Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Staples Center promete aquecer

Melo Clemente- Los Angeles - 10 de Março, 2016

Lesões sistemáticas obrigam Kobe Bryant a pôr termo à brilhante carreira

Fotografia: AFP

O Pavilhão do Staples Center em Los Angeles vai aquecer hoje a partir das 19h30, madrugada em Angola, quando as formações do Los Angeles Lakers e dos Cleveland Cavaliers se defrontarem para mais uma jornada da liga norte-americana de basquetebol em seniores masculino (NBA), referente à época desportiva 2015/2016.


Kobe Bryant é a figura incontornável dos Los Angeles Lakers, e LeBron James o principal astro dos Cleveland Cavaliers são seguramente os principais protagonistas do embate de hoje.Embora não tenham como função a condução do jogo ofensivo das suas equipas, Kobe Bryant e LeBron James vão seguramente em algumas etapas da partida liderar as acções ofensivas  dos planteis.

A atravessar uma época menos conseguida, muito por culpa das lesões que afectam nos últimos tempos a principal estrela, no caso Kobe Bryant, a formação dos Los Angeles Lakers vai procurar mais uma vez recuperar o prestígio que granjeou  nos últimos 34 anos em que conquistou 11 títulos da NBA.

O quinto lugar na Divisão do Pacífico, contrasta com a sua grandeza. Com a época perdida, em função dos objectivos traçados pelo técnico Byron Scott  no início da época  que passava pelo apuramento aos play-offs, a formação californiana procura evitar “humilhações” em pleno Staples Center que hoje pode registar mais uma enchente. Os 18 mil bilhetes colocados à venda esgotaram-se no espaço de uma semana, segundo a organização.

O categorizado técnico vai contar ainda com os préstimos de Jordan Clarkson, Nick Yong Metta Peace, Julins Randle, Roy Hibbert, Marcelo Huertas, Lame Nance Júnior, entre outros, para vencer a sempre difícil equipa dos Cleveland Cavaliers, que se posiciona como primeiro classificado da Divisão Central.

Mais recheados em termos de valores individuais destacam-se ainda as presenças de Kyrie Irving, Matthew Dellavedova, R. Smith, Kevin Love, Tristan Thompson, Mo Willians, Sacha Kam, Iman Shumpert, Shawn Marion entre outros, a equipa de Cleveland Cavaliers apresenta-se à prior com um ligeiro favoritismo para a vitória, apesar de jogar no reduto alheio. Entretanto, apesar dos números favorecerem a equipa forasteira, perspectiva-se uma boa partida a julgar pela qualidade dos dois planteis. O equilíbrio vai seguramente dominar algumas etapas da partida.

No período da manhã, os integrantes da NBA All Acess Tour, uma organização da SuperSport, canal da DSTV,  voltam a  visitar alguns os monumentos e sítios históricos da cidade. Amanhã sexta-feira dia 11, o magnífico Pavilhão do Staples Center volta a acolher mais uma partida da NBA, quando a formação dos Los Angeles Clippers, de Christopher Emmanuel Paul, ou simplesmente, Chris Paul, receber a vista do New York Knicks.As duas agremiações estão a realizar uma boa campanha na época 2015/2016 ocupam a segunda e terceira posições nas respectivas divisões.

HISTÓRIA

Los Angeles Lakers símbolo da cidade


A formação dos Los Angeles Lakers é hoje um dos símbolos mais importante da cidade de Los Angeles, no Estado da Califórnia. Fundada em 1947, a formação do LA Lakers, como é conhecida nas lides da bola ao cesto, conta no seu palmarés com 16 títulos da NBA, é por isso umas das agremiações norte-americanas mais tituladas.Criada em Minneapolis de onde provem o nome, numa clara referência aos lagos da cidade, a equipa acabou por  conquistar cinco títulos da NBA, ainda com o nome de Minneapolis Lakers.

