inscrições para o curso de árbitros e comissários de jogo começaram no dia 1 e terminavam no dia 15 de Abril.

Durante este período, a direcção da FAB registou apenas três inscrições, número considerado insuficiente para dar início à acção formativa. Os candidatos em ambas as classes devem apresentar o certificado da nona classe, duas fotografias e pagar mil kwanzas. A idade vai dos 17 aos 25 anos.

O curso de Estatísticos terminou ontem, no Complexo da Cidadela Desportiva, uma organização da direcção da FAB. O angolano Mário Abílio foi o prelector da acção formativa, que contou com a participação de 20 formandos. MC

DESPORTO ADAPTADO
Huilanos treinam para o campeonato


A equipa de basquetebol em cadeiras de rodas da província da Huíla prepara a sua participação no Campeonato Nacional da especialidade, a decorrer de 1 a 12 de Maio, no Bié. Eduardo Samuel José, secretário-geral da Associação do Desporto Adaptado da Huíla, assegurou ontem estar superada a falta de cadeiras de rodas que impedia a preparação da formação huilana.

O Comité Paralímpico Angolano (CPA) ofereceu seis cadeiras. “Tivemos um apoio de seis cadeiras. A previsão era para recebermos oito. Deste modo, ficamos com nove cadeiras, o que facilita o trabalho de duas equipas para os treinos”, afirmou.

Eduardo José disse que a Huíla está a preparar-se para o campeonato nacional em cadeiras de rodas. O responsável confessou que o basquetebol ficou paralisado desde Outubro do ano passado, o que inviabilizou fazer parte da prova organizada pelo Fundo Lwini, em Dezembro de 2012.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango


NBA
Paul assegura vitória dos LA Clippers no fim


Chris Paul, com um cesto a um segundo do fim, deu a vitória aos LA Clippers frente aos Memphis Grizzlies (93-91), aumentando para 2-0 a vantagem nesta série da primeira ronda da Conferência Oeste do play-off da NBA.

O pequeno base, que terminou com 24 pontos e nove assistências, assumiu a bola na última jogada e marcou na sequência de uma bela entrada para o cesto. Um grande lance que impediu a partida de ir a prolongamento e evitou a recuperação de Memphis, que chegou a estar a perder por 12 pontos no quarto período.

Mike Conley, base dos Grizzlies, bem tentou levar a sua equipa a bom porto (28 pontos e nove assistências), assim como Tony Allen (16 pontos e dez ressaltos). Nos Clippers, destaque ainda para Blake Griffin, que encerrou com 21 pontos e oito ressaltos.

BULLS EMPATAM SÉRIE
Na conferência Este, os Chicago Bulls venceram os Nets em Brooklyn (82-90) e empataram a série a um jogo, anulando assim a vantagem do factor-casa de Deron Williams e companhia. Uma vez mais, os touros alicerçaram a sua vitória numa defesa aguerrida, especialmente no terceiro período, quando sofreram apenas 11 pontos e marcaram 22.


NBA
J.R. Smith eleito melhor “sexto homem”


O extremo J.R. Smith, dos New York Knicks, foi eleito na segunda-feira melhor “sexto homem” da temporada 2012-2013 da NBA.O prémio recompensa o melhor jogador que não costuma ser titular e entra no decorrer da partida para ajudar a equipa.

Smith teve estatísticas impressionantes para um jogador que saiu do banco em 80 das 82 partidas que disputou na temporada regular, com médias de 18,1 pontos e 5,3 ressaltos por jogo. O extremo também se destacou ao fazer lançamentos que decidiram partidas no último segundo, como aconteceu contra o Phoenix Suns e o Charlotte Bobcats em Dezembro.

O atleta dos Knicks levou 72 dos 121 votos possíveis, deixando para trás Jamal Crawford, dos Los Angeles Clippers, segundo na disputa. Na primeira ronda dos play-off, a equipa nova-iorquina lidera por 1-0 o confronto com os Boston Celtics. No primeiro jogo, Smith saiu do banco e marcou 15 pontos.

Melhor “sexto homem” do ano passado, quando defendia o actual vice-campeão Oklahoma City Thunder, o barbudo James Harden é hoje o principal jogador dos Houston Rockets e terminou a temporada como quinto melhor cestinha da liga, com uma média de 25,9 pontos por jogo.