Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnico reala estgio pr-competitivo

Srgio V. Dias - Cuito - 27 de Julho, 2015

Especialistas realam o estgio da Seleco Nacional que decorre em Espanha

Fotografia: M.Machagongo

O treinador-adjunto da equipa de basquetebol do Sporting do Bié, Antunes Cachimano “Jacks”, considerou, em entrevista concedida ao Jornal dos Desportos sexta-feira, que a Angola enceta uma boa preparação para o Afrobasket deste ano, com palco na Tunísia. O técnico leonino, realça, nesse particular, a entrega dos jogadores às ordens de Moncho López, que cumprem um micro-estágio em Espanha, onde até agora a Selecção Nacional de Basquetebol já efectuou quatro  jogos de controlo.

Antunes Cachimano “Jacks” refer por outro lado, que apesar dos resultados não estarem “em causa” nesta fase de preparação, “é sempre bom vencer” os adversários que cruzam o caminho do conjunto.

“De facto, vencer nesses jogos assume-se sempre, como um presságio, para preparação levada à cabo. Além de mais, esses jogos de controle conferem outra capacidade ao grupo que trabalha para realizar uma boa campanha, no Afrobasket da Tunísia”, disse.

O adjunto de Paulo Rufino Eduardo “Príncipe” no comando técnico da equipa de basquetebol do Sporting do Bié, acredita, igualmente, que o “cinco nacional” represente condignamente o país na prova que decorre de 19 a 30 de Agosto no país do Magreb.

Apesar da crença e da possível luta para a conquista do seu 12ª troféu continental, Antunes Cachimano “Jacks” reconhece a evolução de muitas selecções, que desfilam nessa grande montra da “bola cesto” no continente.

“Acredito, que Angola lutará para alcançar mais um título, mas para tal tem de se precaver porque as outras selecções também estão a crescer, em termos de basquetebol. Não será fácil a tarefa da Selecção Nacional”, disse.

Na fase preliminar do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol de 2015, Angola está inserida no Grupo B, ao lado das similares do Senegal, Marrocos e de Moçambique.

A Tunísia, na qualidade de anfitriã, encabeça o Grupo A, em que estão também perfilados Uganda, Nigéria e a República Centro Africana (RCA).
 Egipto, Gabão, Mali e Camarões integram o Grupo C, enquanto Costa do Marfim, Cabo Verde, Argélia e Zimbabwe estão no Grupo D.

LESÕES
Antunes Cachimano
lamenta ausências


Num outro ângulo de abordagem feita ao nosso jornal, o treinador-adjunto da equipa de basquetebol do Sporting do Bié lamentou alguns constrangimentos no seio da equipa nacional, particularmente as lesões, na antecâmara da realização do Afrobasket de 2015.

Antunes Cachimano “Jacks” realça, nesse particular, as lesões contraídas pelo tetra campeão africano Olímpio Cipriano, que é já uma carta fora do baralho para a prova, e de Domingos Bonifácio, que está a ser recuperado, assim como a ausência do poste Yanick Moreira.

“Quer um como outro atleta são influentes na organização do jogo ofensivo de Angola e daí a grande lacuna, que se verifica no conjunto”, disse.
Para colmatar a ausência de Olímpio Cipriano neste Campeonato Africano de Basquetebol da Tunísia, em Agosto, o técnico Moncho López convocou Mohamed Cissé Malick e Braúlio Morais.

No dia 8 de Agosto, Angola volta a testar com a similar da Venezuela, no quadro de um programa de preparação, que prevê ainda um jogo a 12 do citado mês diante da formação norte-americana da Flórida.
O ciclo de preparação do conjunto, estende-se até aos dias 15 e 16  de Agosto, em que compete no “Torneio Santander”, ao lado de  Espanha, Senegal e Polónia.  


SEGUNDA DIVISÃO
Bié assume
candidatura


A 18ª sessão ordinária, do Grupo Restrito do Governo do Bié, apreciou, entre outros documentos, a solicitação feita pela Associação Provincial do Basquetebol (APB) para albergar a realização do campeonato nacional sénior masculino da II Divisão no Cuito.

De acordo com fonte interpelada pelo nosso jornal, a prova que o Bié pretende acolher pode ter lugar em Setembro.
No encontro, realizado a 20 de Julho e presidido pelo governador Boavida Neto, analisou-se a proposta da versão do programa actividades a ser realizado durante a festa da cidade do Cuito, que vai decorrer de 15 a 31 de Agosto.

Para esse efeito, recomendou-se à Comissão Provincial de Efemérides local a estruturar devidamente o programa elaborado, para o êxito das várias acções em torno da festa da capital da província, que contempla também actividades desportivas.

Outrora, denominada Silva Porto, o Cuito com 4.814 quilómetros quadrados, ascendeu à categoria de cidade no dia 31 de Agosto do longínquo ano de 1935.

De resto, com a candidatura feita para a organização do campeonato nacional sénior masculino da II Divisão, os prosélitos da modalidade, vão poder testemunhar na capital da província, um basquetebol de primeira -água.                                             
SVD - CUITO