Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnico exige mais condies

Melo Clemente - 21 de Junho, 2017

Raul Fragoso Ferreira Duarte lamentou o cancelamento do estgio pr-competitivo do cinco nacional que estava agendado para Espanha

Fotografia: Jos Cola| Edies Novembro

O seleccionador nacional de basquetebol masculino de Sub-19, Raul Fragoso Ferreira Duarte, solicitou à direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), na pessoa do seu presidente, Helder Martins da Cruz "Maneda", no sentido de instalar os integrantes da Pré-Selecção Nacional, que projecta o Campeonato do Mundo da categoria, prova a decorrer de 01 a 9 de Julho próximo, no Cairo, Egipto, numa das unidades hoteleiras da capital do país.

Esta posição foi manifestada segunda-feira pelo também director técnico do órgão reitor da modalidade no país, quando recebeu a confirmação de que o estágio pré-competitivo que pretendia realizar no território espanhol, visando a aludida competição, estava abortado devido a dificuldades financeiras que graça o país, resultante da queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Em face disso, Raul Fragoso Ferreira Duarte, técnico angolano que terá a missão de conduzir os destinos do cinco nacional na fase final do Campeonato do Mundo de Sub-19, prova que vai decorrer pela primeira vez no continente africano, pediu a direcção da FAB para melhorar as condições de trabalho, visando uma participação airosa, que passa por equilibrar jogos fundamentalmente diante das selecções da Itália e Irão, respectivamente.

"A pré-selecção nacional de sub-19 deveria ter uma melhorar preparação, primeiro em termos de semanas, segundo em termos de qualidade que permitisse com que estes atletas no período preparatório pudessem competir com selecções do seu escalão, antes da própria competição e, durante a competição, podermos avaliarmos aquilo que é o seu crescimento individual e colectivo.

Infelizmente, isso não vai acontecer, porque as selecções do Egipto, Itália, Alemanha, França entre outras, que estarão no campeonato do mundo estão neste momento a realizar torneios internacionais.

Como sabem não há estágio, pedimos a direcção da federação no sentido de melhorar as condições de trabalho de forma significativa, porque para o que pretendemos o ideal seria estarmos concentrados numa unidade hoteleira, onde pudéssemos controlar o descanso, a alimentação, pudéssemos ver vídeos, treinar de manhã e a seguir jogar a tarde, portando, fazermos aquilo que será  no fundo a competição. Vamos ver se a direcção da federação em particular o seu presidente entenda aquilo que nós solicitamos e o porquê que nós solicitamos".

DESABAFO    
Entretanto, o seleccionador nacional de Sub-19, aproveitou a presença do ministro da Juventude e Desportos na sessão matinal de treinos, realizada segunda-feira, no Pavilhão Arena do Kilamba, para colocar a sua inquietação, relativamente ao alegado desinvestimento do Executivo Angolano ao desporto nacional.

"Nós aproveitamos a presença do ministro da Juventude e Desportos no treino para lançar o repto ao professor Albino da Conceição José, para que o Governo Angolano dentro daquilo que é a sua responsabilidade, não deixe de priorizar o desporto dentro daquilo que são as prioridades nacionais, porque o desporto é saúde, o desporto passa valores muito importante a juventude, que são úteis para a vida toda.

Neste perspectiva, não pode nesta altura muito importante da vida nacional haver um desinvestimento muito grande naquilo que são as tarefas da preparação, da competição das selecções nacionais, que representam o país nas competições internacionais. Portanto, tem que haver um esforço muito grande para que as preparações das diferentes selecções nacionais possam ter alguma dignidade", desabafou Raul Fragoso Ferreira Duarte.

A Pré-Selecção Nacional tinha programado um estágio pré-competitivo em Espanha, antes de rumar viagem para o palco da competição. Em solo espanhol, estavam agendados seis a oito jogos de controlo, de acordo com o seleccionador nacional. O cinco nacional vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo de Sub-19, ao lado das selecções dos Estados Unidos da América, actual campeão em título, Itália e Irão, respectivamente. Os angolanos enfrentam na estreia, a similar da Itália.

No Grupo A estão as selecções da Argentina, Nova Zelândia, Coreia e França. Alemanha, Egipto, país anfitrião, Porto Rico e Lituânia fazem parte do Grupo B, ao passo que Canadá Japão, Espanha e Mali, outro representante africano, figuram no Grupo C.

Preparação
Pré-Selecção Nacional defronta hoje o ASA


A Pré-Selecção Nacional de basquetebol masculino de Sub-19 defronta hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a formação do Atlético Sport Aviação (ASA), na projecção ao Campeonato do Mundo da categoria, competição a decorrer de 01 a 9 de Julho próximo, na cidade de Cairo, capital política do Egipto.

Gorada que está a realização de um estágio pré-competitivo no Reino de Espanha, o seleccionador nacional, Raul Fragoso Ferreira Duarte, vai aproveitar a derradeira semana de preparação que decorre na capital do país, Luanda, dividido entre o Pavilhão Arena do Kilamba e o Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, para efectuar mais três jogos de controlo, antes de seguir viagem para o local da competição.

