Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Senhoras podem ser convocadas amanhã

Melo Clemente - 21 de Julho, 2015

Selecção vai disputar os XI Jogos Africanos

Fotografia: M.Machagongo

A convocatória da Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina pode ser anunciada amanhã, quarta-feira, dia 22, em conferência de imprensa, com vista a disputa dos XI Jogos Africanos do Congo Brazzaville, prova a decorrer de 09 a 18 de Setembro.

A direcção da Federação Angolana de basquetebol (FAB), encabeçada por Paulo Madeira,  estabeleceu o dia 22, como a data para o anúncio da convocatória da Selecção Nacional sénior feminina.

Entretanto, a ausência do seleccionador nacional, Jaime Covilhã, pode adiar o anúncio da convocatória do “cinco” nacional, conforme apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.

“Nós programamos o anúncio da convocatória da selecção para o dia 22 do mês em curso, em conferência de imprensa. Infelizmente, não lhe posso reafirmar  se a data vai se manter, porque tivemos a informação de que o professor Jaime Covilhã não está no país. Se eventualmente ele chegar hoje (ontem) ou amanhã (hoje), vamos realizar a conferência de imprensa na data marcada, se não, teremos que encontrar uma nova data”, asseverou a nossa fonte.

As formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube, vão seguramente fornecer o maior número de atletas à Selecção Nacional, que vai disputar igualmente o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 24 de Outubro a 03 de Setembro.

Por seu lado, a Selecção masculina, que vai disputar igualmente os Jogos Africanos do Congo Brazzaville, deu início aos trabalhos de preparação, ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela. Hoje, a partir das 10h00, acontece a segunda sessão de treinos.

Carlos Dinis, seleccionador nacional, não vai poder contar com os préstimos de Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio “Miller”, Mohamed Cissé Malick, Valdelício Joaquim, Braúlio Morais, Domingos Bonifácio, Roberto Fortes, Yanick Moreira e Sílvio Sousa, em virtude de estarem ao serviço da Selecção A.

Dos 26 atletas convocados para os Jogos Africanos, apenas 11 estão à disposição do técnico Carlos Dinis. Johne Pedro, em gozo de férias na Alemanha e Bruno Fernandes, campeão de sub-16, actualmente nos Estados Unidos da América, devem juntar-se ao grupo nos próximos dias. M.C

AFROBASKET
Angola conquista
medalha de bronze

A Selecção Nacional de basquetebol feminina de sub-16, conquistou domingo, a medalha de bronze, ao derrotar a similar de Moçambique, por 52-48, para as classificativas do terceiro e quarto lugares do Campeonato Africano das Nações da categoria, prova disputada em Antananarivo, Madagáscar.
Depois de terem falhado o passe de acesso à final, as angolanas suplantaram as moçambicanas, que venderam cara a derrota.

Aliás, o resultado final (52-48), atesta o equilíbrio, que prevaleceu durante a parte, em que a Selecção Nacional soube explorar convenientemente as falhas da sua opositora, que em alguns momentos da partida tentou superiorizar-se.

Mali sagrou-se vencedora do Campeonato Africano das Nações de sub-16, ao superar na final a selecção da Nigéria, que era apontada como forte candidata ao título, em face das grandes exibições patenteadas , quer na fase preliminar, quer na fase seguinte da competição.
M.C