Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Smaches da NBA começam hoje

26 de Outubro, 2016

LeBron James entrou hoje em acção na estreia da nova época desportiva

Fotografia: AFP

Começa na madrugada de hoje a 71ª edição da NBA, a maior liga de basquetebol do mundo com três jogos aliciantes, na primeira jornada. O campeão em título, o Cleveland Cavaliers, deslocou-se a Nova Iorque para defrontar o New York Knicks; o vice -campeão, o Golden State Warriors, reforçado com Kevin Durant deixou a Califórnia e foi a casa do San Antonio Spurs, no Texas. No encerramento da jornada inaugural, a equipa de Portland, o Trail Blazers, defrontou o Utah Jazz.

A festa do basquetebol norte-americano prolonga-se logo mais com outros jogos aliciantes. O Dallas Mavericks recebeu em casa a Indiana Pacers, o Miami Heat defronta o Orlando Magic, o Brooklyn Nets joga com Boston Celtics, o Detroit Piston enfrenta o Toronto Raptors, Oklahoma City Thunder recebe a Philadelfia 76ers, Charlotte Hornets defronta Milwaukee Bucks, Denver Nuggets joga com New Orleans Pelicans, Minnesota Timberwolves enfrenta Memphis Grizzlies, Sacramento Kings recebe Phoenix Suns e Houston Rockets fecha a jornada com Los Angeles Lakers.

A nova época desportiva tem tudo para ser um dos mais empolgantes e históricos dos últimos tempos. A pesar da aposentação de Kobe Bryant, Kevin Garnett e Tim Duncan, pela primeira vez na história da NBA há condições do mundo testemunhar uma final, a repetir-se pela terceira vez consecutiva. É um caso inédito. Caso o Cleveland Cavaliers vença a conferência Leste e o Golden State Warrios, a Oeste, as duas equipas defrontam-se na final, depois dos anos 2014 e 2015 em que resultou em uma vitória para cada lado. A história da NBA regista 14 finais com as mesmas equipas que disputam em dois anos consecutivos.

O Golden State Warriors tem razões para vencer a Conferência Oeste. Depois de perder a final passada, está reforçada com Kevin Durant, uma das estrelas da actualidade, e os postes David West e Zaza Pachulia. Com a entrada dos reforços, saíram Harrison Barnes, Leandrinho, Mo Speights e Andrew Bogut.

O desejo de Warriors chegar à final, supera a concorrência de San Antonio Spurs e dos Clippers, que continuam fortes; os Grizzlies renovaram com  Mike Conley e Marc Gasol; o Houston conta com os préstimos de Mike D'Antoni.Na conferência Leste, O Toronto Raptors está forte, o Indiana reforçou-se, o Knicks dá uma nova vida a Carmelo, e Chicago aposta em Dwyane Wade. A verdade é que LeBron James, Kyrie Irving, Kevin Love, Tristan Thompson e JR Smith formam um conjunto de talentos ímpares. Essas estrelas levam o Cleveland Cavaliers a disputar, pela primeira vez na história da equipa, com a confiança elevada da época.

A motivação de LeBron James pode bater o quarteto dos Warriors (Steph Curry, Klay Thompson, Durant e Draymond Green) à semelhança da última final.A época 2016-2017 da NBA vai até ao dia 12 de Abril de 2017. Os play - offs iniciam três dias, no dia 15.

A final da época'2015-2016 da NBA aconteceu no dia 19 de Junho de 2016, entre Cleveland Cavaliers e o Golden State Warriors. A equipa de LeBron James perdia o playoff final por 3 - 1 quando virou a série para 4 - 3 e venceu a de Curry. A proeza nunca foi conseguida na história da liga norte-americana de basquetebol e garantiu ao conjunto de Cleveland o seu primeiro título, numa final da NBA.