Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Chano sonha jogar num grande clube

Augusto Fernandes - 15 de Outubro, 2009

meio campista da equipa de juniores do Petro de Luanda

Fotografia: Jornal dos Desportos

Chano começou a jogar futebol aos sete anos de idade, no bairro Catambor, e aos oito anos, foi convidado a integrar o Futebol Clube Déde, onde começou a aprender o ABC do futebol e passou a jogar a médio central.
Num jogo contra o Joka Sport, fez uma excelente exibição e marcou um golo. O treinador do Joka Sport ficou impressionado com a sua prestação, que não hesitou e levá-lo para a sua equipa, onde ficou por nove anos. De início, como não havia o campeonato provincial de infantis, disputava apenas torneios inter-colegiais, entre os Flaminguinhos, Fesa e Santos, tendo ganho dois campeonatos da categoria.
Em 2001, o Joka Sport Clube foi convidado a participar num torneio em França, com 14 selecções europeias. Nesse torneio, o Joka Sport realizou 10 jogos, tendo ganho 6 e perdido quatro.
Além de terem conquistado o 3º lugar, tiveram o melhor marcador e o prémio Fayr Play. É digno de nota que, nessa época, Chano jogou como juvenil, embora ainda tivesse idade de iniciado . Porém, face aos problemas financeiros do Joka Sport, o mister Óscar Contreiras (Abega), levou-o para o Petro de Luanda, ainda como inciado, em 2002.
No Petro de Luanda, Chano conquistou um quarto lugar no Campeonato Provincial de Luanda, tendo actuado como ala direito. Seis meses depois, regressou ao Joka. Em 2005, passou a juvenisl no Joka Sport e disputou o seu primeiro Provincial.
Em 2006, conquistou o 3º lugar. Em 2007, só não disputou o Campeonato Nacional de juvenis porque o Clube ficou mais uma vez sem capacidade financeira para o efeito. Ainda em 2007, o jovem jogador foi convocado, pela primeira vez, para a selecção sub-17, treinada na época por André Nzuzi e Romeu Filemon, tendo ficado entre os 24 eleitos, mas não foi escolhido para ir à África do Sul disputar o apuramento à fase final do CAN da categoria.
O facto de não ter sido escolhido para representar o país não o desmoralizou. Ele diz que e, de volta ao seu clube, deu o seu máximo para estar entre os melhores, sonhando com o regresso à Selecção Nacional. Em 2008, ascendeu à categoria de juniores e foi aumentando os seus níveis. Em 2009, o Joka Sport anulou a categoria de juniores, facto que “nos causou muita tristeza”. Para não ficar parado, voltou ao Petro de Luanda, onde, neste momento, diz sentir-se muito bem e contar com o apoio de todos.
Chano já fez mais de 20 jogos no Campeonato Provincial e tem ajudado a equipa do Catetão, que se encontra em segundo lugar, atrás do ASA, e quer jogar o seu primeiro Campeonato Nacional na categoria este ano.
Chano diz que a sua fonte de inspiração foi Zenedine Zidane e, actualmente, tem como ídolo o internacional angolano Gilberto.
Chano estuda a 9ª classe na escola Ngola Kiluanji e diz dar-se bem com os seus colegas. Além de futebolista, quer ser engenheiro de construção civil.
O jogador afirma que o momento mais alegre da sua vida como futebolista foi ter conquistado o terceiro lugar no torneio de França e o mais triste a crise financeira que abalou o clube Joka Sport.
O júnior acredita que Angola pode ganhar o CAN de 2010, mas, para tal, há que haver muita força de vontade por parte de todos os envolvidos.
O jovem jogador vive no bairro Catambor com os seus pais e é o terceiro de nove irmãos. O seu maior sonho, como jogador, é representar os Palancas Negras e jogar no exterior do país, em clubes de renome, como o Barcelona, Chelsea ou Real Madrid. Chano afirma ser muito grato ao kota Joca Santinho, por tudo o que fez por ele e deseja-lhe longa vida e felicidades.

Por dentro

Nome completo: Mauro Edgar Felix Manuel
Filiação: Francisco Manuel
e de Marcela Adão Pascoal
Data de nascimento:
28 de Agosto de 1991
Naturalidade: Luanda
Estado civil: Solteiro
Altura: 1,70m
Calçado: 40
Filmes: Comédia e acção
Perfume: Givency
Musica: Semba
Bebida: Sumos e água
Prato preferido: Arroz com Bife
Cor: Branca
Cidade angolana: Lubango
Pais de sonho: Espanha
Clube do Coração:
Petro de Luanda