Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

A "tríplice coroa" do atletismo chinês

02 de Abril, 2010

Liu Xiang conquistou ouro nos Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo

Fotografia: Reuters

Aos 28 anos de idade, Liu Xiang tem recebido conselhos de compatriotas para que a sua vida privada seja completa com uma "cara-metade". As razões dos conselhos estão relacionadas com o sétimo lugar obtido no campeonato do Mundo realizado em Doha, Qatar, no pretérito mês de Março, na especialidade de 60 metros/barreira, dois anos depois de se livrar da lesão contraída nos Jogos Olímpicos de Beijing, China, em 2008.

Para os chineses, o sétimo lugar em Doha é uma humilhação ao país de Mao Tse Sung, atendendo o potencial desportivo. Perante ao "pedido" do público, o pai de Liu Xiang associou-se à voz da razão e "clamou" ao filho para que num curto espaço de tempo arranjasse uma namorada. Afinal, o afecto e o carinho de uma mulher é “muito especial e importante". Quem é Liu Xiang? Em língua oficial chinesa, o mandarim, Xiang significa "subir". Liu nasceu para subir as barreiras nas pistas e atingir o céu.

É um chinês que consta do grupo dos 100 atletas olímpicos mais famosos da actualidade e a sua especialidade é barreira e tem 28 anos de idade. Quando conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, as vozes dos locutores tornaram-se alarme em todo o mundo. Poucas pessoas tinham ouvido falar do atleta "misterioso" e muito menos sabiam pronunciar o nome próprio.

Antes do Jogo Olímpico de Beijing, Liu Xiang em companhia de Yao Ming foram os "garotos-propagandas" da poderosa selecção olímpica chinesa. Um dos maiores desejos dos chineses nos Jogos Olímpicos de Beijing era a conquista de ouro por Liu Xiang, tido como a referência do atletismo local. E para controlar a performance do atleta, o Ministério dos Desportos Chinês colocou três médicos à disposição de Liu. Houve mesmo quem havia afirmado que se tivesse falhado a conquista de ouro, todas as anteriores conquistas deixariam de fazer sentido.

Afinal, quão é Liu Xiang importante para a nação chinesa? Uma companhia de seguros valorizou as pernas do velocista chinês em 13,5 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 1,3 mil milhões de kwanzas). O ex-campeão do mundo britânico, Colin Jackson, havia afirmado que "na China, Liu Xiang é tão famoso quanto o Primeiro-Ministro do governo local". A pressão colocada ao atleta para a conquista da medalha de ouro foi muito forte, tornando-lhe a competição num “inferno”. Lui Xiang não disputou a esperada corrida nos Jogos Olímpicos de Beijing, por contrair uma lesão no tendão de Aquilles. No dia do anúncio da lesão de Liu Xiang, a China parou e chorou de angústia.

Nova Esperança 
Em  Outubro do ano passado, Liu Xiang conquistou a medalha de ouro nos 11º Jogos nacionais Chinês e no final da corrida disse à imprensa que era uma medalha "especial". Tudo porque a mesma lhe traz muitas "esperanças" para resgatar a imagem ofuscada no atletismo mundial. Era a primeira medalha de ouro depois de recuperar da cirurgia. Em Doha, o chinês "voador" não pode evidenciar-se no Campeonato do Mundo. Estava longe da performance habitual, o que vai exigir-lhe trabalhar mais para a recuperação dos índices exigidos.

Liu Xiang acredita nas potencialidades pessoais e promete devolver à China a alegria contagiante igual a que havia dado ao povo aquando dos Jogos Olímpicos de Atenas. A nação chinesa não aceita o resultado. Para Liu Xiang, as pessoas devem entendê-lo, porque precisa de mater a calma e acredita em si mesmo.

Subir com sucesso

Liu Xiang é um velocista da especialidade de 110 metros barreiras. Tem 1,88 metros e pesa 74 Kg. Do currículo desportivo, o "voador" chinês registou a conquista de medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, Grécia, em 2004 e nos Campeonatos do Mundo, ergueu as três medalhas. O crescimento de Xiang faz jus ao nome: "Subir" (numa tradução literal). Em 2003, em Paris, França, Liu Xiang ergueu a medalha de bronze.

Dois anos depois, em Helsínquia, Finlândia, Xiang conquistou a medalha de Prata e em Osaca, Japão, a bandeira chinesa foi içada sob o hino da nação mais populosa do mundo. Era o coroar do êxito de um jovem ambicioso aos 26 anos de idade. Em Campeonatos do Mundo de pista coberta, Liu Xiang conquistou as medalhas de forma ascendente. Em 2003, em Birmingham, Inglaterra, foi o terceiro melhor posicionado nos 60 metros barreira. Um ano depois, em Budapeste, Hungria, Liu Xiang subiu mais um degrau. Em 2008, em Valência, Espanha, o ouro foi um êxito.

Liu Xiang começou a constar da lista de jovens promessa da China, quando em Outubro de 2000, em Santiago do Chile, logrou a medalha de ouro nos Campeonatos Mundiais de juniores. O arranque espectacular da corrida obrigou um melhor acompanhamento das instituições chinesas ligadas ao desporto. Em 2001, em Edmonton, Canadá, o jovem velocista volta a evidenciar-se no campeonato do mundo. A atenção mundial continuou a "desprezar" a performance e a força com que Liu Xiang se impunha no atletismo mundial

Em 2002, no Campeonato Asiático, em Colombo, Sri Lanka, Liu Xiang ganha notariedade e o continente começa a preocupar-se com o nascimento de uma "antílope" capaz de se impor aos norte-americanos, tidos como os maiores velocistas do mundo. Em 2003, no Estádio Saint Denis, na cidade de Paris, França, Liu Xiang mais uma vez consegue manter o nome da China com orgulho. O jovem atleta impõe-se ante as feras americanas, mas é anulado.

No mesmo ano, em Mónaco, na final do Campeonato do Mundo, Liu Xiang não consegue erguer a bandeira chinesa, mas deixa o aviso de que não muito longe pode subir ao pódio. Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a explosão da China foi total. O mundo rendeu-se a nova vedeta do atletismo mundial. Liu Xiang passa a constar da lista dos vencedores olímpicos. O governo chinês adopta uma nova postura para preservar a imagem de um jovem ambicioso. Estava assim coroado a "virgem paixão chinesa".

Informações pessoais

Nome completo Liu Xiang
Modalidade Atletismo
Nascimento 13 de julho de 1983 Xangai, China
Nacionalidade China
Compleição Peso:
74 kg Altura: 1,88 m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro 2004 Atenas
110 m c barreiras
Campeonato do Mundo
Ouro Osaca 2007
110 m c  barreiras
Prata Helsinqui 2005
110 m c barreiras
Bronze Paris 2003
110 m c  barreiras
Campeonato do Mundo
em Pista Coberta
Ouro Valência 2008
60 m c barreiras
Prata Budapeste 2004
60 m c  barreiras
Bronze Birmingham 2003
60 m c  barreiras
Jogos Asiáticos
Ouro Busan 2002
110 m c  barreiras
Ouro Doha 2006
110 m c  barreiras