Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

China oferece o maior salário do mundo para Didier Drogba jogar pelo Evergrande

22 de Março, 2012

A oferta para o atacante supera o valor do veterano Samuel Eto´o

Fotografia: AFP


O Guangzhou Evergrande, clube do meio campista argentino Dario Conca, na China, pode estar prestes a oferecer o maior salário do futebol mundial ao veterano atacante Didier Drogba, do Chelsea. O jornal inglês ‘Daily Mail’ diz que a oferta para o atacante de 33 anos supera o valor recebido pelo também veterano Samuel Eto’o, actualmente no Anzhi Makhachkala, da Rússia. Eto’o é citado pelo ‘Mail’ como dono do maior salário do futebol com cerca de quatro milhões de euros anuais.

O contrato de Drogba com o Chelsea acaba em meados de 2012 e outros clubes já manifestaram interesse pelo marfinense. Tottenham, Milan e o Shanghai Shenhua, também na China, são os clubes que estavam na luta pelo jogador. Nicolas Anelka, outro veterano atacante do Chelsea, anunciou a sua ida para o futebol chinês, no Shanghai Shenhua. O agente de Drogba já deixou claro em declarações anteriores que o cliente vai para o clube que oferecer mais dinheiro.

Carreira do jogador. O treinador português José Mourinho tinha acabado de conquistar a Liga dos Campeões pelo FC Porto quando foi contratado pelo Chelsea, então recém-adquirido pelo bilionário russo Roman Abramovich. Drogba foi um dos primeiros jogadores pedidos por Mourinho. Por 37,5 milhões de euros, Drogba trocava o Olympique Marseille pelo Chelsea.

Embora uma série de lesões o impedisse de dar sempre o seu melhor pela equipa, “Drogs” participou muito na conquista do campeonato inglês (que o Chelsea não conquistava há 50 anos) e da Copa da Liga em 2004/05, além da campanha que levou os Blues às semifinais da Liga dos Campeões, na qual forma eliminados pelo Liverpool numa partida bastante polémica. Na temporada seguinte, Drogba e o Chelsea fizeram uma campanha discreta na Champions League, eliminados pelo Barcelona de Ronaldinho nos quartos-de-final. Entretanto, não tiveram muitas dificuldades para conquistar o bicampeonato da Premier League.

Em 2006, Drogba disputou a Copa da Alemanha, como capitão da Costa do Marfim, que nas eliminatórias tinha passado pelos favoritos Camarões e Egipto. No Mundial, os “Elefantes” caíram no “grupo da morte”, junto da Argentina (derrota por 2x1, com golos de Drogba), Holanda (nova derrota por 2x1) e Sérvia-Montenegro (vitória por 3x2). Com esses resultados, os marfinenses foram eliminados na primeira fase.

Em 2007, Drogba foi decisivo na conquista da FA Cup, na reabertura do estádio Wembley. Foi dele o golo da vitória sobre o Manchester United na decisão. No mesmo ano, o tri da Premier League escapou, mas Drogba terminou como artilheiro, com 20 golos. Na Champions, nova eliminação para o Liverpool nas semifinais. Na temporada seguinte, Drogba foi acometido por uma série de lesões e pouco participou da campanha que levou os Blues à sonhada final da Champions League, perdida nos penáltis para o Manchester United.


BRASIL
Santos recebe 33 milhões por Neymar


A rádio espanhola “Cadena SER” informa que o Barcelona já adiantou 14,5 milhões de euros ao Santos para garantir o direito de contratar Neymar. O acordo com o Santos, segundo a rádio, teria sido fechado por 58 milhões de euros, prevendo que a estrela santista integre o elenco do Barcelona logo depois da Copa do Mundo de 2014. No entanto, a possibilidade de Neymar chegar ao Camp Nou um ano antes, ou seja, no início da temporada 2013/2014, não está descartada.

