Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Yanick refora grupo na Espanha

Melo Clemente - 10 de Setembro, 2018

Melhor marcador da Seleco Nacional integrou ontem os trabalhos do grupo que estagia em Espanha

O internacional angolano, Yanick Moreira, integrou ontem os trabalhos da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, que cumpre a etapa derradeira do estágio pré-competitivo no Reino de Espanha, visando a quarta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo da China, em 2019, prova a decorrer de 14 a 16 do mês em curso, na Tunísia.
Com a integração do poste que milita actualmente no Paok da Grécia, o seleccionador nacional tem o grupo completo para definir os doze embaixadores que vão representar as cores do país, na quarta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo.
Melhor artilheiro do combinado nacional, com 188 pontos marcados, sendo setenta (70) anotados durante a disputa da primeira e terceira janelas, e quarenta e oito (48) pontos marcados no torneio da China, trabalhou sem qualquer limitação, para a satisfação do seleccionador nacional, o norte-americano, Will Voigt, que tem a espinhosa missão de qualificar o país pela oitava vez numa fase final de uma Copa do Mundo, competição que em 2019 contará com a participação de 32 nações, contra 24 das edições anteriores.
Depois de ter brilhado ao serviço do cinco nacional, no Mundial de 2014, prova disputada no Reino de Espanha, tendo anotado 38 pontos, na vitória sobre o seleccionado da Austrália, por 91-83, Yanick Moreira, passou a ser uma das peças mais importante da Selecção Nacional, onze vezes campeã africana.
Aliás, o antigo poste do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1ºde Agosto), é nesta altura um dos poucos totalistas do cinco nacional para a campanha República Popular da China.
Entretanto, o combinado nacional cancelou o amistoso de ontem, diante da similar da Andorra, naquele que seria o quarto jogo de controlo dos hendecacampeões africanos, tendo em vista da disputa da quarta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo da China.
No Reino de Espanha, os hendecacampeões africanos já realizaram três jogos de controlo, somando duas derrotas contra apenas um triunfo.
A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos perdeu diante das formações do Barcelona e Basconia, por 67-95 e 61-73, respectivamente.
Os hendecacampeões africanos conseguiram a sua primeira vitória no estágio que efectuam em Espanha, frente a equipa  do Força Lleida, por 72-68.
Com o aproximar da data do embarque para a capital tunisina, Tunis, o seleccionador nacional vai definir nas próximas horas os doze jogadores que vão representar o combinado nacional na quarta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2019.
Angola figura no Grupo E, juntamente com a Tunísia, Camarões, adversário de estreia na sexta-feira, Marrocos, Egipto e Chad, respectivamente.
Tunísia lidera o Grupo, com 12 pontos, seguido dos Camarões e Angola, ambos com dez pontos cada. Egipto e Marrocos estão nas posições imediatas, ambos com nove pontos cada, ao passo que o Chad ocupa a cauda da tabela classificativa, com oito pontos.
Já o Grupo F e composto pelas selecções da Nigéria (12 pontos), Senegal (11), República Centro Africana (9), Rwanda (9), Costa do Marfim (8) e Mali (8).
Transitam para a fase final da Copa do Mundo da China as duas primeiras classificadas de cada grupo e o terceiro melhor classificado.