Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Yanick Moreira falha Belgrado

18 de Junho, 2016

Internacional angolano solicitou dispensa para tratar de assuntos pessoais

Fotografia: Jornal dos Desportos

O internacional angolano,Yanick Moreira, poste, foi afastado da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculino, que projecta a participação no torneio pré-olímpico de Belgrado, de 04 a 10 de Julho, prova selectiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, competição a decorrer em Agosto.

O facto foi dado a conhecer ontem, pelo seleccionador nacional, Carlos António Dinis, logo após a última sessão de treinos da semana, realizada no Pavilhão Victorino Cunha, sob olhar atento do presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira.

O novo comandante dos hendecacampeões africanos limitou-se a anunciar o afastamento do poste, que na última temporada militou no Múrcia de Espanha, sem no entanto, avançar os motivos que estiveram na base do seu afastamento do grupo, que concluiu ontem a primeira semana de preparação.

O Jornal dos Desportos apurou de fonte segura, que as ausências sistemáticas nas sessões de treino "obrigou" o seleccionador nacional a abdicar dos préstimos do jovem jogador.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Tony Sofrimento, secretário-geral do órgão reitor da modalidade no país, afirmou que o poste Yanick Moreira solicitou dispensa dos trabalhos da pré-selecção nacional.

"Como sabem o atleta está a tratar de assuntos pessoais e como tal, solicitou dispensa dos trabalhos da pré-selecção nacional", disse.

Os atletas que militam nos Estados Unidos da América, nomeadamente, Sílvia Sousa e Bruno Fernando, ambos campeões africanos de sub-16, em 2013, devem chegar a Luanda, nas próximas horas.

Entretanto, ao contrário do que estava inicialmente previsto, o combinado nacional não segue viagem esta noite para Espanha, mas concretamente, na cidade de Madrid, local escolhido pelo seleccionador nacional para efectuar o estágio pré-competitivo, antes de rumar para o local da competição.
Razões burocráticas estão na base do adiamento da viagem da selecção, segundo fez saber Tony Sofrimento, secretário-geral da FAB.

"Infelizmente, a selecção não viaja amanhã (hoje), por razões burocráticas. Estamos a trabalhar para que o grupo possa viajar na quinta-feira", assegurou Tony Sofrimento.

Ontem, os pupilos de Carlos António Dinis, concluíram a quinta e última sessões de treino da semana. O grupo folga hoje e amanhã, regressando na segunda-feira a fim de dar seguimento ao trabalho de preparação.

Carlos António Dinis enalteceu o processo de assimilação da rapaziada, que continua com performances elevadas a nível da componente física.

"Creio que foi uma semana extremamente positiva, em que incidimos mais na componente física. O campeonato nacional terminou, recentemente, e os jogadores estão em plena forma. Vamos trabalhar no sentido de consolidar alguns processos", disse.
 
 Com o afastamento de Yanick Moreira, o grupo ficou reduzido a 17 atletas: Gerson Gonçalves, Leonel Paulo e Reggie Moore (Petro de Luanda), Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Islando Manuel e Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Valdelício Joaquim, Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Roberto Fortes (Libolo), Gerson Domingos (Interclube), Yanick Moreira (Múrcia de Espanha), Bruno Fernando, Sílvio Sousa e Valdir Manuel (American School).