Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vila Clotilde e Crisgunza voltam s quadras

Juscelino da Silva - 23 de Julho, 2018

Vila Clotilde volta a desafiar equipas grandes

Fotografia: Arimateia Baptista | Edies Novembro

Vila Clotilde e Crizgunza voltam à fina flor do basquetebol nacional sénior masculino, depois de terem sido rebaixadas no final da época do Unitel-Basket 2017-2018. A participação da selecção nacional nas seis janelas FIBA qualificativas ao Campeonato do Mundo a decorrer na China em 2019 obrigou a Federação Angolana da modalidade a cancelar a realização do campeonato nacional de segunda divisão.
A selecção nacional tem uma agenda apertada que obriga sacrifícios aos clubes. Além das janelas FIBA, vai participar dos torneios do Dia do Herói Nacional em Setembro e da Independência Nacional em Novembro. Para o sucesso dos hendecampeões africanos, a abertura da época desportiva 2018-2019 está agendada para 15 de Setembro próximo, contrariamente às épocas anteriores, em que ocorria em Novembro.
A FAB antecipou o campeonato nacional sénior masculino e ficou sem espaço para organizar o evento qualificativo ao Unitel Basket. Assim, Vila Clotilde e Crizgunza estão habilitados a permanecer no grupo com o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Sport Libolo e Benfica, Atlético Sport Aviação, Interclube, Marinha de Guerra, Universidade Lusíada e Academia Helmarc.
O Jornal dos Desportos apurou que os moldes de disputa mantém-se. Os clubes têm um mês e meio para \"afinarem\" os sectores. Vila Clotilde e Crizgunza têm a obrigação de fazer o melhor nessa época sob pena de serem afastadas no final da época.
O secretário geral da FAB, Nelson Sardinha, fez saber que as equipas têm uma época \"muito intensa\". As duas competições (Unitel-Basket e Taça de Angola) em simultâneo implica um volume acrescentado de jogos em pouco tempo de recuperação.