Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sofrimento aplaude novo modelo

Melo Clemente - 25 de Outubro, 2018

Novo modelo vai permitir uma maior interaco entre os adeptos e os seus clubes

Fotografia: Vigas da Purificao

O novo modelo de disputa da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos que doravante deixa de ser em regime de concentração, vai impulsionar a modalidade no continente berço da humanidade, de acordo com António Celestino Sofrimento Manuel, antigo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), e actualmente membro da Comissão de Competições da Fiba-Afrique.
A competição que passa agora a designar-se Afro-League contará com a participação de dezasseis (16) equipas, cujo o novo modelo começa a ser implementado já a partir deste ano, ou seja, na sua 32ª edição.
Ao contrário do que tem acontecido nas últimas edições, em que a fase final da Taça dos Clubes campeões Africanos da \"bola ao cesto\" era jogada em regime de concentração, a edição 32 deixará de ser jogada neste modelo, passando a competição a ser jogada em eliminatórias a duas mãos.
Apesar dos inúmeros problemas que enfermam o continente africano, com realce para a falta de ligações aéreas, aliadas as dificuldades financeiras que grassam a maior parte dos clubes, o organismo que tutela a modalidade no continente berço da humanidade decidiu avançar com o novo modelo na próxima edição da referida competição.  
Em declarações ontem ao Jornal dos Desportos, António Celestino Sofrimento Manuel, ou simplesmente, Tony Sofrimento, considera ser importante que o basquetebol africano passe a estar cada vez mais próximo do órgão que supervisiona o basquetebol mundial.
\"Penso que é uma decisão acertada. Temos que dar passos rumo ao desenvolvimento que se pretende a nível do basquetebol africano. O novo modelo vai fazer com que os adeptos interajam mais com os jogadores dos seus clubes à semelhança do que acontece hoje nos outros continentes. O continente africano não pode de maneira alguma começar a adiar o desenvolvimento da nossa modalidade, independentemente, dos problemas que afectam o nosso continente, fundamentalmente, no capítulo dos transportes\", alertou o actual assessor para a relações internacionais do presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Hélder Martins da Cruz \"Maneda\".
De acordo ainda com aquele responsável que vai representar o país no conclave do organismo que tutela a modalidade do mundo, a ter lugar na Suíça, de 30 do mês em curso a 2 de Novembro próximo, o novo modelo da Taça dos Clubes Campeões Africanos da \"bola ao cesto\" será novamente tema de conversa.
\"Como sabe haverá uma reunião muito brevemente onde serão novamente discutidos os novos modelos de disputa da Taça dos Clubes Campeões Africanos e não só, decisão que marca seguramente o nova paradigma do basquetebol africano\".
No dia 2 de Novembro próximo, o órgão que supervisiona a disciplina do mundo vai prestar uma homenagem a figura do antigo secretário-geral da Fiba-Mundo, Patrick Baumann, falecido recentemente, vítima de doença.
 \"O antigo secretário-geral da Fiba-Mundo desenvolveu vários transformações no seio do organismo que tutela a modalidade no mundo. Dado o seu empenho para o engrandecimento do basquetebol mundial, será feita uma homenagem no dia 2 de Novembro\", revelou António Celestino Sofrimento Manuel.   

ANGOLANOS
PASSEAM CLASSE

As formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda, em masculinos, e Grupo Desportivo Interclube, em femininos, continuam a passar classe no torneio de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova que decorre em Bulawayo, uma das cidades mais importantes do Zimbabwe.
As equipas angolanas continuam invictos na prova, competição que encerra no dia 29 do mês em curso.

Indisciplina
Federação pune base Egídio Ventura

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol puniu o base da formação do Grupo Desportivo Interclube, Egídio Fernando Ventura, com dois jogos de suspensão e ao pagamento de uma multa em kwanza equivalente a Usd 120 dólares norte-americanos.
 Em face deste castigo federativo, o base que tinha sido chamado pelo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos vai desfalcar a sua equipa em pelo menos uma partida, dado que o segundo jogo poderá ser convertido em multa, caso o técnico Alberto de Carvalho \"Ginguba\" queira contar com os préstimos do referido jogador.
A formação do Grupo Desportivo Interclube ocupa actualmente o terceiro lugar da tabela classificativa da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, com 11 pontos, contra 12 do Atlético Sport Aviação (ASA) e Futebol Clube Vila Clotilde, nas duas primeira posições.
Amanhã, sexta-feira, a 41ª edição do Unitel Basket, faz disputar apenas uma partida que vai colocar frente a frente o Clube Desportivo da Universidade Lusíada ao Clube Desportivo Marinha de Guerra, partida referente a nona e última jornada da primeira volta da fase regular da aludida competição, desafio agendado para o Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva
Em virtude das participações das equipas do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda no torneio de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, ficam adiados sine die, Atlético Petróleos de Luanda-Academia Helmarc e 1º de Agosto-Clube de Formação Desportiva do Kwanza, isto para oitava e nona jornada, respectivamente.                                                  

NBA
Griffin atinge
melhor marca

Fazendo a melhor marca da carreira, Blake Griffin foi impiedoso na noite de terça-feira com o Philadelphia 76ers e comandou a terceira vitória consecutiva do Detroit Pistons na temporada 2018-2019 da NBA, desta vez pelo placar de 134-133, na Little Caesars Arena, em um grande confronto decidido somente no prolongamento.Fenomenal no ataque, o extremo poste dos Pistons foi o cestinha com 50 pontos. Além disso, pegou 14 ressaltos e deu seis assistências.
Griffin também foi responsável por conseguir a cesta que selou o triunfo da franquia de Michigan, faltando apenas 1,8 segundo para o fim da prolongamento. Além do camisa 23, outros nomes se destacaram no ataque do Detroit Pistons. O base Reggie Jackson marcou 23 pontos, enquanto que o extremo base reserva Ish Smith fez 21 pontos.
Os Sixers tiveram em Joel Embiid seu principal destaque. O poste camaronês deixou a quadra com um duplo-duplo, fazendo 33 pontos e 11 ressaltos. Enquanto isso, o extremo base J.J. Reddick, que permaneceu como sexto jogador da equipa, contribuiu com 30 pontos.
Com duplo-duplo de Anthony Davis, o New Orleans Pelicans recebeu o Los Angeles Clippers no Smoothie King Center e venceu o confronto por 116-109.
O extremo poste dos Pelicans foi o cestinha com 34 pontos, além de pegar 13 ressaltos. O extremo poste Nikola Mirotic também alcançou a marca de duplo-duplo para a equipa de Louisiana. O camisa 3 fez 18 pontos e 12 ressaltos.Já nos Clippers, Tobias Harris e Danilo Gallinari foram os destaques ofensivos, com 26 e 24 pontos, respectivamente.
No Pepsi Center, o Denver Nuggets enfrentou o Sacramento Kings e venceu por 126 a 112, conquistando sua quarta vitória consecutiva, mantendo a invencibilidade na temporada regular.
O principal nome do ataque dos Nuggets foi Jamal Murray, marcando 19 pontos. Em seguida, se destacaram Gary Harris, com 18 pontos e Nikola Jokic, fazendo um duplo-duplo, com 14 pontos e 12 ressaltos.
Pelo lado dos Kings, o ala-poste reserva Marvin Bagley III marcou 20 pontos, terminando o duelo como cestinha.