Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Senhoras terminan preparao

Melo Clemente - 23 de Setembro, 2014

Capit Nacissela Maurcio revela prontido das suas colegas para o Campeonato do Mundo que comea este sbado

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol defronta hoje, a partir das 18h00, em Madrid, a formação do Rivas da primeira liga espanhola, desafio que marca o encerramento do ciclo de jogos amistosos que efectuam naquele país europeu, com vista  a participação no Campeonato do Mundo da Turquia, prova a decorrer de 27 do mês em curso a 5 de Outubro.O seleccionador nacional, Aníbal Moreira vai aproveitar o desafio desta noite, diante do Rivas para corrigir eventuais debilidades, por forma a aparecer em grande forma durante a fase preliminar do Campeonato do Mundo da “bola ao cesto”, a decorrer nas cidades de Ankara e Istambul.

No último domingo, o combinado nacional defrontou e venceu a formação do Canoe, conjunto que ascendeu este ano à primeira liga espanhola, por 67-44, na que foi a segunda vitória das bicampeãs africanas no estágio pré-competitivo que realizam em terras espanholas.As comandadas de Aníbal Moreira efectuaram  já nove jogos de controlo, consentiram  sete derrotas, contra duas vitórias.

Logo, a partir das 18h00 acontece o décimo e último jogo de controlo do “cinco” nacional que deixa a capital madrilena esta quinta-feira, com rumo para a Turquia, onde se realiza o Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores feminino.Apesar dos resultados não estarem em causa, o seleccionador nacional vai procurar encerrar o ciclo de jogos amistosos com uma vitória, a fim de elevar os níveis de confiança do grupo, com vista a uma estreia auspiciosa no Campeonato.

Inserida num grupo muito difícil, onde pontificam as selecções dos Estados Unidos da América, actuais campeãs mundiais, Sérvia que é a adversária  de estreia do combinado nacional a 27 do corrente (sábado, a partir das 19h15 minutos), para além da República Popular da China.As bicampeãs africanas defrontaram as norte-americanas e chinesas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ao passo que a Sérvia, outra potência mundial, defrontou a selecção nacional durante o estágio pré-competitivo.

Já com o grupo definido para o mundial da Turquia, a equipa técnica nacional vai procurar não forçar muito o desempenho das jogadoras, dado ao aproximar da data do arranque da prova.Angola assegurou a sua presença na fase final do Campeonato do Mundo, mercê da conquista do título do Campeonato Africano das Nações de 2013, vulgo Afrobasket, prova disputada em Maputo.A Turquia faz parte do grupo B, com Canadá, França e Moçambique, outro embaixador do continente africano. Brasil, República Checa Japão e Espanha estão no grupo A, ao passo que Austrália, Bielorrússia, Cuba e Coreia estão inseridos no grupo C.

Amistoso
França bate EUA


A selecção francesa de basquetebol em seniores feminino derrotou no último fim-de-semana, a similar dos Estados Unidos, em Paris, por 76-72, partida enquadrada na preparação dos dois conjuntos  que projectam o Campeonato do Mundo da Turquia, prova a decorrer de 27 do corrente a 5 de Outubro.A formação norte-americana não foi capaz de conservar a vantagem de 18 pontos e permitiu que a  selecção europeia chamar a si o triunfo, para desalento da equipa técnica e jogadoras.

A seleccionadora norte-americana vai definir nos próximos dias as 12 atletas que vão representar  o país no mundial da Turquia. “Estamos a trabalhar nesta altura com 15 jogadores e isso, não é o ideal dado que estamos à poucos dias para o arranca da competição”, disse Auriemma após a derrota para a França. "Nós não fomos capazes de dar o  tempo suficiente a todas as jogadoras. Estamos a tentar dar a todas uma oportunidade justa para fazerem parte da equipa e mostrar o que elas podem fazer”. Os Estados Unidos defrontam esta quinta-feira a República Checa, no último amistoso , antes de seguir viagem para a Turquia, palco do Campeonato do Mundo.A selecção dos Estados Unidos da América é uma das fortes candidatas à conquista do anel mundial.

Em Outubro
Federação sorteia Campeonato Nacional


A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol sorteia a 9 de Outubro, nas suas instalações, sita no Complexo da Cidade Desportiva, em Luanda, a XXXVII edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores, vulgo BAI Basket, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.A abertura da época desportiva 2014/2015 a nível dos seniores masculino acontece a 10 de Novembro,  com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero na província da Palanca Negra Gigante (Malanje).

O Campeonato Nacional de basquetebol em seniores vai  começar a 21 de Novembro.Entretanto a província do Bié acolhe nessa altura, o campeonato nacional da segunda divisão, prova que vai apurar os dois inquilinos que vão disputar o BAI Basket referente a temporada 2014/2015.O Progresso Associação Sambizanga e a Marinha de Guerra continuam a dominar o campeonato nacional da segunda divisão, que ontem agendou mais uma jornada.O Recreativo do Libolo é o actual campeão nacional da “bola ao cesto”.  Os Libolenses e os petrolíferos da capital têm já as respectivas presenças asseguradas na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, cujo torneio de apuramento continua sem data e local marcado para a sua disputa.
M.C

Nova época
Juízes reafirmam
desejo de boicotar


A Associação de Juízes de Basquetebol de Portugal reafirmaram  ontem, o desejo de boicotar o início da época da modalidade, se não forem “integralmente liquidados os valores em dívida, referentes à época transacta”, segundo nota enviada à Lusa. Conforme  o documento, “os juízes já não conseguem retirar mais verbas dos seus orçamentos familiares, de forma a poderem desempenhar a  actividade", razão pela qual a ANJB decidiu que “os juízes de basquetebol não estão disponíveis a iniciar esta época desportiva efectiva, que vai ter início no dia 26 do mês em curso.

Esta tomada de posição,  pode colocar em causa os primeiros torneios oficiais e em última instância o início do campeonato principal, marcado para 26 de Outubro. Ainda conforme  o comunicado, assinado pelo presidente associativo José Cassapo, “apesar do actual atraso de mais de seis meses devidos, os juízes estão a frequentar as acções de formação respectivas, em ano de alterações de regras e  continuam  a suportar todos os custos de deslocação”. “Esta tomada de posição surge como consequência dos repetidos episódios vividos nas últimas épocas, sempre iniciadas sem que as anteriores estivessem regularizadas”, refere a nota.