Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

(Quero ascender a categoria de snior)

Textos: Manuel Cardoso | Foto: Jos Soares - 09 de Setembro, 2009

Zeferino Nambi começou a jogar futebol, no seu bairro aos sete anos. Jogou ao lado de Paulito (Santos FC), Biorla (1º de Agosto), HP, Avozinho, Dé, Djaminha, e tantos outros, em 2001.
O jovem futebolista que ficou parado, em 2002, por motivo de doença (paludismo),
conta que em 2003, começou a treinar no Otrack, e os seus pais não queriam que ele jogasse futebol, e enviaram-no para província do Bié, para lá estudar.
Contudo, ele continuou a jogar futebol na província do Bié, participou na taça juventude, tendo jogado em três equipas da cidade, nomeadamente, Benfica do Cantiflas, Fátima FC e Atrick. Os referidos torneios eram organizados para ocupar os tempos livres da juventude, na pessoa do professor Jacinto, organizador do certame. O jogador conta que voltou a jogar pelo Fátima FC, equipa adstrita a Igreja Católica. Ele era cobiçado por vários clubes da província, devido as suas qualidades futebolísticas. Ainda assim, Zeferino Nambi em terras do Bié, voltou a jogar no Atrick, através do seu técnico Piti, onde fez um bom campeonato, e foi o melhor marcador, em 2007. Fruto do seu bom empenho no futebol, técnicos de futebol da província, aconselharam-no a ir para Luanda, tentar a sorte numa das equipas de Luanda, devido as suas qualidades futebolísticas.
No prosseguimento dos estudos, em Dezembro de 2007, transferiu-se para Luanda. Os seus familiares, fizeram-lhe uma proposta, perguntando, qual o seu maior sonho. O que ele respondeu: o meu maior sonho é ser jogador de futebol, no Interclube ou no 1º de Agosto.
Foi assim que, em 2008 fez um teste no Interclube e ficou apurado. Conta o jovem que ficou satisfeito, pelo facto de ter passado no teste, passando a fazer parte da equipa de júnior da Policia. Por lá, segundo o ponta de lança do Interclube encontrou bons pontas de lanças na equipa, no qual disputavam o mesmo lugar, com Moço e Nelito, respectivamente.

Quer jogar nos Palancas Negras

Zeferino Nambi estreiou-se no Interclube contra o Kabuscorp do Palanca, onde fez um bom jogo. O jovem jogador de futebol do Interclube sonha ascender a sénior e continuar a jogar pelo clube que o formou.
Acrescentou que pretende vestir a camisola dos Palancas Negras. ( É orgulho de qualquer jogador fazer parte da selecção nacional de seu País), disse.
O jovem ponta de lança afirma que nos seus tempos livres, diverte-se com vídeo game (play station). Disse ainda que gosta de ver como é que os ponta de lanças, jogam nos clubes, por exemplo, Samuel E`too (Barcelona), Fernandes Torres (Liverpol). (Vejo como eles marcam os golos, inspiro-me das qualidades deles), sublinhou.
O jovem futebolista do Interclube diz que o seu prato preferido é feijoada com todos, sumos naturais é sua bebida preferida. Sabe cozinhar, e o prato que gosta confeccionar é o composto. O cantor Leonardo é o seu preferido, e as suas músicas mexem com ele.