Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sport Libolo quebra invencibilidade do 1 de Agosto

Melo Clemente - 20 de Janeiro, 2018

Apesar da derrota militares continuam na liderana do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos

Fotografia: Edies Novembro

A formação do Sport Libolo e Benfica recebeu e venceu ontem a similar do 1º de Agosto, no Pavilhão do Dram Space, em Viana, por 97-94, quebrando deste modo o ciclo de triunfos do Clube Central das Forças Armadas Angolanas na 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, prova agora designada Unitel Basket, quando ao intervalo os benfiquistas perdiam por doze (12) pontos de diferença (38-50).
Apesar da vitória, a formação do Sport Libolo e Benfica, conjunto que faz a sua estreia na 40ª edição do Unitel Basket, depois de ter adquirido os direitos desportivos do Recreativo do Libolo, sentiu imensas dificuldades para levar de vencida a equipa rubro e negra que consentiu a sua primeira derrota, ao cabo de treze jornadas no nacional da \"bola ao cesto\".
A jogar fora do seu reduto, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas que e entrada da terceira jornada da segunda volta da fase regular do Unitel Basket ostentava o estatuto de equipa imbatível, entrou melhor no desafio, ao contrário da equipa visitada que se mostrou bastante apática, fundamentalmente, nas suas acções ofensivas.
Desprovidos de duas das suas principais estrelas, nomeadamente, Jone Pedro e Felizardo Ambrósio \"Miller\", ambos lesionados, os pupilos de Paulo Macedo superiorizaram-se nos dois primeiros períodos.
A equipa rubro e negra fruto do maior rigor defensivo, conseguiu anular as acções ofensivas da formação do Sport Libolo e Benfica, que perdeu no primeiro  quarto, por 17-22.
Os militares dirigidos superiormente pelo técnico angolano, Paulo Macedo, antigo internacional angolano, voltaram a superiorizar-se no segundo período, onde o Clube Central das Forças Armadas Angolanas foi mais assertivo nos lançamentos exteriores, tendo vencido no parcial por 28-21, o que perfez 38-50, à favor da formação do 1º de Agosto que persegue o seu décimo nono troféu doméstico.
Apesar do equilíbrio que prevaleceu nos dois primeiros quartos, os militares acabaram por superiorizarem-se nos lançamentos exteriores, ao contrário do Sport Libolo e Benfica que errava sistematicamente nos lançamentos a longa distância, situação muito bem aproveitada pela formação forasteira que conseguiu construir uma vantagem de doze pontos (12), ao cabo dos primeiros 24 minutos (38-50).
O internacional angolano, Olímpio Cipriano, extremo base, agigantou-se nos quartos subsequentes, tendo anotado 29 pontos, que foram decisivos para a vitória da formação do Sport Libolo e Benfica, que reduziu para dois pontos a diferença pontual com o líder incontestável da 40ª edição do Unitel Basket. Apesar do desaire, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas continua no comando da tabela classificativa do Unitel Basket, agora com 25 pontos, contra 23 do Sport Libolo e Benfica, ao passo que o Petro de Luanda ocupa o terceiro posto, com 21 pontos.
Entretanto, os militares haviam vencido os benfiquistas na primeira volta da fase regular, curiosamente, por três pontos de diferença (79-76).
Ainda ontem, para a terceira jornada da segunda volta da fase regular da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, o Clube Desportivo Marinha de Guerra recebeu e bateu a similar do Futebol Clube Vila Clotilde, por 73-68, num prélio onde o signo de equilíbrio foi a tónica do desafio.
Hoje, sábado, a competição prossegue com a disputa da quarta jornada que compreende os seguintes jogos: O Futebol Clube Vila Clotilte recebe às 16h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, a similar do Sport Libolo e Benfica, o Atlético Sport Aviação (ASA) defronta a Marinha de Guerra, às 18h00, no Arena do Kilamba,  a Academia Helmarca mede forças com o Petro de Luanda, ao passo que o 1º de Agosto terá peçla frente a Universidade Lusíada, às 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha.


Unitel Basket
Petro de Luanda
verga Interclube


A equipa sénior masculina do Petro de Luanda derrotou ontem, no Pavilhão Arena do Kilamba, a congénere do Grupo Desportivo Interclube, por 81-55, numa das partidas que centralizou a terceira jornada da segunda volta da fase regular da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (Unitel Basket).
Com este triunfo, os petrolíferos da capital continuam na terceira posição da tabela classificativa da prova, agora, com 21 pontos, fruto de dez triunfos e uma derrota.
Ontem, os pupilos de Lazere Adingono não facilitaram o seu adversário, que na primeira volta da aludida competição havia vergado o Petro de Luanda, por 85-80. Aliás, o resultado final (81-55) atesta perfeitamente a superioridade da equipa tricolor que conta nesta altura com um novo reforço, poste de dois metros e treze centímetros de altura, nigeriano de nacionalidade norte-americana.
Por seu lado, a Academia Helmarc vergou o Clube Universidade Lusíada, por 64-62.                                            
 M.C