Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Taça conhece finalista

Melo Clemente - 12 de Abril, 2016

Clube Central das Forças Armadas Angolanas está preparado para contornar vantagem do Recreativo do Libolo

Fotografia: kindala Manuel

Os finalistas da 32ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino são conhecidos hoje, quando se disputaremas partidas da segunda mão das meias-finais da referida competição, cuja final está aprazada para o dia 22 do corrente, no Pavilhão Principal de Cidadela Desportiva.

No desafio de maior cartaz, a formação do 1º de Agosto recebe no Pavilhão Victorino Cunha, a partir das 18h00, o Recreativo do Libolo, conjunto que detém uma vantagem de sete pontos, fruto do triunfo obtido no prélio da primeira mão (101-94), ao passo que na outra meia final, o Atlético Petróleos de Luanda com o passe praticamente assegurado recebe às 16h00 o Atlético Sport Aviação (ASA), no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.

Moralizado com a vitória de sexta-feira frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, a quem venceu por expressivos 97-77, em desafio referente à quarta jornada do Grupo A do BIC Basket, a equipa do 1º de Agosto  procura esta noite no seu reduto anular a vantagem do actual detentor do ceptro.

Para assegurar o passe da final da edição 32 da Taça de Angola, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas terá de vencer por mais de sete pontos, missão que não se afigura fácil, a julgar pelo potencial da formação do Recreativo do Libolo.

Ontem, na sessão derradeira de treinos, o técnico Ricard Casas incidiu mais o seu trabalho nos aspectos defensivos, sem descurar a componente ofensiva.
Casas falou sobre a necessidade de se organizar uma defesa pressionante, onde as ajudas funcionem em pleno, por formas a anular por completo o jogo exterior do Recreativo do Libolo. Armando Costa, Francisco Sousa e Hermenegildo Santos vão ser os responsáveis da condução do jogo ofensivo da equipa militar.  O jovem Hermenegildo Santos voltará a assumir a titularidade, em detrimento do experiente Armando Costa, tetra campeão africano.

Islando Manuel, extremo, atleta que  tem estado em grande plano na presente época desportiva, sendo por isso, um dos candidatos da lista dos convocados do seleccionador nacional, Carlos António Dinis para o torneio pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, também é um dos fortes titulares da equipa liderada por Ricard Casa, tal como Cedrick Isojn, Joaquim Gomes "Kikas" e Tariq Kirksay.

Entretanto, apesar de estar em vantagem de sete pontos, Norberto Alves promete montar uma equipa que seja capaz de lutar para a vitória.
Tal como na primeira mão das meias-finais, em que os libolenses foram praticamente superiores em todos os itens (maior percentagem nos três pontos, lançamentos livres, lançamentos de dois pontos), hoje os pupilos de Norberto Alves vão procurar repetir a proeza.

Braúlio Morais está fora dos convocados para o embate de logo mais, devido a uma lesão num dos joelhos. Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Jonathan Wallace, Milton Barros e Roderick Nealy são estrelas do Libolo que vão tentar ofuscar o potencial dos militares.

Na outra partida da meia-final, os petrolíferos da capital que venceram no prélio da primeira mão por expressivos 107-65, vão procurar reconfirmar a passagem para a final com mais uma vitória.

O extremo poste Leonel Paulo uma das unidades mais influentes da equipa tricolor, fica de fora, por ter sido expulso na sexta-feira, na derrota da sua equipa frente ao 1º de Agosto, por 77-97, partida válida para o BIC Basket.