Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Benfica pode subir proposta pelo argentino Funes Mori

28 de Dezembro, 2010

Benfica estuda a possibilidade de subir Funes Mori

Fotografia: AFP

O Benfica estuda a possibilidade de subir a proposta por Funes Mori e, segundo Miguel Pires, empresário mandatado pelo clube da Luz, pode aumentar a proposta para 11 milhões de euros, tentando assim convencer, definitivamente, o River Plate a libertar o jovem avançado argentino.

“Vamos ver se posso trazer uma proposta de 11 milhões de euros pelos 80 por cento do passe que pertencem ao River Plate”, revelou Miguel Pires, estando confiante num acordo por este valor, que, ainda assim - segundo a Imprensa do país das pampas -, vai permitir aos milionários de Buenos Aires continuar a contar com Funes Mori até meados do próximo ano.

O River Plate já recusou as duas ofertas efectuadas pelo Benfica, que tenta, em parceria com o mega empresário anglo-iraniano Kia Joorabchian, assegurar o contributo de uma das jovens promessas do futebol argentino, mas as águias ainda não desistiram de tentar fechar a contratação de Funes Mori. Depois da proposta inicial de seis milhões, o emblema liderado por Luís Filipe Vieira aceitou subir a parada para oito milhões, mostrando-se então intransigente quanto a aumentar novamente esse valor.

Porém, do lado contrário, o presidente Daniel Passarella não revelou qualquer abertura para aceitar a transferência do jogador, de 19 anos, por esse valor. Miguel Pires acredita que o campeão nacional está aberto a elevar a quantia a oferecer ao clube que formou outros craques das águias, como Aimar ou Saviola, e por isso tem viagem com destino a Lisboa prevista quinta-feira, por forma a reunir-se com o presidente Luís Filipe Vieira.

No entanto, nas suas declarações ao jornal “Clarín” adiantou que, caso as negociações entre Benfica e River Plate não cheguem em breve a uma conclusão satisfatória, as águias estão já a estudar outras alternativas, seguindo atentamente um “jogador que está na Europa”.

Jesus não aceita perder Jara

Jorge Jesus não tem apostado muito em Jara, mas conta com o jogador. Por isso, e segundo revelou o empresário do avançado, não está disposto a perder o camisola 11 na próxima reabertura do mercado. “O Benfica não o quer emprestar, o técnico confia muito no seu valor e não o quer deixar sair”, confidenciou ao jornal “O JOGO”, Marcelo Valeri, representante do jovem futebolista.

“Fomos contactados por alguns clubes que pretendiam contar com ele por empréstimo, mas o clube não o deixa sair e o Jara também quer continuar, pois deseja triunfar no Benfica”, afirma Valeri, indicando que “o Racing de Avellaneda e o Saragoça” chegaram a abordá-lo. O clube argentino tentou mesmo convencer as águias a incluir Jara no negócio de Fernández, o que Vieira recusou.

Utilizado apenas em 13 partidas, e nunca como aposta a titular, Jara procura ainda justificar as qualidades que levaram o Benfica a apostar na sua contratação numa altura em que “o Inter e o AC Milan também o seguiam”, afirmou Marcelo Valeri, que disse desconhecer se o interesse dos italianos se mantém aceso. No entanto, acredita que em breve Jara vai impressionar. “Está apenas há seis meses em Portugal e passou por uma adaptação, como aconteceu com o Di María. Mas quando jogar mais, vai fazer o que esperamos dele”, frisou.

Mercado já tirou mais do que deu

A reabertura do mercado de transferências é um período particularmente propenso a especulações, e a proximidade de Janeiro abriu as portas à “silly season” invernal. Do Brasil chegaram ecos do interesse de diversos potenciais pretendentes para Liedson ou para Polga.
Chegou a ser também ventilada a possibilidade de Yannick Djaló poder deixar o Sporting já na janela de transferências de Janeiro, mas nem a dupla que chegou a Alvalade em 2003 nem o camisola 20 devem sair com a época em curso.

Já Vukcevic, como oportunamente O JOGO deu conta, está de olhos postos na saída, e os casos de Izmailov e Grimi, atletas que ainda não foram utilizados, têm contornos diferentes, mas que podem desembocar na transferência. Contratações, mesmo que virtuais ou potenciais... zero.

Pepe pronto para renovar
com o Real Madrid

O defesa português Pepe admitiu que deseja prolongar o vínculo ao Real Madrid e que pretende chegar a entendimento com os merengues em breve. Numa entrevista feita por crianças para o canal do jornal “Marca”, o central abriu o jogo: “Espero continuar no Real mas isso só depende de Deus. Quero ficar mas é um assunto que não está só nas minhas mãos”. Recorde-se que as negociações entre os blancos e o representante do jogador, Jorge Mendes, decorrem desde Setembro e as notícias mais recentes apontam para um acordo que pode rondar os quatro milhões de euros anuais.