Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sub-17 embarca hoje para Espanha

Hélder Jeremias - 29 de Junho, 2014

Combinado nacional vai estagiar em Nevada durante quarenta dias após ter cumprido uma rigorosa preparação na capital do país

Fotografia: José Cola

A Selecção Nacional masculina de basquetebol, em sub-17, segue hoje às 14 horas, para Espanha, onde vai realizar um estágio pré-competitivo com vista o campeonato do Mundo da categoria, de 8 a 16 de Agosto no Dubai.
 
Em declarações ao Jornal dos Desportos, ontem o técnico principal da selecção, Manuel Silva "Gi", enalteceu a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, que em colaboração com o Ministério da Juventude e Desportos concedeu excelentes condições de trabalho para a preparação do conjunto, com destaque para o estágio pré-competitivo em Nevada- Espanha.

De acordo com o técnico, os cerca de 40 dias de estágio em  Espanha representam tempo suficiente para que a equipa possa  dotar-se  de maior eficácia nos diferentes sectores, uma vez que o nível de basquetebol das equipas com as quais vai fazer jogos de controlo é equiparado ao de algumas das selecções mais cotadas que vão perfilar no mundial do Dubai.

Manuel Silva "Gi", reconheceu que na qualidade de estreante, os objectivos de Angola não podem ser muito ambiciosos, mas o facto de ir para a prova na condição de campeã africana, feito alcançado no africano de Antananarivo em 2013, permite "dignificar o basquetebol nacional, em geral, e das camadas jovens, em particular".

Questionado sobre a entrega dos atletas durante a preparação em solo pátrio, o seleccionador foi directo em dizer que são jovens que gostam de praticar o basquetebol e que têm sabido cumprir com aquilo que a equipa técnica  tem  orientado.

"Não existem dúvidas de que vamos limar as arestas para levarmos ao mundial uma equipa que saiba jogar de igual para igual com qualquer adversário que cruzar no caminho", disse.

O trabalho de Manuel Silva "Gi" e Miguel Pontes Lutonda nas camadas jovens é um projecto da direcção da Federação Angolana de basquetebol, liderada pelo presidente, Paulo Alexandre Madeira, com vista a salvaguarda da hegemonia do basquetebol africano ao nível dos seniores, a médio prazo.