Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio saúda dia da modalidade

Hélder Jeremias - 24 de Maio, 2013

Prova devia contar com a participação da selecção nacional de Moçambique

Fotografia: Jornal dos Desportos

Futebol Clube Vila Clotilde e Clube Universidade Lusíada medem forças hoje, a partir das 18h00, no pavilhão anexo número dois da Cidadela Desportiva, duas horas depois do ASA defrontar o Sporting de Benguela, em partidas pontuáveis para a primeira jornada do torneio nacional “18 de Maio”, alusivo ao dia do basquetebol, a decorrer até domingo.

Organizado pela Federação Angolana de Basquetebol, o evento tinha como propósito preparar a selecção de Esperanças, com vista à disputa do Torneio da Lusofonia, marcado para Novembro deste ano, em Doha, mas a composição dos participantes foi alterada devido à indisponibilidade da selecção de Moçambique.

De acordo com a secretária-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Isabel Major, o facto da equipa moçambicana não poder corresponder ao convite formulado por Angola, levou a direcção do órgão reitor da modalidade a incluir o Sporting Clube de Benguela.

A responsável reconhece que a participação de Moçambique e da selecção de esperanças podia dar maior competitividade ao certame, mas está certa de que as quatro equipas estão à altura de proporcionar momentos de bom basquetebol aos amantes da modalidade, numa altura em que a maior competição doméstica chegou ao fim.

“As condições estão criadas para que, na hora indicada, o torneio em homenagem ao basquetebol comece a ser disputado. A questão de prémios não é a mais importante, pois o objectivo é mantermos a dinâmica do basquetebol, uma vez terminada a época desportiva, mas tudo foi acautelado”, garantiu.

Questionada sobre as ilações sobre o nível de basquetebol praticado pelos atletas nacionais no Bai Basket, Isabel Major foi pragmática ao dizer que o facto do vencedor da prova só ser encontrado a duas jornadas do fim do Nacional espelha bem o equilíbrio entre as equipas que disputaram a última fase, o que pressupõe que os jogadores estiveram em boa forma desportiva.

“Qualquer um dos atletas mostrou estar dotado de níveis técnicos que reflectem a qualidade do basquetebol que se pratica no nosso país, mas isto é um processo que continua até à formação da equipa que vai competir no Afrobasket de Abidjan 2013”, disse Isabel Major. 


Cadeiras de rodas
Nacional realiza fase das classificativas


A IX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas, que decorre no Cuito, desde 17 de Maio, entra hoje na fase de disputa das classificativas do sexto ao 12º lugar. No primeiro dos desafios, para apuramento do 11º e 12º classificados, batem-se a partir das 8h30, no pavilhão do Sporting do Bié, na cidade do Cuito, o Misto da Lunda-Sul e o seu confrade do Uíge.

Para as classificativas do 9º e 10º posto deste “Nacional”, o Misto de Benguela mede forças no mesmo recinto, às 9h50, com o Misto do Kwanza-Norte.
Nas outras partidas, referentes à disputa do sétimo ao oitavo lugar e do quinto ao sexto, o Misto do Huambo defronta às 11h00 o seu confrade de Malange, ao passo que o Centro de Reabilitação Física de Viana enfrenta o Misto do Kwanza-Sul, às 12h00.

Interpelado ontem pelo Jornal dos Desportos sobre a competição, Lino Chimuco, coordenador, destacou o nível da organização, louvando o governo do Bié pelo apoio incondicional prestado e sobretudo pelo êxito alcançado.

O responsável do Comité Paralímpico Angolano felicitou também a acção de formação teórica e prática dada no âmbito deste Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas pelo sul-africano Charles Saunders a árbitros e treinadores. Charles Saunders, que exerce as funções de director executivo da Federação Internacional de Basquetebol em cadeiras de rodas, chegou a apitar dois dos jogos deste campeonato, que tem o seu término marcado para domingo.

Na última jornada da primeira fase da prova, disputada quarta-feira, registaram-se os seguintes resultados: Centro de Reabilitação Física de Viana (32) – Kabuscorp de Cabinda (62), Misto do Uíge (32) – Misto do Huambo (43) e Misto de Benguela (31) – Misto do Moxico (45), para a Série A. Para a Série B, registaram-se os seguintes resultados: Complexo Desportivo da Cidadela (80) – Misto do Kwanza-Norte (27) e Misto do Bié (42) – Misto de Malange (12).
Sérgio V. Dias, no Cuito


No Cuito
Meias-finais da prova
têm jogos aliciantes


As meias-finais desta IX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas reservam dois duelos aliciantes. Complexo Desportivo da Cidadela – Misto do Bié e Centro de Reabilitação Física de Viana – Kabuscorp de Cabinda, que ostenta a coroa de campeão em título, são as partidas.

Quer no primeiro desafio, marcado para as 16h00 de hoje, no Pavilhão do Sporting do Bié, quer o segundo, para as 17h50, no mesmo recinto, antevê-se uma disputa renhida, a julgar pelos argumentos dos contendores. Nota de realce neste Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas, que cumpriu ontem a sua primeira pausa, para o número de concretizações em termos de cestos apontados.

Até à disputa da derradeira jornada da primeira fase da competição, registou-se uma marca de 2.013 cestos, facto que demonstra quão eficientes têm sido os jogadores neste campeonato em termos de concretizações. Nas anteriores edições, segundo o coordenador da actual prova, Lino Chimuco, a média nunca tinha passado para lá dos 600 cestos convertidos, como já aqui anunciámos em primeira mão neste jornal. SVD


NBA
Vinny del Negro deixa os Clippers


Vinny del Negro deixou o comando técnico dos LA Clippers. A formação de Los Angeles anunciou esta quarta-feira que não vai renovar o contrato do treinador que guiou, esta temporada, a equipa ao seu máximo de vitórias numa fase regular, com 56 triunfos. Contudo, a eliminação na 1.ª ronda do play off, frente aos Memphis Grizzlies, acabou por ser decisiva para o fim de uma ligação de três épocas, onde conseguiu um registo de 128 vitórias contra 102 derrotas. Recorde-se que os Clippers chegaram a estar a vencer por 2-0 nesta série mas sofreram quatro desaires consecutivos que ditaram o fim prematuro da temporada. Os Clippers agradeceram o contributo de Del Negro e anunciaram que a procura de um novo treinador já está em marcha.


BREVES

LeBron dá vitória ao Miami Heat

Um ataque ao cesto de LeBron James, em cima do apito final do prolongamento, valeu na última madrugada a vitória dos Miami Heat sobre os Indiana Pacers, por 103-102, no primeiro jogo da final da Conferência Este da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA). James terminou com extraordinário triplo-duplo (30 pontos, dez ressaltos e dez assistências), numa partida muito equilibrada (as duas equipas estiveram empatadas no marcador em 18 ocasiões).


Mike Krzyzewski regressa aos EUA
Depois de ter anunciado a saída em Fevereiro passado, Mike Krzyzewski voltou com a palavra atrás e vai continuar no comando da selecção dos Estados Unidos, com contrato válido até 2016. “Krzyzewski aceitou regressar e não posso estar mais satisfeito e entusiasmado. Ele era e continua a ser o homem certo para treinar a equipa nacional”, afirmou Jerry Colangelo, presidente do USA Basketball.