Com três jogos disputados até aqui, a Pré-Selecção Nacional vai efectuar esta tarde o seu quarto jogo amistoso, frente a turma do aeroporto, depois de ter defrontado já o Misto de Jogadores do Kilamba, Grupo Desportivo Marinha de Guerra e Grupo Desportivo Interclube.

O cinco nacional começou por perder diante do Misto de Jogadores do Kilamba, por 64-71, somando posteriormente mais dois desaires, frente ao Grupo Desportivo Marinha de Guerra e Grupo Desportivo Interclube, por 62-74 e 51-57, respectivamente. A falta de eficácia tem preocupado o técnico Raul Fragoso Ferreira Duarte, que vai aproveitar a realização dos jogos de controlo, para colmatar o défice existente.

Amanhã, o combinado nacional terá pela frente a formação do Grupo Desportivo Interclube, fechando o ciclo de jogos amistosos na sexta-feira, diante do Grupo Desportivo Marinha de Guerra. O técnico voltou a agradecer as direcções, jogadores e equipas técnicas pelo facto de se mostrarem disponíveis em ajudar a Pré-Selecção Nacional que prepara o Campeonato do Mundo do Egipto, apesar de terem encerrado já a época desportiva 2016/2017.

Eis a lista completa da Pré-Selecção Nacional de sub-19: Childe Dundão, Cley Cabango e Cristiano Xavier, todos do Atlético Petróleos de Luanda, Milton Valente e Tárcio Domingos, 1º de Agosto, Jonatão Ndjungu, Grupo Desportivo Interclube, Glofate Buiamba, Atlético Sport Aviação (ASA), Geraldo Santos, Futebol Clube Vila Clotilde, Sílvio Sousa e Bruno Fernando, ambos do IMG Academy dos Estados Unidos da América, Valdir Manuel, do The dos Estados Unidos da América, Levy Miguel, Casper College dos Estados Unidos Patrick School dos

Estados Unidos da América, Eric Amândio e Rifen Miguel, ambos do West Oaks Academy da América, Celton Migeul (Estados Unidos) e Melvyn da Silva, do Ja Vich Clermont Métropole de França.                         
M.C

Convocatória
Formigas colocam
quatro atletas na lista


Conceição F. Caetano, Isidra Pedro Augusto, Madalena Luzembo, Armanda Adão, todas do Clube Desportivo Formigas do Cazenga, e Luísa Amélia S. Cardoso, do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana, constituem as principais novidades da convocatória da Pré-selecção Nacional feminina de Sub-16, divulgada segunda-feira, visando o Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 02 a 10 de Agosto do ano em curso, em Maputo, capital moçambicana.

Para a "operação" Maputo, a seleccionadora nacional, Eliza Maria Pires, chamou 23 atletas que ontem se apresentaram numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva.

Apesar das dificuldades, sobretudo financeiras, que afectam a maior parte das agremiações desportivas, com realce para as chamadas equipas pequenas, as formações do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana e Clube Desportivo Formigas do Cazenga conseguiram "colocar" atletas na Pré-Selecção Nacional que nos próximos dias arrancam com os trabalhos de preparação, visando o Afrobasket de Maputo.

Lúcio Assis, presidente de direcção do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana, mostrou-se radiante com a convocatória da sua atleta para os trabalhos da Pré-Selecção Nacional feminina de Sub-16. "Para nós, constitui motivo de grande satisfação termos uma nossa atleta ao serviço da pré-selecção nacional de basquetebol de sub-16.

Creio que esta convocatória é prova mais do que evidente que o órgão reitor da modalidade no país está atento ao trabalho que os clubes chamados pequenos têm desenvolvimento em prol do engrandecimento do basquetebol que é uma das modalidades ganhadoras a par do andebol. Esta chamada vai aumentar a nossa responsabilidade e servirá igualmente para motivar não só a direcção do clube a trabalhar cada vez mais assim como as próprias atletas", asseverou o homem forte do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana.

Entretanto, o 1º de Agosto foi a formação que forneceu o maior número de atletas à Pré-Selecção Nacional feminina de Sub-16, num total de seis jogadoras, seguido do Grupo Desportivo Interclube e Clube Desportivo Formigas do Cazenga, com quatro atletas cada.
Eis a lista completa da Pré-Selecção Nacional feminina de Sub-16, que projecta a fase final do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, prova com palco marcado para a cidade de Maputo, Moçambique:  Cristina João Lourenço, Nara Miguel

André, Júlia Malibo Francisco, Maria da Costa, Fuzina Manuel e Carla Miranda, todas do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, Helena Gonçalves, Tcheusia Gonçalves, Paula Capitão André e Cácia António (Grupo Desportivo Interclube), Conceição F. Caetano, Isidra Pedro Augusto, Madalena Luzembo e Armanda Adão (Clube Desportivo Formigas do Cazenga), Filomena Gaspar (Grupo Desportivo O Maculusso), Luísa Amélia S.

Cardoso (Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana), Elizabeth Elias, Dionísia Dassala e Nelma Cunha (Casa do Pessoal do Porto do Lobito), Maria Quipaca e Caúdia Francisco (Sporting de Benguela), Teresa Tchianda Miguel e Mariana Amina Hassar (Inter de Benguela).                                                    
M.C