Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Taça de Angola conhece finalistas

Hélder Jeremias - 22 de Março, 2013

Jogo está marcado para hoje no pavilhão do Codenm

Fotografia: Jornal dos Desportos

O 1º de Agosto e o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo decidem hoje a continuidade na corrida pela conquista do segundo maior troféu da “bola ao cesto”, quando se defrontarem, a partir das 18h00, no pavilhão do Codenm, para a disputa da segunda mão das meias-finais da Taça de Angola. Com os libolenses em vantagem de dois pontos, fruto da vitória de 85-83, no jogo da primeira mão, disputado terça-feira à tarde, no pavilhão Dream Space, os militares encaram o factor casa como um importante ingrediente para se agigantarem diante dos visitantes e mudar o curso dos acontecimentos, já que basta uma vitória com margem superior a dois pontos (cedidos em casa do adversário) para obter uma das duas vagas que a competição reserva para a final.

A equipa às ordens de Paulo Macedo está privada dos préstimos de Carlos Almeida, a contas com uma distensão muscular.
No jogo passado, a equipa militar evidenciou algumas fragilidades na defesa, o que permitiu ao plantel orientado por Luís Magalhães inverter a seu favor o resultado do jogo, quando ao intervalo os militares tinham clara superioridade. Paulo Macedo vai precisar de melhorar o sector defensivo para impedir que Olímpio Cipriano, Tommie Eddie e Luís Costa voltem a violar, com frequência, o último reduto da equipa.

O técnico Luís Magalhães tem várias conquistas ao serviço do 1º de Agosto e agora está próximo de obter o primeiro título ao comando da equipa do Kwanza-Sul. Esta pretensão não se afigura fácil de se tornar realidade, pois o 1º de Agosto é um anfitrião agressivo. Por isso, Luís Magalhães vai procurar usar de todas as cautelas para sair do Codenm vitorioso. Hoje, à mesma hora, o pavilhão anexo número dois acolhe a outra partida das meias-finais, em que o Petro de Luanda, treinado por Lazare Andigono, procura a segunda vitória diante do ASA, sob batuta de Carlos Dinis, para confirmar a presença na final da prova, cuja primeira mão está agendada para o dia 16 de Abril e a segunda para 19 do mesmo mês.


Formação
Treinadores actualizam
conhecimentos

Um ciclo de formação para treinadores de basquetebol do nível I tem lugar, de 1 a 14 de Abril próximo, em Luanda, numa acção da federação angolana da modalidade (FAB), tendente a elevar a qualidade deste desporto no país. A decorrer em três fases, a acção é dirigida essencialmente a treinadores e professores de educação física que tenham curso de monitores em basquetebol, segundo nota da instituição. Na primeira etapa, os participantes têm aulas práticas e teóricas, na segunda, trabalho nos clubes, associações e instituições escolares, enquanto a terceira vai cingir-se à avaliação de toda a actividade desenvolvida.

O órgão reitor da modalidade realiza paralelamente acções de formação inicial para árbitros e juízes (1 a 14 de Abril), estatísticos de jogo (15 a 20) e comissários, de 18 a 20 do próximo mês, além de “refrescamento” para os actuais comissários. Os cursos iniciais para árbitros, juízes, estatísticos e comissários de jogo são abertos a todos os interessados e as inscrições estão abertas, na sede da federação, até dia 26 deste mês, devendo os candidatos terem entre 17 e 35 anos de idade.