Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Supertaa adiada para quarta-feira

Juscelino da Silva - 22 de Setembro, 2018

Extremo-base chega no momento certo na equipa militar

Fotografia: M.Machangongo | Edies Novembro

Depois de ver remarcada a Supertaça para o dia 26 do corrente, o treinador principal do 1º de Agosto, Paulo Macedo, viu ontem a equipa mais reforçada, depois da integração de Pedro Bastos. O extremo-base regressou na quarta-feira da Tunísia, onde esteve com \"cinco nacional\", e participou do primeiro treino. O jogador assinou um vínculo contratual com os militares válido por dois anos.
O adiamento da Supertaça facilita à equipa militar do Rio Seco para se preparar melhor. O ASA e o 1º de Agosto acordaram disputar o evento de abertura na próxima quarta-feira, contrariamente à proposta da direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) que previa o dia de hoje.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário geral da FAB, Nelson Sardinha, explicou que \"o acordo entre as equipas resulta do curto período que separa as datas entre a recepção da informação por parte do ASA e a realização do jogo. A carta de desistência do Libolo chegou tardiamente à FAB\".
Nelson Sardinha sustentou que \"as equipas vão aproveitar os dias para melhorar a preparação com vista a oferecer uma partida condigna de Supertaça para o bem do basquetebol nacional\".
O ASA disputa a competição de abertura da época em substituição do Sport Libolo e Benfica, que extinguiu a equipa sénior masculina. A equipa do aeroporto foi eliminada na meia-final da Taça de Angola pelo clube do Cuanza Sul.
O 1º de Agosto treina limitado em função do \"núcleo duro\" de jogadores não se reverem nas propostas contratuais da direcção de Carlos Hendrick. O base norte-americano Emmanuel Quezada é um dos que constam da lista.
No aeroporto, o ASA reforçou-se recentemente com o base Milton Barros e o extremo-poste Josiney Joaquim. Os dois atletas já treinaram com os restantes colegas como Reggie Moore, que esteve com a selecção nacional em Tunis.
O 1º de Agosto é o campeão nacional e vencedor da Taça de Angola. Lidera o ranking da Taça com 12 títulos e o ASA soma três.

CPPL ABANDONA
UNITEL BASKET

Depois da desistência do Sport Libolo e Benfica, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) tornou-se na segunda equipa a acompanhar os benfiquistas, sem disputar qualquer jogo do campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol da época 2018-2019. O clube do Lobito anunciou a desistência do Unitel-basket por razões financeiras.
Os portuários venceram o campeonato da segunda divisão e subiram à fina flor da \"bola ao cesto\". Os problemas financeiros da agremiação começaram a manifestar-se no sorteio da competição. O clube não enviou nenhum representante. Na estreia, a CPPL devia defrontar o 1º de Agosto.
O Unitel Basket 2018-2019 vai ser disputado por dez equipas. O Jornal dos Desportos apurou que a direcção da FAB, na pessoa do secretário geral Nelson Sardinha, contactou o terceiro e quarto classificados da segundona para ocuparem os dois lugares. O convite da FAB mereceu a pronta negação por razões financeiras.
\"Contactámos outros clubes, mas não tivemos sucesso. As agremiações alegaram questões financeiras. Queríamos que o campeonato tivesse doze equipas para que houvesse mais competitividade. Com as saídas do Sport Libolo e Benfica e da CPPL, vamos ter apenas dez equipas\", disse.
O Unitel Basket 2018-2019 começa no dia 28 do corrente com a Escola Clube Kuanza a receber o Petro de Luanda, a Marinha de Guerra visita o Vila Clotilde, às 16h00, no pavilhão 28 de Fevereiro; o Interclube joga com Academia Helmarc no Arena Kilamba, o mesmo palco que testemunha, às 16h00, o baptismo de Taty Investiment de Cabinda diante da Universidade Lusíada. O 1ºde Agosto recebe, às 18h00, no Victorino Cunha o Atlético Sport Aviação \"ASA\".O 1º de Agosto é o campeão nacional em título.