Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Yanick disponível a partir de Julho

25 de Junho, 2015

Os campeões africanos começaram a trabalhar segunda-feira, em Luanda. O Afrobasket vai decorrer de 19 a 30 de Agosto na Tunísia.

Fotografia: José Cola

O poste angolano da Universidade Metodista dos Estados Unidos, Yanick Moreira, afirmou que vai estar disponível para  juntar-se à Selecção Nacional provavelmente no inicio de Julho, dada a preparação para o Afrobasket2015. Em entrevista à Angop, o jogador de 24 anos de idade, ao reagir  à chamada do seleccionador nacional, Moncho Lopez, explicou que aguarda o resultado do draft que vai ter lugar no dia 25, onde vão ser escolhidos jogadores para representar equipas da NBA,  ele é um dos candidatos, uma vez que efectuou testes em algumas formações.

Desse modo, provavelmente só depois do dia 25 o atleta deve estar livre para  juntar-se à Selecção Nacional. “Não consigo precisar uma data, mas acredito, que talvez na primeira semana de Julho possa  estar já em Luanda”, adiantou para realçar  que vai estar totalmente disponível para o “cinco” angolano. “É um orgulho representar a minha selecção, por isso, sempre que for chamado vou responder positivamente e mostrar o meu valor. Estarei sempre a disposição do técnico”, frisou.

Sobre os convocados, Yanick Moreira disse que é um grupo forte e que o seleccionador vai encontrar muitas dificuldades na escolha dos 12. Sublinhou, que espera que todos estejam bem, particularmente as principais referências, para poder ajudar Angola a conquistar mais um título africano e  qualificar-se para os Jogos Olímpicos.

Por outro lado, o jogador de 2,11 metros afirmou que espera melhorar a sua performance, comparativamente à participação no Mundial de 2014. “No ano passado joguei pouco por causa das lesões, este ano já estive melhor, mesmo sem fazer uma grande temporada,  espero melhorar ainda mais ao serviço da selecção”, acrescentou. Os campeões africanos começaram a trabalhar segunda-feira, em Luanda. O Afrobasket vai decorrer de 19 a 30 de Agosto na Tunísia.

Transferência
Grandes do BIC Basket
namoram Yanick Moreira


As principais equipas do Campeonato Nacional de Basquetebol (BIC Basket), designadamente, o 1º de Agosto, Libolo e Petro de Luanda, mostraram interesse na contratação do poste angolano Yanick Moreira, informou à Angop o próprio jogador a actuar numa universidade dos EUA. Sem adiantar  pormenores, o poste da Universidade Metodista de Dallas (Estados Unidos) disse  que foi contactado, mas preferiu fechar-se com a máxima “o segredo é a alma do negócio”.

No entanto, referiu que o regresso à Angola não está nas suas prioridades,  depois dos EUA a segunda opção é a Europa. Neste momento o jogador aguarda pelo resultado nas escolhas do draft, agendado para dia 25. Yanick destacou-se no Mundial de Espanha, em 2014, ao apontar 38 pontos num único jogo. Faz parte da pré-selecção convocada para o Campeonato Africano (Afrobasket2015) a ser disputado na Tunísia de 19 a 30 de Agosto.

Com 24 anos de idade, 2,11 metros, o poste angolano Yanick Moreira tem como principal objectivo a entrada na Liga norte-americana de basquetebol (NBA), mas na eventualidade de falhar a pretensão o jogador vai optar por campeonatos europeus. Em entrevista à Angop, onde abordou a presença na Selecção Nacional e o seu futuro nos Estados Unidos, onde representa a Universidade Metodista de Dallas, o basquetebolista informou, que termina sua formação académica este ano e que se falhar o ingresso na NBA, vai representar uma equipa europeia, e adiantou  que já recebeu convites de Espanha. “A minha segunda opção será a Europa. Há equipas interessadas nos meus préstimos, das quais algumas espanholas”, referiu sem adiantar mais pormenores.