Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

"Victorino Cunha" vai revelar reforços

Manuel Neto - 05 de Outubro, 2017

O 1º de Agosto com quatro troféus, é o que detém mais vitórias.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A nona edição do torneio Victorino Cunha, em basquetebol sénior masculino, arranca na  quinta-feira, em Luanda, com os quatro concorrentes a apresentarem os seus reforços para a temporada 2017/2018 da modalidade no país.
Além do clube organizador, o 1º de Agosto, disputam o quadrangular as formações do Petro de Luanda, Interclube e Recreativo do Libolo, detentor do título, competição que abre a nova época basquetebolista.
As equipas candidatas ao título, vão apresentar os seus principais reforços, o Recreativo do Libolo efectua um estágio pré-competitivo em Portugal, formação que mais jogadores contratou.
O representante da província do Cuanza- Sul, contratou Reggie Moore, Pedro Bastos, Teotónio Dó e Hermenegildo Bunga, provenientes do Petro de Luanda.
Em relação ao 1º de Agosto, Eduardo Mingas é o nome mais sonante, para a equipa do treinador Paulo Macedo, que vai contar ainda com Leandro Conceição (ex - Galitos de Portugal), Sebastião Quicuambi (ex - Atlético Sport Aviação) e Adilson Ramos (ex - Interclube).
O antigo treinador Victorino Cunha conduziu a selecção de Angola, aos seus três primeiros troféus continentais, em seniores masculino. Hoje, já são 11, que colocam o país na liderança isolada do \"ranking\" africano. Em segundo lugar, estão Senegal e Egipto, com cinco cada.
Actualmente fora das quadras, o técnico é consultor do ministro da Juventude e Desportos e é instrutor da Fiba - África. Antes, orientou o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, e esteve na origem da carreira de vários internacionais angolanos, com particular destaque para Jean Jacques da Conceição, a maior referência do basquetebol angolano, único africano no Hall da Fama da FIBA.
A nível internacional, de registar que sob orientação de Victorino Cunha, a selecção angolana venceu a similar de Espanha, nos Jogos Olímpicos de 1992, por 20 pontos de diferença. Nesse evento, realizado em Barcelona, Angola foi a primeira selecção a defrontar os EUA, integrados por jogadores da NBA.
O 1º de Agosto com quatro troféus, é o que detém mais vitórias.