Certo é que Neymar é mesmo jogador do Barcelona, segundo a “Cadena SER”. O clube catalão, tendo pago adiantado, evita que o Real Madrid, ou qualquer outro clube, acerte com o jogador. Neymar diz a todos que perguntam sobre o seu futuro que vai continuar no Santos até à Copa do Mundo de 2014 no Brasil, mas, segundo o jornal espanhol “Sport”, o craque da Vila Belmiro já decidiu colocar um ponto-final na sua carreira no país. O “Sport” afirma que Neymar planeia deixar o Santos antes do prazo estipulado em contrato e já articula formas de romper com sem criar polémica ou rusgas com a direção e adeptos do clube.

Neymar está decidido a transferir-se para o Barcelona, clube que fez diversas propostas ao jogador e que conta com apoiantes de peso, como o lateral Daniel Alves e o atacante Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo. Para não sofrer perdas financeiras com a sua saída do Santos, Neymar incluiu a “cláusula Barcelona” nos contratos com os seus patrocinadores individuais, revelou o “Sport”. A publicação diz que essa cláusula contratual obriga os patrocinadores a manter o vínculo mesmo se ele rompesse com o Santos. E não se trata apenas de um artigo em linhas pequenas. Envolvia a cifra de cerca de dez milhões de euros por ano.


HOLANDA
Direitos televisivos unem clubes


Em 2004, os principais clubes holandeses criaram uma entidade responsável por negociar em seu nome os direitos televisivos, a Eredivisie CV, que deu origem à segunda inovação neste campeonato. Estes direitos são negociados colectivamente sendo depois distribuídos de acordo com um sistema de solidariedade e com base no mérito de desempenho dos clubes. Os valores obtidos nunca corresponderam às expectativas e nunca se afigurou possível alcançar valores próximos dos praticados nos principais campeonatos europeus. Desta forma, em 2008 a Eredivisie decidiu vender os destaques dos jogos à televisão estatal, NOS, e criar o seu próprio canal televisivo por cabo (Eredivisie Live).

Esta decisão foi sustentada pelo facto de a televisão por cabo ter uma elevada penetração na Holanda e teve como objectivo aumentar as receitas televisivas transmitindo os jogos em directo através do referido canal. Simultaneamente, permitiu-lhes evitar intermediários e potenciais compensações, estabelecendo um esforço conjunto entre os clubes, a Eredivisie Media & Marketing e os distribuidores (PSV TV, Microsoft TV, Apple TV e outros) e criando-lhes a oportunidade de estabelecerem um contacto directo com o consumidor final.

Esta decisão trouxe também benefícios aos clubes na medida em que, de acordo com Frank Rutten, da Eredivisie, os clubes recebem agora mais do que receberiam se tivessem aceite a melhor oferta em 2008. Desde 2008/2009, o número de assinantes tem vindo a subir acentuadamente (hoje são mais de 600.000 embora apenas represente oito por cento do número de famílias) sendo que o preço por assinante é considerado superior ao esperado. Assim, verifica-se que estas duas alterações na Eredivisie conduziram a um aumento das receitas dos clubes e têm apresentado um impacto positivo no futebol profissional holandês a nível global.


LIGA SAGRES
Património e Marketing na SAD

O Conselho de Administração da Sporting SAD aprovou a fusão da Sporting Património e Marketing na Sociedade Desportiva, com a extinção da primeira. Os leões já o comunicaram à CMVM e justificaram a decisão “com o facto de as duas sociedades reconhecerem a existência de vantagens recíprocas na conjugação e concentração das respectivas actividades”. Em comunicado, diz-se mesmo que a fusão permite resolver a situação dos capitais próprios da Sporting SAD, que hoje se encontram negativos, e que desta forma passam a positivos.

“A fusão permite também concentrar todas as actividades económicas relacionadas com o futebol numa única entidade, a Sporting SAD, eliminando custos duplicados decorrentes da existência das duas sociedades, permitindo uma optimização dos recursos e a constituição de uma estrutura mais coesa, constituída apenas por duas entidades: o Clube e a Sporting SAD”, pode ler-se. Esta fusão deve ser registada no decurso desta semana e de imediato publicada, não sem antes ser submetida à deliberação dos accionistas nas Assembleias-gerais de cada uma das sociedades intervenientes.