Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sporting de Benguela e Amigos de Viana conseguem ascensão ao BAI-Basket’2014

25 de Novembro, 2013

Mas fica aqui um aviso para essa equipa. Eles têm potencial para ombrear de igual para igual com qualquer equipa”, alertou.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do Sporting de Benguela sagrou-se sábado último no Lubango, vencedora da I edição do campeonato nacional de basquetebol da II Divisão, em seniores masculinos, ficando apurada para o BAI-Basket. A equipa leonina derrotou na final o Clube Amigos de Viana de Luanda, por expressivos 107-76. Desde o primeiro quarto a vantagem coube à equipa leonina, que vencia por 28-12. Fruto disso, o segundo quarto também foi vencido pelos pupilos de Emanuel Trovoada (55-34).

Os comandados de Acácio Domingos estiveram aquém das suas habituais capacidades, perante um conjunto que dominou o jogo. 82-58 e 107-76 foram os resultados dos dois últimos quartos. Com esse resultado, as duas formações ficam apuradas para o campeonato nacional da 1ª divisão (BAI-Basket), edição 2013-2014. Emanuel Trovoada, treinador do Sporting de Benguela, visivelmente emocionado, considerou, no final, a vitória como um prémio justo por tudo aquilo que a sua rapaziada fez ao longo desta I edição do Campeonato Nacional da segunda divisão, que a cidade do Lubango albergou de 15 a 23 do corrente mês.

“Esta ascensão é fruto de muito trabalho, humildade, força de vontade, querer e muito acreditar. Estamos a participar nos nossos provinciais.
Estes jovens brilhantes venceram o provincial, o campeonato sub-25, foram humildemente a Cabo Verde ganhar o torneio e agora damos essa vitória a todos os benguelenses num dia importante para todos nós que é o aniversário do clube”, disse.  Acácio Domingos, técnico do Clube de Amigos de Viana de Luanda, justificou a derrota com o factor clima. “O grande adversário para nós foi o clima. Metade dos atletas que formam a equipa está gripada. Lutámos até onde pudemos. Mas fica aqui um aviso para essa equipa. Eles têm potencial para ombrear de igual para igual com qualquer equipa”, alertou.

Para o terceiro lugar, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito derrotou a equipa do Clube Desportivo da Huíla (CDH) por 92-60. A formação do Heja Sport Clube do Lubango quedou-se na quinta posição, fruto da vitória sobre o Misto do Bié, 88-60. O Misto da Huíla contentou-se com o sétimo lugar, mercê do triunfo sobre o 1º de Maio de Benguela, por 64-60. O atleta Waldemar Martins, do Clube Amigos de Viana, levou os troféus de melhor marcador e triplista da prova, com 133 pontos e 18 triplos concretizados. António Deográcio, do Sporting de Benguela, foi considerado o MVP da competição e o 1º de Maio de Benguela foi a equipa fair play.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango

Segunda divisão
Cristóvão faz balanço
positivo do Campeonato


O coordenador da I edição do campeonato nacional de basquetebol da II divisão, que a cidade do Lubango acolheu de 15 a 23 deste mês, considerou um êxito a realização do certame. “O Sporting de Benguela e o Clube Amigos de Viana de Luanda vão entrar directamente. Vamos fazer agora os emparceiramentos porque o calendário já está feito. Na próxima semana provavelmente elas entram para competir a nível do BAI-Basket”, confirmou.

O vogal de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) manifestou-se regozijado com a organização e nível evidenciados pelas equipas.
“Esta I edição foi um êxito. Estamos felizes pela realização desta competição na província da Huíla. Também estão de parabéns estes jovens valorosos atletas, a associação provincial de basquetebol e a FAB. É uma aposta da direcção em especial do presidente da Federação, Paulo Madeira, e estamos a cumpri-la. Estamos em crer que esta competição veio para ficar”, destacou.

O responsável sublinhou que a qualidade do basquetebol praticada pelas equipas das províncias deixou-o satisfeito. “Estou muito feliz com a qualidade do basquetebol praticado por estas equipas. Vi o desenvolvimento das equipas da Huíla, fundamentalmente o Clube Desportivo da Huíla e estou ciente de que o basquetebol na Huíla está muito forte. Se continuarmos assim, vamos ter muito bom basquetebol aqui na região sul”, disse.      
GH

NBA
Inspiração de James
dá triunfo ao Heat


LeBron James, a estrela maior do Miami Heat, vestiu a pele de herói diante do Orlando Magic, oferecendo a vitória (101-99) à sua equipa com notável lançamento de dois pontos... a 15 segundos do final do jogo. King James contribuiu com 22 pontos, nove ressaltos e sete assistências para o sexto triunfo consecutivo do conjunto da Flórida, mas foi Dwyane Wade, autor de 27 pontos, o melhor marcador do campeão. De vento em popa segue San Antonio Spurs. A equipa texana somou a 12ª vitória em 13 jogos, desta feita impondo-se ao Cleveland Cavaliers por expressivos 126-96. Igual registo de triunfos para Indiana Pacers, que levou a melhor sobre Philadelphia 76ers por 106-98.