Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Yanick procura lugar nos Raptors

Melo Clemente - 29 de Setembro, 2016

Poste angolano tem poucas hipóteses de ingressar na formação dos Raptors segundo a NSPN

Fotografia: M.Machangiongo

O internacional angolano, Yanick Moreira, poste de 25 anos de idade, dois metros e onze centímetros de altura, 100kg, figura na lista dos dezanove atletas da formação dos Toronto Raptors, visando a temporada desportiva 2016/2017 da Liga Norte-Americana de Basquetebol, a famosa NBA.

Dos dezanove atletas que  constam no site da formação canadense para a nova época desportiva que se avizinha, catorze têm já assegurada a respectiva presença para a temporada 2016/2017.

Trata-se de Bruno Caboclo, DeMarre Carroll, DeMar DeRozan, Cory Joseph, Kyle Lowry, Lucas Nogueira, Patrick Patterson, Jakob Poeltl, Norman Powell, Terrence Ross, Pascal Siakam, Jared Sullinger, Delon Wriht e Jonas Valanciunas, este último que representou as cores da Lituânia nos XV Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, competição vencida pelos Estados Unidos da América.

Entretanto, o décimo quinto jogador que vai completar o plantel da única equipa que não faz parte do território norte-americano mas, compete na melhor Liga do Mundo, vai sair do "sexteto" constituído por Brady Heslip, E.J. Singler, Jarrod Uthoff, Fred VanVleet, Drew Crawford e o angolano Yanick Moreira.

Dos atletas acima referenciados, Brady Heslip, canadiano de nacionalidade, é o mais cotado para preencher o décimo quinto lugar da formação dos Toronto Raptors, de acordo com a NSPN.

Deste "sexteto", quatro deles têm garantia salarial, nomeadamente, Brady Heslip, E.J. Singler, Jarrod Uthoff e Fred Van Vleet, ao passo que o norte-americano Drew Crawford e Yanick Moreira estão sem garantia salarial, estando o internacional angolano protegido com uma quantia de Usd 543, 471.
Ainda de acordo com a NSPN, os atletas preteridos poderão disputar a D-league.

Destaque ainda para a presença do camaronês, Pascal Siakam, de 25 anos de idade, que à semelhança do poste angolano, Yanick Moreira, luta por uma vaga na formação do Canadá.

Yanick Moreira, poste que brilhou ao serviço da Selecção Nacional, na 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014, tendo anotado 38 pontos na vitória do combinado nacional sobre a sua congénere da Austrália, por 91-83, quebrando o recorde de pontuação da fase preliminar da referida competição (pertencia ao espanhol Pau Gasol 33 pontos), tornou-se no quinto jogador angolano a tentar ingressar na NBA.

O antigo internacional angolano, Gerson Monteiro, foi o primeiro jogador que tentou ingressar na maior Liga do Mundo, isto em 2004, pela via dos San Antonio Spurs, depois de ter realizado uma campanha sensacional nos Jogos Olímpicos de Atenas, Grécia, ao serviço do Selecção Nacional.

Ainda no mesmo ano, isto é em 2004, mais um atleta angolano tentou a sua sorte, na formação dos Dallas Mavericks. Trata-se de Víctor Muzadi.
O extremo base Olímpio Cipriano também tentou a sua "aventura", por via da formação dos Detroit Pistons, ao passo que Carlos Morais, atleta que se transferiu este ano para o basquetebol português (Sport Lisboa e Benfica), tentou sem sucesso o ingresso na NBA, curiosamente, pela equipa do Toronto Raptors, em 2015.

PERCURSO
De 2008 a 2011, Yanick Moreira representou as cores do  1º de Agosto, antes de se mudar para os Estados Unidos para participar de South Plains College. Depois de jogar duas temporadas com a South Plains, o jovem atleta se transferiu para Southern Methodist University, onde se formou em 2015.

Depois de passar undrafted na NBA Draft 2015, Moreira entrou para o Los Angeles Clippers para o 2015 NBA Summer League. Em Setembro de 2015, ele foi descartado por quatro a seis semanas, devido a uma ruptura do ligamento menor no seu pé esquerdo.

A  29 de Novembro, 2015, ele assinou com Rouen Métropole de França. Em Abril de 2016, ele deixou Rouen e assinou com o Atlético Petróleos de Luanda. Mais tarde, ele foi emprestado ao clube espanhol UCAM Murcia para o resto da temporada 2015-16 ACB.

Em Julho de 2016, Moreira entrou para o Toronto Raptors para o 2016 NBA Summer League. A 11 de Agosto, 2016, ele assinou com os Raptors.