Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Coentrão pode ser a próxima grande venda do SL Benfica

10 de Fevereiro, 2011

Fábio Coentrão Coentrão tem alta cotação a nível europeu.

Fotografia: AFP

O lateral esquerdo Fábio Coentrão pode ser a próxima grande venda do Benfica, deixou entender esta semana o administrador da SAD do Benfica e responsável pela área financeira, Soares Oliveira. De acordo com o executivo da SAD encarnada, Coentrão tem alta cotação a nível europeu. O jogador está apontado a alguns dos grandes da Europa.

“Espero que o Fábio continue connosco por muito tempo mas é um jogador com elevada cotação em termos europeus. Não faço comentários relativamente a valores”, disse. Soares Oliveira disse que o Benfica tem um plantel disputado pelos maiores clubes do Mundo e adiantou que a transferência de David Luiz para o Chelsea permitiu equilibrar as contas do clube.

“O facto de termos feito duas importantes vendas no final da última época (Ramires e Di María) e agora uma neste período (David Luiz), tem-nos permitido manter as contas equilibradas e não termos necessidade de recorrer a financiamentos externos”, afirmou, referindo que o Benfica se tem “reforçado bem para depois vender bem”. Para Soares Oliveira, “Isto revela capacidade do ponto de vista de vendas, mas também revela a qualidade do plantel do Benfica, altamente disputado pelos maiores clubes do Mundo”.

Em declarações à Antena 1, o administrador da SAD encarnada considerou que o clube fez “um bom encaixe” com a venda de David Luiz ao Chelsea, que rendeu no imediato 25 milhões de euros aos cofres encarnados. “Foi uma boa operação interessante para ambas as partes (clube e SAD). Na situação actual e observando a tendência dos próximos anos, com maiores restrições, acredito que esta será uma das maiores vendas, não só deste ano, como dos próximos anos.

O importante foi conseguir uma excelente negociação para os interesses do Benfica. E creio que o Chelsea também terá feito uma excelente operação”, referiu. O executivo da SAD benfiquista falou ainda da época que a equipa está a realizar e dos objectivos que podem ser alcançados. “Estamos a fazer uma grande época e espero que assim continue. Obviamente que acredito no título. Se somos a equipa a jogar melhor futebol em Portugal? Sem dúvida nenhuma!”

Juventude
envia emissário à Suíça

A Juventus de Turim teve ontem um emissário na Suíça para observar e analisar o desempenho de Fábio Coentrão. O clube italiano segue o lateral esquerdo do Benfica desde o Campeonato do Mundo da África do Sul, onde o jogador se revelou em definitivo, a ponto de ter sido eleito para a equipa ideal do certame.

No final da competição, quando saíram as primeiras notícias sobre o interesse da Juve, o camisola 18 dos encarnados comentou mesmo o interesse italiano, confessando que o Calcio lhe agradaria como destino seguinte na carreira. Coentrão tem cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros e um negócio, quando ocorrer, não se prevê abaixo desse valor.

Flamengo gasta fortunas
com jogadores “encostados”

Ao remontar o elenco do Flamengo para a temporada de 2011, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por descartar alguns nomes de peso. O clube, porém, tem dificuldades em repassar os contratos de tais jogadores a outras equipas, devido aos seus altos salários. Enquanto não se desfaz deles, gasta cerca de 730 mil reais (cerca de 436 mil dólares) por mês com Kleberson, Petkovic, Val Baiano, Everton Silva, entre outros.

A presidente do clube, Patrícia Amorim, disse na terça-feira, que não está alheia ao problema e garantiu que procura uma solução, sobretudo para os casos de Kleberson e Petkovic, jogadores com os salários mais altos do grupo afastado e que têm maior mercado. “O Kleberson e o Pet são jogadores consagrados. Mas, quando o treinador decide se vai usar ou não o jogador, o prejuízo fica mesmo com o clube, não tem jeito. São contratos muito altos, é difícil conseguir um clube que pague esses valores.

No caso do Kleberson, há a possibilidade de lhe dar uma percentagem para ele ir livremente ao mercado”, afirmou a presidente, que revelou que pretende utilizar a imagem de Petkovic junto dos adeptos caso ele não seja negociado. “Pet tem contrato até ao fim do ano. Se o treinador realmente não o quiser, vamos utilizá-lo de outras formas. Precisamos de ver, ele tem uma imagem muito boa, associada ao clube, além de uma relação estreita com a torcida”, ponderou.

Neymar na
mira da Juventus

O avançado brasileiro Naymar é um dos potenciais reforços da Juventus de Turim para a próxima época, noticiou, na terça-feira o jornal “Corriere dello Sport”. Segundo a publicação, a transferência do jogador de 19, ao serviço do Santos, pode ser feita por 30 milhões de euros. A notícia revela que o avançado está a ser acompanhado de perto pelo olheiro Stefan Aptroot no Campeonato Sul-Americano Sub-20 (Peru).

A Juventus pode ainda avançar para as contratações de outro jovem internacional brasileiro, Casemiro, e do argentino Ezequiel Cirigliano. A lista alarga-se a dois outros sul-americanos já consagrados e a jogar em Itália: Javier Pastore (Palermo) e Aléxis Sanchez (Udinese). Michel Bastos (Lyon), também é citado pelo “Corriere dello Sport”. A Juventus continua, assim, a ser um dos clubes cujo nome surge mais vezes associado a especulações do mercado de jogadores.

Suazo
quer deixar o Inter

O avançado David Suazo, insatisfeito por ser pouco utilizado no Inter de Milão, está decidido a deixar o clube italiano. De acordo com a imprensa italiana, o jogador hondurenho, de 31 anos, terá mesmo pedido a rescisão de contrato aos “nerazurri”, que não devem colocar entraves à pretensão do atleta, em virtude do seu elevado salário. Suazo, que passou pelo Benfica na época 2008/09 por empréstimo do Inter, estará a suscitar o interesse de clubes da Rússia, México, Estados Unidos e Brasil.