Em 1960, a franquia mudou-se para a actual cidade, por causa de um acidente com o público no Pavilhão. Em fim dos anos 70 começo dos anos 80 a popularidade da formação dos Los Angeles Lakers cresceu vertiginosamente, tornou-se uma das equipas de maior sucesso além de ser a segunda com maior número de títulos (16), perde apenas para o Bolton Celtics que possui actualmente 17 troféus.

A formação do lendário Kobe Bryant conta ainda com 56 aparições em play-offs, 31 títulos da Divisão do Pacífico, e 31 títulos da Conferência Oeste.A equipa californiana possui o maior número de vitórias da liga, mais de 3000, com maior percentagem de triunfos, detem por via disso, alguns recordes.Pelo Los Angeles Lakers passaram  estrelas, como George Mikan, Slater Martin, JMerry West, Wilt Chamberlain, Elgin Baylor, Gail Goodrich, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, James Worthy, Shaquille O´Neal  de entre outros.

Para além de grandes jogadores que passaram por esta formação, também vários treinadores marcaram determinadas épocas, designadamente, Pat Riley e Phil Jackson.Actualmente, a grande estrela é sem sombras de dúvidas o extremo base, Kobe Bryant, MVP (Jogador Mais Valioso) da época'2007/2008 e MVP das finais de 2008/2009 e 2009/2010.

No entanto, os Lakers começaram a jornada na National Basketeball League dos Estados Unidos, na época de 1947, após Morris Chalfen e Ben Berger comprarem a equipa por 15 mil dólares.Antes da existência da NBA, a equipa já existia. Na época de 1947/48, o Minneapolis jogava pela NBL e o poste George Mikan era a principal estrela.

RECONHECIMENTO
Cidade  imortaliza
atletas talentosos


A cidade de Los Angeles situada no Estado da Califórnia não poupa esforço em imortalizar as suas lendas do desporto. O local escolhido para prestar homenagem  aqueles que se destacaram nas mais variadas modalidades é o pátio do gigantesco Pavilhão do Staples Center onde as estátuas são colocadas.

Nomes como Kareem Abdul -Jabbar (basquetebol), Earvin Magic Johnson (basquetebol), Oscar De La Hoya (Boxe), Luc Robitaille (hóquei em gelo) e Francis “Chick” Hearn (comentarista para o basquetebol dos LA Lakers, falecido a 5 de Agosto de 2002) constituem as principais figuras homenageadas pelos Los Angeles Lakers.

Segundo apurou a reportagem do Jornal dos Desportos, Kobe Bryant é o atleta que encerra este ano a sua brilhante carreira, vai ser o próximo a ser imortalizado no pátio do magnífico Pavilhão do Staples Center.Bryant nasceu em Filadélfia aos 23 de Agosto de 1978 e actua na posição de extremo base. É filho do ex -jogador do Philadelphia 76ers e ex -técnico da equipa Los Angeles Sparks (da WNBA), Kobe Bean Bryant é tido como dos maiores jogadores da actualidade e também de todos os tempos.Juntamente com o poste Shaquille O´Neal e o vitorioso técnico Phil Jackson, Bryant levou Lakers a três campeonatos consecutivos da NBA, em 2000, 2001 e 2002. Com a saída de O´Neal, em 2003/04, o extremo base tornou-se a estrela principal dos Lakers.

CURIOSIDADE
Ana Cristina
entre as eleitas


Ana Cristina Jeremias é jornalista da Rádio Cinco, canal desportivo da Rádio Nacional, um dos órgãos que acompanha a NBA All Acess Tour, a par do Jornal dos Desportos, é uma das senhoras mais solicitadas pelos profissionais da comunicação social.Possuidora de uma beleza invulgar e uma voz sedutora, Ana Cristina Jeremias é a a que mais elogios recebe dos colegas e não só, neste Março-Mulher, mês dedicado inteiramente a todas as mulheres espalhadas pelo globo terrestre. As tranças merecem igualmente rasgados elogios da comitiva.