Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnicos aplaudem iniciativa da federao

Melo Clemente - 27 de Maio, 2019

Toda a aco de formao sempre bem - vinda

Fotografia: Antnio Soares | Edies Novembro

A acção de refrescamento dirigida a treinadores levada a cabo pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), à margem da primeira edição da AfroLiga, foi vivamente aplaudida pelos participantes.
Apesar da FAB  falhar na comunicação, ainda assim, o evento que decorreu no Pavilhão Arena do Kilamba contou com mais de três dezenas de treinadores, dos mais diversos escalões.
O Seleccionador Nacional dos hendecacampeões africanos da “bola ao cesto”, o norte-americano Will Voigt  foi o prelector da referida acção de refrescamento, que contou com a supervisão de membros da NBA.
O bloqueio directo dominou sem sombras de dúvidas, à acção de refrescamento, que esteve virado, essencialmente,  para os aspectos defensivos.
Gerson Bétel, técnico ligado aos escalões de formação do Atlético Petróleos de Luanda  e que foi bastante interventivo, considera que acções do género devem ser contínuas.
“Toda a  acção de formação é sempre bem - vinda. É com este espírito que decidi participar dela. Falamos, basicamente,  dos aspectos defensivos, com particular realce para o bloqueio directo. Penso que a direcção da Federação está de parabéns, por ter levado à cabo,  mais uma acção de formação”, disse.
Mário Belarmino Chipongue, antigo internacional angolano, hoje ligado aos quadro de treinadores do Atlético Petróleos de Luanda, valorizou a presença dos seus colegas.
 “Foi um curso bastante proveitoso. Portanto, saímos daqui  com mais imputes, no sentido de potenciar os nossos jovens jogadores”.
Entretanto, o mesmo pensamento foi partilhado pelo técnico Fernando Sapalo, do Grupo Desportivo Interclube.
Dos técnicos que participaram da acção formativa, o destaque para Paulo Jorge Rebelo de Macedo, Apolinário Paquete, Elvino Dias, Benjamim Âvo, Lazare Adingono, Walter Costa, Miguel Timóteo Pontes Lutonda, Victor Rafael de Carvalho, para além de Isabel Francisco, antiga base da Selecção Nacional sénior feminina e do 1º de Agosto, ela que por sinal, foi a única representante do sexo feminino.