Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sub 17 confiantes em boa preparação

Hélder Jeremias - 30 de Junho, 2014

Combinado nacional vai fazer estágio ao Reino de Espanha depois de ter cumprido a preparação na cidade de Luanda

Fotografia: José Cola

A selecção sub-17 masculina deixou no princípio da noite de ontem o país com destino ao Dubai, porém  com trânsito em Espanha onde vai permanecer pouco mais de um mês para  efectuar o estágio, confiante numa boa preparação para o campeonato mundial da categoria, que o Dubai vai acolher de 8 a 16 de Agosto.

Motivados por integrar a selecção que representa o país pela primeira vez no mundial da categoria, os atletas que em 2013 escreveram os respectivos nomes com letras de ouro no campeonato africano em sub-16, prometem aproveitar da melhor forma a etapa derradeira de preparação para dignificar a imagem de Angola na mais renhida competição, segundo Manuel Silva "Gi".

O treinador disse que parte confiante, a avaliar pelos contactos avançados pela direcção da Federação que garantem a realização de jogos de controlo com algumas equipas de renome, entre as quais a equipa sub 16 do Real Madrid, assim como as excelentes condições que aquele país oferece para uma preparação física com os melhores equipamentos.

"Vamos procurar moldar uma equipa capaz de passar a melhor imagem do basquetebol jovem praticado em Angola. Vamos jogar com adversários muito fortes, quer em termos técnicos quer físicos, tais como os Estados Unidos  e a Grécia, por isso, o objectivo deste estágio é trabalhar para dignificar o basquetebol nacional com partidas equilibradas e obter a melhor classificação possível no mundial", disse Manuel Silva "Gi".

Com vários jogos de controlo diante de equipas espanholas na região de Nevada, confirmados pela Federação Angolana de Basquetebol e a sua congénere de Catalunha, abrem-se boas perspectivas quanto a ascensão das potencialidades do conjunto constituído pelo capitão, Avelino Dó, Aires Goubel, Alberto Costa, Alberto Nascimento, Alexandre Jungo, Bruno Fernando, Eric Amândio, Cristiano Xavier, Cley Cabanga, Daniel Manuel, Edmilson Miranda, Milton Valente, Sílvio Sousa, Teodoro Hilário e Alberto Nascimento, que seguiram viagem ontem.

NBA
Wade segue LeBron
e deixa Miami Heat


De uma assentada, alguns dias depois de perderem o título de campeão da NBA, os Miami Heat viram sair a sua maior estrela LeBron James, e sábado perderam também um dos seus fiéis escudeiros, o norte-americano Dwyane Wade, que também decidiu tornar-se "free agent" para a próxima época.
Com a saída deste duo - à qual se junta a do reserva Udonis Haslem -, os Heat perdem duas estrelas, mas abrem um enorme espaço na folha salarial, que podem compor com a entrada de outras estrelas.

Quem também pode ainda sair é Chris Bosh. O poste de 30 anos pode estar alegadamente a considerar a hipótese de deixar a equipa da Florida, pelo que Miami pode mesmo ver todos os elementos do seu Big Three partirem para outras paragens.

Entrada no Draft
Bruni Caboclo
recebe felicitações

O extremo Bruno Caboclo, que foi escolhido quinta-feira pelo Toronto Raptors recebeu felicitações por ter sido o único brasileiro no Draft 2014 da NBA.
"Parabéns ao Bruno Caboclo, mais um ‘brasuca’ na NBA!!", disse Tiago Splitter, actual campeão da liga norte-americana com o San Antonio Spurs, por meio de uma mensagem na sua conta oficial no Twitter.

Anderson Varejão, que defende o Cleveland Cavaliers, postou uma foto de Caboclo no seu Instagram com uma legenda a  felicitar o atleta de 18 anos de idade. "Parabéns por este dia especial na sua carreira. Boa sorte".

Ainda sem ter o contrato renovado com o Phoenix Suns, Leandrinho também prestou a sua homenagem: "Parabéns Bruno Caboclo. Vá atrás do seu sonho! Boa sorte na NBA, o trabalho está apenas a começar!!".

Entre todas as mensagens, a que mais chamou a atenção foi a do Bauru, rival do Pinheiros - clube que o atleta defendia. "Fomos 'vítimas' do Bruno Caboclo muitas vezes, mas estamos muito felizes por ter sido 20º pick da NBA. Parabéns! Viva o basquetebol brasileiro", disse o clube.
Após ter come

çado a sua carreira nas divisões de base do Barueri, Bruno chegou ao Pinheiros no início de 2013 para defender a equipa sub-19. Destaque na Liga de Desenvolvimento, com médias de 16,6 pontos e 6,9 ressaltos, o brasileiro passou a ser utilizado na equipa principal, mas não teve grandes actuações no basquetebol brasileiro.

NBA homenageia Isaiah Austin

Há uma semana atrás, durante exames físicos, ao estudante e pivô da Universidade de Baylor Isaiah Austin foi diagnosticado o síndrome de Marfan, uma rara desordem genética que afecta o coração. A descoberta da doença fez que a carreira do jovem jogador terminasse antes mesmo de começar nos profissionais.

Na noite da passada quinta-feira, quando se realizou o draft da NBA, o comissário Adam Silver, responsável pelos anúncios das escolhas das franquias, convidou Austin ao palco para que o pivô fosse homenageado com uma escolha simbólica e  realizasse pelo menos uma parte do sonho de todo garoto, o de um dia jogar basquetebol. Assim, como  de praxe no evento, Isaiah posou para fotos com o executivo da NBA, com o detalhe de estar a usar um boné genérico da organização americana.

Isaiah Essa não foi a única surpresa que Austin teve na noite. Após a cerimonia, a Universidade de Baylor, localizada em Waco, no Texas, ofereceu a Isaiah um cargo de treinador. Além disso, o Comissário Silver também garantiu um emprego ao jovem assim que ele se formar.