Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tira-Teimas na bola ao cesto

Melo Clemente - 19 de Abril, 2013

Segunda mão da Taça de Angola promete despique renhido

Fotografia: Jornal dos Desportos










Corrigidos os erros cometidos no desafio da primeira mão, partida disputada no Pavilhão do Dream Space, em Viana, o técnico português ao serviço do Libolo, actual campeão nacional em título, Luís Magalhães, promete uma equipa forte capaz de contrapor aos argumentos da equipa do Eixo-viário.
Apesar de reconhecer o potencial dos vice-campeões africanos, o comandante do representante da vila de Calulo está esperançado numa boa prestação do seu conjunto, que está disposto em forçar uma finalíssima.

Alegria e boa disposição marcaram a penúltima sessão de treino dos actuais campeões nacionais. No seio dos jogadores e da equipa técnica não se fala noutra coisa senão no triunfo, logo mais, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, recinto que pode registar uma enchente.
O internacional angolano, Olímpio Cipriano, extremo base, atleta que esteve em destaque na formação do Libolo no prélio da primeira mão, está totalmente recuperado, depois de ter-se queixado de algumas dores no final do encontro, fruto de uma queda que sofreu.

O tri-campeão africano vai seguramente fazer parte do cinco inicial do português Luís Magalhães, onde deverão ainda constar Roberto Fortes, Sydnei Lima, atleta de dois metros e 15 centímetros de altura, 120kg, Domingos Bonifácio e Tommie Addie. Moralizados com o triunfo da primeira mão, os petrolíferos da capital, orientados tecnicamente pelo camaronês Lazare Adingonou, pretendem repetir a proeza do desafio da última terça-feira.
Manuel “Gi”, um dos adjuntos de Lazare Adingonou, apesar de reconhecer as qualidades do seu opositor de logo mais, não escondeu o desejo de vergar esta noite o Recreativo do Libolo e, consequentemente, conquistar o primeiro troféu da temporada 2012/2013.

Clinicamente, o conjunto respira saúde, facto que deixa mais tranquila a equipa técnica do Atlético Petróleos de Luanda, que assim vai poder contar com todas as suas unidades.
Depois do brilharete proporcionado por Carlos Morais, atleta que na primeira mão marcou nada mais, nada menos, do que 42 pontos, em 46 minutos e 56 segundos, o internacional angolano será alvo de marcação impiedosa por banda dos libolenses que estão dispostos e forçar uma finalíssima.
À semelhança do desafio da primeira mão, espera-se que a parida desta noite seja jogada sob o signo do equilíbrio. Entretanto, a equipa que explorar convenientemente os erros do seu adversário vai seguramente chamar a si a vitória.


INDICAÇÃO

Manuel da Silva assume selecção de sub-16

O técnico adjunto do Atlético Petróleos de Luanda, Manuel da Silva “Gi”, vai doravante assumir os destinos da Selecção Nacional de basquetebol masculino, na categoria de Sub-16, que este ano vai disputar o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer em Julho em país a indicar pela Fiba-Afrique.
Para o Afrobasket de 2013, o seleccionador convocou 22 jogadores, que ontem mesmo se apresentaram nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.

Os trabalhos de preparação devem arrancar nos próximos dias, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e o Futebol Clube Vila Clotilde foram as formações que forneceram o maior número de atletas.
Eis os 22 atletas convocados: Cristiano Gomes, Sílvio Sousa, Bruno Fernando, Milton Valente e Aides Goubel (1º de Agosto), Edilson Bernardo, Daniel Manuel, Alexandre Jungo e Caleb Ntotila (Vila), Cristiano Xavier, Cley Capanga, Valdir Manuel e Avelino Dó (Atlético Petróleos de Luanda), Dalton Paulo, Teodoro Elário e Adérito Almeida (Interclube), Quintino Kambundo e Gerson Mamona (Progresso), Moisés César (Sporting do Bié), Alberto da Costa (Sporting de Benguela), António Silvanio (Desportivo da Huíla) e Sílvio Constantino (Petro do Huambo).


RANKING

I Edição ( 1985) - 1º de Agosto
II Edição ( 1986) - 1º de Agosto
III 1987 - 1º de Agosto
IV 1988 - 1º de Agosto
V 1989 - Dínamo
VI 1990 - Petro de Luanda
VII 1991 - Petro de Luanda
VIII 1992 - 1º de Agosto
IX 1993 - ASA
X 1994 - Petro de Luanda
XI 1995 - 1º de Agosto
XII 1996 - Petro de Luanda
XIII 1997 - Petro de Luanda
XIV 1998 - Petro de Luanda
XV 1999 - ASA
XVI 2000 - Petro de Luanda
XVII 2001 - Petro de Luanda
XVIII 2002 - 1º de Agosto
XIX 2003 - 1º de Agosto
XX 2004 - Petro de Luanda
XXI 2005 - 1º de Agosto
XXII 2006 - 1º de Agosto
XXIII 2007 - Petro de Luanda
XXIV 2008 - 1º de Agosto
XXV 2009 - 1º de Agosto
XXVI 2010 - Recreativo do Libolo
XXVII 2011 - Recreativo do Libolo
XXVIII 2012 - 1º de Agosto
XXIX - ?


NBA
LA Lakers alcançam
apuramento


Depois de todas as lesões que atormentaram a temporada dos LA Lakers - a mais recente sendo da principal estrela, Kobe Bryant - os californianos sabem que vão ao playoff, mesmo antes de disputar o último jogo da fase regular.
Tudo porque os Utah Jazz, equipa com quem a formação de LA lutava pelo último posto na fase a eliminar, perderam ontem, em Memphis, por 86-70, deixando assim caminho livre para a equipa de Mike D'Antoni para assegurar já o apuramento.

Fica ainda em aberto a possibilidade de a formação de Los Angeles acabar em sétimo, precisando para tal de vencer na recepção aos Houston Rockets.
Para já estão definidos os seguintes encontros no playoff:
Conferência Este: Miami-Milwaukee, New York-Boston, Indiana-Atlanta;Brooklyn-Chicago.
Conferência Oeste- LA Clippers-Memphis.