Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sporting de Benguela sensação da fase regular

Melo Clemente - 01 de Março, 2015

Sporting de Benguela sensação da fase regular

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com algumas partidas por  disputar para o fim da segunda volta da fase regular da 37.ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol, BIC Basket, a formação do Sporting de Benguela ostenta já o estatuto de equipa revelação, ao englobar o lote das seis equipas que vai lutar pelo título da  competição.

Contra todas as expectativas, os verde e brancos da província das Acácias Rubras ocupam a sexta posição na tabela classificativa do BIC Basket, com 23 pontos, deixado para trás equipas "tradicionais" como o Futebol Clube Vila Clotilde e a Universidade Lusíada, oitavo e nono classificados, com 22 e 21 pontos respectivamente.

A formação do Sporting de Benguela perdeu no início da época o seu treinador principal, Emanuel Trovoada, que se transferiu para o Recreativo do Libolo, e tem estado a realizar uma prova acima da média.

Aliás, o sexto lugar que ocupa  na classificação do "Nacional" demonstra    o trabalho desenvolvido quer pela equipa técnica, quer pela direcção da agremiação. Entretanto, ainda que percam as duas últimas partidas com a formação do Recreativo do Libolo, actual campeão nacional e africano, o Sporting de Benguela tem já assegurado o sexto lugar, estando no lote das equipas que a partir do dia 20 do mês em curso começa a lutar pelo título da edição 37 do BIC Basket.

O calendário da fase de grupos sai a 14 do mês em curso.
A equipa do 1.º de Agosto cumpre um estágio pré-competitivo em Cabo Verde e foi a vencedora da fase regular, com 35 pontos, menos dois que o Atlético Petróleos de Luanda, 33, na segunda posição. A equipa militar entra para a fase de grupos com um ponto de bonificação.

O Grupo Desportivo Interclube e o Atlético Sport Aviação (ASA) ocupam as posições imediatas, com 29 e 27 pontos respectivamente.
O Recreativo do Libolo ocupa  o quinto lugar, com 25 pontos, e pode alcançar o terceiro posto  do "Nacional", caso vença as três partidas em atraso.


NBA
LeBron James dá show


O jogo era considerado uma prévia das finais da NBA. De um lado, o Golden State Warriors, dono da melhor campanha desta temporada. Do outro o Cleveland Cavaliers, que investiu pesado para voltar às primeiras posições e vinha embalado por 17 vitórias em 19 jogos. E LeBron James tratou de mostrar quem é o favorito ao título. Marcou 42 pontos e comandou o triunfo de sua equipa por 110- 99, na quinta-feira, em Ohio.

Eleito o melhor jogador em quatro das últimas seis temporadas, LeBron ofuscou completamente Stephen Curry, destaque dos Warriors e apontado por analistas dos Estados Unidos favorito ao prémio de MVP neste ano, deixando claro que não pretende entregar a coroa tão facilmente. O jogador do Golden State terminou com 18 pontos e seis assistências, acertando apenas cinco dos 17 arremessos de quadra que arriscou.

"Não é por isso [ser MVP] que estou aqui. Serei MVP para essas pessoas, as 14 pessoas no balneário. Quando estou em campo, faço tudo o que posso para ajudar esta equipa a vencer", afirmou LeBron.

Após um início irregular, LeBron e os Cavs embalaram e têm empolgado adeptos e analistas. Na sua conta no Twitter, o ex-jogador Magic Johnson afirmou que já vê a equipa como uma das finalistas da NBA.

"Isso não significa nada, na verdade. Como equipa temos de ir lá e jogar. Palavras podem apenas distrair-nos, não importa de onde elas venham", minimizou LeBron.

Os Cavaliers aparecem em terceiro lugar na Conferência Leste, com 37 vitórias e 22 derrotas. Os Warriors seguem na liderança do Oeste, com 44 triunfos e 11 derrotas.


Concentração
Festa junta este mês
três mil em Albufeira


Albufeira volta a receber a maior competição desportiva juvenil de Portugal, os Campeonatos de Portugal inter-selecções, a “Festa do Basquetebol2015”. Esta 9.ª edição junta na cidade algarvia durante cinco dias, de 25 a 29 de Março, mais de três mil participantes, entre jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes e familiares.

Além dos 198 jogos entre selecções distritais de sub-14 e sub-16, de ambos os sexos, esta edição da “Festa” inclui ainda "clinics" de treinadores e árbitros.

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, apresentou ontem, na FIL, as principais novidades desta edição. “Todos os jogos podem ser seguidos no "livestream", há estatísticas de todos os jogos e, numa colaboração com o Plano de Ética Desportiva, é atribuído o "cartão branco" à selecção que demonstre mais "fair-play"”, explicou.

A internacional portuguesa Catarina Neves, do Santo André, foi uma das presenças na FIL. “Participei em três edições e sinto uma grande saudade, principalmente do convívio. Quem me dera ter ainda a idade para poder participar”, disse Catarina Neves, jogadora que se iniciou no CB Albufeira.