Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sporting de Benguela joga em Cabo Verde

01 de Novembro, 2014

Sporting de Benguela joga em Cabo Verde

Fotografia: Nuno Flash

A equipa de sub-12 do Sporting de Benguela ( feminino e masculino) participa desde ontem, até o dia 6 de Novembro, num torneio internacional de mini-basket, que decorre no pavilhão de Bairro e no Gimnodesportivo Vavá Duarte, em Cabo Verde, enquadrado no programa de actividades do 15º aniversário da Escola Amibasket, que se celebra hoje, assim como do dia nacional do desporto de Cabo-Verde, a celebrar-se amanhã.

Para além da equipa angolana, o evento conta com as participações das formações locais do Ponta de Água, Acades, Ministar, Bairro, Aldeias SOS, Prédio, Lem Ferreira e Amibasket.

A participação do Sporting de Benguela no certame resulta da estratégia do “Projecto Lance Livre,” com a periodicidade de cinco anos (2011-2015), que assenta na massificação do basquetebol. Para Ana Sofia, chefe da delegação da equipa angolana, o convite representa o reconhecimento do trabalho do Sporting de Benguela nos escalões de formação e constitui motivo de orgulho. Para além do arquipélago africano, Ana Sofia assegura que a fama do Sporting de Benguela também já chegou a Portugal, onde se sagraram campeões do torneio de mini-basket em 2012.

Orientada pela treinadora Alexandrina Januário, a equipa masculina do Sporting de Benguela é composta por Bruno Jololo, Ernesto da Silva, Ivanilson da Costa, José Calelessa, Fernando Cativa e Ricardo Garrido (com idades entre os 11 e 12 anos). Na classe feminina, Aline Magalhães, Ana Prata, Maiacifra Sebastião, Edyana de Oliveira, Gércia João e Mariana Vaz (com idades entre 10 a 12 anos) representam o país.

Fundado há 99 anos, o Sporting de Benguela afigura-se como um viveiro do basquetebol em Angola. É o segundo clube do país com mais atletas inscritos na Federação Angolana da modalidade.


INCENTIVO
Administrador municipal
elogia feito do grupo


O administrador municipal de Benguela, Leopoldo Muhongo, manifestou-se satisfeito com a aposta do Sporting de Benguela, no que toca aos escalões de formação de basquetebol, ao proporcionar às crianças, adolescentes e jovens a oportunidade da prática desportiva.

O administrador falava à propósito da participação da equipa de sub-12 do Sporting de Benguela no torneio internacional de minibasket, em Cabo Verde, encorajou o clube leonino a continuar engajado, a fim de consolidar a sua referência como viveiro do basquetebol nacional.

“O grupo de crianças que joga em Cabo Verde, está a ambientar-se aos ares internacionais e à cultura da actividade desportiva. Mesmo que ainda não esteja moldado para a competição, já aprende valores que vão ser úteis para as suas vidas”, notou.