Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Senhoras limam arestas no Brasil

Melo Clemente - 02 de Agosto, 2017

Pré-Selecção nacional defrontou na última madrugada a similar do Brasil

Fotografia: Vigas da Purificação| Edições Novembro

A menos dezasseis (16) para o arranque da 23ª edição do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), prova a decorrer de 18 a 17 do mês em curso, em Bamako, capital do Mali, a Pré-Selecção Nacional sénior feminina continua a limar as últimas arestas, antes de seguir viagem para o palco da competição.

Na segunda-feira, na \"ressaca\" da viagem, as pupilas de Jaime Covilhã que deixaram o país no domingo, ruma a cidade de São Paulo, vergaram de forma convincente a formação do São Bernardo, por 77-58, num prélio onde as angolanas foram claramente superiores, apesar de terem entrado mal no desafio, fruto do desgaste da viagem.

Na última madrugada, o combinado nacional que vai em busca do terceiro anel continental, depois de arrebatar os troféus de 2011, no Mali, e 2013, em Maputo, capital moçambicana, defrontou a similar do Brasil, no segundo jogo de controlo no estágio pré-competitivo que efectua na República Federativa do Brasil.

A Pré-Selecção Nacional vai efectuar seis jogos de controlo, antes de regressar ao país, para posteriormente rumar para Bamako, Mali, palco onde alcançou o seu primeiro troféu continental. O seleccionador nacional, Jaime Covilhã, considera suficientes o número de partidas que vai efectuar durante o estágio pré-competitivo em terras brasileiras.

Angola vai disputar à fase preliminar do Afrobasket  2017, inserida no Grupo A, juntamente com a República Centro Africana, Mali, país organizador, Camarões, Tunísia e Costa do Marfim. O Grupo B é liderada pela selecção do Senegal, actual campeã africana em título, Nigéria, Egipto, Guiné, República Democrática do Congo e Moçambique.
M.C

ASTRO DA NBA
Danilo Gallinari
agride Jito Kok


O extremo Danilo Gallinari sofreu fractura na mão após desferir um soco durante um amistoso da seleção da Itália. Atleta do Los Angeles Clippers, Gallinari ficará fora das quadras por pelo menos 45 dias, não podendo disputar o Eurobasket 2017.A lesão de Gallinari ocorreu após uma disputa pelo ressalto. Ele discutiu com Jito Kok. Os dois trocaram agressões. Gallinari deu um soco no rosto de Kok, mas foi o italiano quem levou a pior. Exames apontaram fractura no metacarpo da mão direita. A Eurobasket começa em 31 de Agosto e reunirá 24 seleções europeias.

PREPARAÇÂO
Técnico brasileiro
valoriza amistoso


A seleção feminina de basquetebol efectuou na última madrugada um amistoso preparatório para a Copa América, diante da similar de Angola. O duelo, que aconteceu no Ginásio Municipal João do Pulo, em Pindamonhangaba, foi de extrema valia, de acordo com o técnico Carlos Lima.

“Foi um jogo em que aproveitamos para fazer análises e testamos muitas das coisas que treinamos até aqui. Por isso, foi muito importante, ainda mais nesta reta final de preparação”, analisou o comandante, que fez a sua primeira competição como treinador da equipa.

O preparador físico, Clóvis Haddad também celebrou a chance de fazer testes antes da equipa jogar para valer na Copa América. Para ele, os amistosos são de extrema relevância na preparação das atletas. “O jogo preparatório é um instrumento muito importante na avaliação da condição das atletas, vamos observar a recuperação delas após a partida e poderemos ver os aspectos de velocidade e agilidade, como elas estão.

Nesse momento é de suma importância termos situações efetivas de jogo”, explicou. Além da partida desta terça, Brasil e Angola voltarão a se encontrar nesta  quarta, no mesmo local. A seleção brasileira permanece trabalhando em Pindamonhangaba até a quinta, quando embarca para Buenos Aires. A estreia das comandadas de Carlos Lima na Copa América é no próximo domingo, dia 6, diante da Venezuela.