Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sub-20 esboa operao Luanda

Melo Clemente - 02 de Novembro, 2016

Angolanos so apontados como os principais candidatos conquista da medalha de ouro

Fotografia: M.Machangongo

Em pleno dia de finados, a pré-selecção nacional de basquetebol masculina de sub-20 concentra-se, hoje,  a partir das 9h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a fim de dar início aos trabalhos de preparação, com vista a disputa da VII edição dos Jogos da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), prova a decorrer de 7 a 19 de Dezembro, em Luanda.

Com o calendário de preparação reformulado, devido à realização de exames escolares, o seleccionador nacional, Paulo Jorge Rebelo de Morais Macedo, vai apresentar esta manhã aos seus pupilos o novo plano preparatório. Nesta primeira fase de preparação, o técnico da selecção conta com os atletas que militam no país, com realce para os da capital do país.

"Nós vamos concentrar o grupo de convocados amanhã (hoje), a partir das 9h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a fim de darmos início aos trabalhos de preparação,  com vista à VII edição dos Jogos da SADC que o país vai acolher em Dezembro", asseverou a nossa fonte.
O seleccionador nacional vai dividir o grupo em dois, dá possibilidades aos atletas que estudam no período de tarde, de treinarem na parte de manhã, e os que estudam no período de manhã, efectuarem os seus treinos às tardes.

"Felizmente, todos os nossos atletas são estudantes, logo, temos de encontrar mecanismos para que eles não fiquem prejudicados nos afazeres académicos. Por isso, refizemos o nosso programa de preparação e vamos trabalhar com o grupo repartido", disse.Hoje, excepcionalmente, o seleccionador nacional vai contar com a maior parte dos atletas convocados para "operação" Luanda.
Entretanto, a pré-selecção nacional vai realizar, em princípio, um estágio pré-competitivo nos Estados Unidos da América, antes de competir nos Jogos da SADC.
Os atletas que militam nos Estados Unidos da América, designadamente, Bruno Fernando, Sílvio Sousa, Eric Amândio e Valdir Manuel, juntam-se ao grupo na segunda fase de preparação, ou seja, durante o estágio pré-competitivo.

Relação dos 20 atletas convocados pelo seleccionador nacional de sub-20: Alexandre Jungo e Jonatão Ndjungu (Grupo Desportivo Interclube), Daniel Manuel e Geraldo Santos (Futebol Clube Vila Clotilde), Glofate Buiamba (Atlético Sport Aviação ASA), Milton Valente, Tárcio Domingos, Edmilson Miranda, Cristiano Gomes e Aires Goubel (1º de Agosto), Childe Dundão, Ismael Monteiro, Cristiano Xavier, Cley Cabango e Avelino Dó (Atlético Petróleos de Luanda), Saulemane Buzitu (Casa do Pessoal do Porto do Lobito), Sílvio Sousa e Bruno Fernando (Monteverde Academy, Eric Amândio (West Oaks Academy), Valdir Manuel (The Patrick School). 

Se a nível de masculinos, os trabalham de acampo arrancam hoje, quarta-feira, o mesmo não se pode dizer da pré-selecção feminina, que até ontem, não tem definido o dia do arranque dos trabalhos, devido à falta de quadra para efectuar as sessões  de treino.