Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Chelsea só pensa em comprar Neymar

15 de Agosto, 2010

Chelsea continua a lutar pelo passe de Neymar

Fotografia: AFP

O Chelsea continua a lutar pelo passe de Neymar e o Santos ameaça recorrer à FIFA, pois acha que o clube inglês não respeita as regras. Enquanto isso, o jovem craque diz que nada sabe sobre o assunto. Em declaração à imprensa, o presidente do Santos falou numa nova investida dos «Blues». «O clube apresentou-nos uma proposta formal, que foi recusada. Mas o assédio continuou.

À luz de posturas éticas que devem reger a relação entre clubes, isso é totalmente intolerável e o Santos irá defender os seus interesses junto da FIFA», afirmou Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro. «Na quarta-feira entraram em contacto telefónico com a minha secretária e pediram o número do nosso fax. Isso não significa a abertura de negociação. O Santos não tem interesse em negociar Neymar por dinheiro algum.

O contrato de trabalho entre jogador e clube prevê uma cláusula e que vale para qualquer jogador. Se for cumprida, nada poderemos fazer», prosseguiu o dirigente. É que a cláusula de rescisão de Neymar é de 35 milhões de euros e o Chelsea estaria agora disposto a oferecer 30 milhões, segundo a imprensa brasileira, que noticiou um encontro do pai e do empresário do jogador com representantes dos «Bues» em Nova Iorque, onde o Brasil defrontou os Estados Unidos.

Recentemente o jogador garantiu não estar a par do assunto. «Nada sei. Sou jogador do Santos. Nada sei de reunião nem conversei com o meu pai. Ele nem está em casa. Nenhuma proposta chegou», garantiu Neymar após a derrota do Santos com o Avaí (1-3) para a Taça Sul-Americana.

Títulos
Equipa Santos
Campeonato Paulista: 2010
Copa do Brasil: 2010
Campanhas de destaque
Campeonato Paulista: Segundo lugar (2009)

Prémios individuais
Revelação do Campeonato Paulista de 2009
Melhor jogador do Campeonato Paulista de 2010
Selecção do Campeonato Paulista 2010.
Golos
Campeonato Brasileiro de 2010 (11 golos)


Craque garante ficar no Santos

Neymar está fora do jogo contra o Vitória, hoje, válido para o Campeonato Brasileiro, e pode não voltar a vestir a camisola santista. aso se confirme a nova proposta do Chelsea, da Inglaterra, de 30 milhões de euros ou o depósito da multa de 35 milhões de euros, o atacante poderá seguir os passos de André no começo da próxima semana. Em entrevista colectiva na sexta-feira, Neymar irritou-se com as perguntas sobre a sua iminente saída do Santos e chegou a ofender um jornalista, chamando-o de surdo.

Insistiu que é do Santos, mas não garantiu que estará no clube depois de terminar o período para transferências internacionais. "Quero ficar no Santos e ganhar mais títulos. O Neymar é do Santos", ressaltou o jogador. "A vida é feita de desafios. E desafio é desafio. Fui promovido a titular do Santos aos 17 anos e não tenho medo de nada. É preciso enfrentar a vida", acrescenta.

O atleta repetiu desconhecer qualquer proposta para o tirar da Vila Belmiro, mas não desmentiu que o seu pai, Neymar da Silva Santos, estivesse à frente das negociações, com o agente Wagner Ribeiro. "Nada sei. Cheguei tarde à minha casa depois do jogo contra o Avaí e meu pai já estava a dormir. Nem na hora do almoço de hoje (nesta sexta) conversamos sobre isso", afirmou o garoto.

A única referência que fez ao Chelsea foi que ficou feliz com o interesse por se tratar de um grande clube. Neymar repetiu quatro vezes que é do Santos, porém ficou indeciso ao ser questionado sobre qual seria a sua resposta se a transferência dependesse apenas dele "Ninguém sabe o dia de amanhã". Com Paulo Henrique Ganso ao lado durante a entrevista, foi directo apenas ao responder sobre a possibilidade de a dupla ser desfeita. "Espero que a dupla fique toda a carreira junta. Se um for embora, que o outro vá atrás", finalizou.

Um goleador nato

Neymar estreou-se na equipa profissional do Santos em 2009, contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos (por 2-1) e válida para o Campeonato Paulista de 2009. Mais tarde, nas semi-finais da competição, o Santos jogou e venceu o Palmeiras por (2-1), com Neymar a marcar o golo. O desafio teve como palco a Vila Belmiro. No entanto, o jogador não fez boas exibições nas duas partidas que decidiram a final do Campeonato Paulistão, em que o “Peixe” ficou com o vice-campeonato, perdendo o título para o Corinthians.

Contudo, Neymar foi eleito a revelação da prova. Depois, o jogador, ao lado de Paulo Henrique Ganso, foi destaque do Santos na fraca campanha do Campeonato Brasileiro de 2009. No Campeonato Paulista de 2010, Neymar marcou cinco golos em cinco clássicos e ajudou o Santos a consagrar-se Campeão de 2010, fazendo três golos contra o São Paulo Futebol Clube, um contra o Corinthians e outro contra o Palmeiras.

Contra o São Paulo (na primeira fase), a partida foi vencida por 2-1 e já nas semi-finais foram duas vitórias (3x2 e 3x0), contra o Corinthians. Diante do Palmeiras, a sua equipa perdeu por de 4-3 em jogo válido para a Taça do Brasil deste ano. O atleta marcou, até então, o maior número de golos em partidas oficiais, fazendo cinco na vitória de 8-1 diante do Guarani, em partida disputada na Vila Belmiro, a contar para os oitavos-de-final da competição. A 28 de Julho marcou um dos golos mais importantes de sua carreira, na primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de 2010, na qual o Santos FC venceu por 2x0 ao Vitória.

O primeiro golo no Escrete Canarinho

Neymar já defendeu as Selecções Brasileiras de Sub-16 e Sub-17. Participou do Campeonato Mundial Sub-17, de 2009, no qual o Brasil foi eliminado na primeira fase, tendo marcado um golo na partida de estreia, diante do Japão, vencida pelo Brasil por 3 a 2. Já na selecção principal, foi convocado pela primeira vez a 26 de Julho de 2010 pelo técnico Mano Menezes, para o jogo amistoso com os Estados Unidos da América, em Nova Jérsey, marcando o seu primeiro golo com a camisola canarinha.

Golos na selecção

Golo(s)

Data

Local

Adversário

Placar

Resultado

Competição

1

10 de Agosto de 2010

East Rutherford, Estados Unidos

 Estados Unidos

0–1

0–2

Amistoso


Estatísticas

Clube

Temporada

Campeonato
nacional

Taça
nacional

Competições
continentais

Outros
torneios

Total

Jogos

Golos

Jogos

Golos

Jogos

Golos

Jogos

Golos

Jogos

Golos

Santos

2009

33

10

3

1


12

3

48

14

2010

9

3

7

11


22

15

38

29

Total

42

13

10

12


34

18

86

43

Total na Carreira

42

13

10

12



34

18

86

43

 
Por dentro

Nome :  Neymar da Silva Santos Júnior
Apelido:   Menino da Vila
Data de nascimento: 5 de Fevereiro de 1992 (18 anos)
Cidade natal:  Mogi das Cruzes (São Paulo)
País:   Brasil
Altura:   1,73 m
Pé:   Direito
Actual clube:  Santos FC
Posição:  Atacante
Jogos:  (87)   Golos(43 golos)
Chegada às selecções jovens: - 2008 (Selecções nacionais - Sub-16 e Sub-17)
Partidas pela selecção principal: 10 de Agosto de 2010