Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Senhoras do D´Agosto em Marrocos

Melo Clemente - 19 de Novembro, 2013

Militares e polícias serão os representantes de Angola na fase final da Taça dos Clubes competição que contará com a participação de doze equipas de quatro países

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto realiza esta manhã a segunda sessão de treinos, em solo marroquino, palco que acolhe a partir de sexta-feira até dia 1 de Dezembro, à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.A formação militar, actual campeã nacional em título, partiu na madrugada de ontem, para Marrakesh, Marrocos, com a missão de conquistar o anel continental em posse do Desportivo de Maputo.

Para “operação” Marrakesh, Aníbal Moreira, técnico principal da equipa militar levou consigo 12 atletas, com destaque a recair para a base Rosa Gala, de apenas 17 anos de idade, atleta que tem se destacado nos últimos tempos.Ao contrário das épocas anteriores, a equipa militar realizou toda a sua preparação na capital do país, tendo em vista a disputa da fase final da Taça dos Clubes Campeões africanos da “bola ao cesto”.

Apesar de reconhecer o grau de dificuldades da referida prova, em face do potencial das equipas que vão disputar o certame, Aníbal Moreira não escondeu o desejo de destronar o Desportivo de Maputo, actual campeã em título.“É uma prova extremamente difícil mas, nos preparamos no sentido de poder vencer a competição conscientes das dificuldades que teremos”, disse Aníbal Moreira, aquando da disputa da Supertaça.

Já o Interclube, vencedor da Supertaça, finaliza o seu estágio no Porto, Portugal, tendo em vista a disputa da referida competição.Estão confirmadas para à fase final 10 formações, designadamente, Club Omnisports de Marrakesh, Ittihad Riadi de Tanger de Marrocos, FirstDeep Water da Nigéria, Dolphins da Nigéria, INSS e Arc En Ciel (RDC), Eagle Wings e Iusu (Quénia), Interclube e 1º de Agosto, ambos de Angola.A Fiba-Afrique vai oferecer dois Wild Cards (convite) para completar o número de equipas.Eis as doze atletas escolhidas por Aníbal Moreira: Deolinda Gimo, Leia Ndongue, Sónia Guadalupe, Luísa Tomás, Ana Gonçalves, Nacissela Maurício, Ernestina Neto, Dumitila Ventura, Isabel Francisco Fineza Eusébio, Letícia André e Rosa Gala.

NBA
D'Antoni trava euforia
no regresso de Bryant


O regresso de Kobe Bryant aos treinos no sábado, depois de uma paragem de quase sete meses,  na sequência de rotura no tendão de Aquiles da perna esquerda, deixou os adeptos dos Los Angeles Lakers em euforia, estado de espírito que o treinador Mike D'Antoni tratou de "esfriar" na madrugada de ontem.D'Antoni fez questão de frisar que a data do regresso de Bryant aos jogos é ainda incerta, apesar da equipa necessitar dele desesperadamente - em 12 jogos, os Lakers somam apenas 5 vitórias.

"Este foi o primeiro de muitos passos que têm de ser dados, pelo que acho que temos de ser muito cautelosos. O melhor mesmo é mantermos a calma e relaxar", frisou o técnico antes do embate diante dos Detropit Pistons, onde os Lakers chegaram à 5.ª vitória da temporada, depois da euforia gerada pela integração do base nos treinos da equipa, e pelas declarações do próprio e de alguns companheiros de equipa, como Pau Gasol."Já era tempo", disse Bryant após o treino, com o extremo espanhol a acrescentar: "Ele esteve muito bem. Parecia o Kobe de antes. Foi a primeira vez que treinou connosco e estou muito feliz por isso. Mal posso esperar pelo seu regresso."

Reviravolta
Blazers alcança sexta vitória


Os Portland Trail Blazers conquistaram a sexta vitória consecutiva na madrugada de ontem, ao bateram, em Toronto, os Raptors por 118-100, após prolongamento.O destaque da equipa do Oregon foi o extremo LaMarcus Aldridge, que terminou com um duplo-duplo de 25 pontos e 11 ressaltos, a que juntou ainda quatro assistências e dois roubos de bola.

Damian Lillard, também com 25 pontos e oito assistências, e Nicolas Batum, com 24 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências, deram uma importante ajuda aos Blazers diante dos Raptors, onde Rudy Gay, com um duplo-duplo de 30 e 10 ressaltos, liderou uma equipa muito combativa.Assim, além do extremo merecem também ser destacados DeMar DeRozan (29 pontos), Kyle Lowry (10 pontos e 10 assistências) e Jonas Valanciunas (19 pontos e 9 ressaltos).Portland segue no segundo lugar da Conferência Oeste (8 vitórias/2 derrotas), atrás dos San Antonio Spurs (9-1). Toronto, que sofreu a segunda derrota seguida, está em nono lugar na Conferência Este (4-7).