Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Cubano, uma referncia do karat-d angolano

Sardinha Teixeira - 26 de Março, 2010

Augusto Pedro Diogo dos Santos ou simplesmente Cubano

Fotografia: Jornal dos Desportos

Augusto Pedro Diogo Dos Santos, ou simplesmente Cubano, como é conhecido nas lides do karaté em Angola, começou a praticar a arte marcial muito cedo, no bairro do Marçal, donde emergiram alguns craques da modalidade, tais como Afonso Teixeira e Filipe Amado. Em 1989, o olho " clínico" de Stelvion Pereira, um mestre em karaté, descobriu o jovem, em companhia de vários outros miúdos do bairro, e colocou-os nos juvenis do Clube Cazenga, onde Cubano permaneceu por uma época, passando logo de seguida à categoria de júnior, tendo conquistado um campeonato provincial da categoria.

Em 1992, passou a sénior o que lhe conferiu a oportunidade de aparecer em competições africanas. A sua exibição levou a que dirigentes de alguns clubes lhe fizessem propostas aliciantes."Sensei Stelvion Pereira foi o mestre que mais me deslumbrou com o seu dinamismo, versatilidade, humanismo, coerência e saber, coisa que até então, não tinha encontrado em todos os mestres que conheci. Embora todos eles tivessem grandes conhecimentos de karaté, sempre faltava qualquer coisa, que era esse caris humano que distingue os grandes homens. Foi sem sombra de dúvidas o meu professor mais completo, o seu karaté deslumbrava todos os que com ele treinavam.

Era, sim, um grande mestre em todas as vertentes, foi com ele que mais me fascinou e prendeu ainda mais a esta arte que é o karaté-dó”, disse o ex-karateca. Como atleta de alta competição, Augusto dos Santos teve uma prestação bastante significativa, tendo passado por vários países e em todos eles obteve excelentes resultados, competindo com atletas de grande nome. Cubado referiu que Angola “deu um salto enorme na qualidade, tanto de treinadores, como praticantes. Temos atletas de grande valor, assim como treinadores preparados e de grande qualidade para a competição. A todos eles vai o meu reconhecimento do seu enorme valor para o karaté-dó".Actualmente, o ex-karateca de 36 anos de idade vive em Viana e é oficial das Forças Armadas Angolanas.

O que é o karaté?
O karaté é uma arte marcial oriental, cujas componentes física e mental fazem dele uma modalidade equilibradora do ser humano. Do ponto de vista físico, o karaté é um excelente exercício. A paridade na utilização dos braços e das pernas, à direita e à esquerda, em rigorosa coordenação, proporciona ao praticante um desenvolvimento corporal harmonioso, robusto e de rara agilidade.

Do ponto de vista mental, o karaté, pela característica marcial de todos os seus gestos técnicos (movimentos de ataque e de defesa), obriga os praticantes a familiarizarem-se com situações adversas ao mesmo tempo que lhes é ensinado o domínio da extensão dos movimentos e o controlo emocional. Essa característica do karaté garante ao praticante a aquisição de nobres qualidades de carácter moderadoras da personalidade confiante, fazendo dele um ser social racional e civilizado.

Altos & Baixos

"O momento mais alegre na minha vida como karateca foi quando atingi o cinturão castanho. Num combate de kumites contra o Congo Democrático, fiz a diferença e ajudei Angola a ganhar o troféu por equipas".

"O abandono da modalidade" 

"Depois de vários anos de competição, tive de abandonar a modalidade para servir a Pátria. Entrei para o exército, onde dediquei parte da minha juventude, defendendo o país nas diferentes zonas operacionais. Hoje, o meu karaté é mais de defesa pessoal e não competitivo".

“Depois de vários anos de competição, tive de abandonar a modalidade para servir a Pátria. Entrei para o exército, onde dediquei parte da minha juventude, defendendo o país nas diferentes zonas operacionais. Hoje, o meu karaté é mais de defesa pessoal e não competitivo”. 

Nome: Augusto Pedro Diogo Dos Santos
Data de nascimento: 10/10/74
Estado civil: Solteiro
Naturalidade: Cazenga (Luanda)
Ocupação: Oficial das FAA
Filhos: 4
Sonho: Ver Angola melhor e os seus filhos felizes
O que ganha dá para viver? Sim
Tem carro: Sim
... Casa? Sim
Acredita em forças ocultas? Sim. Mas a fé vence tudo
Alguma vez foi aliciado? Não me lembro
Onde passa as férias: Rio
de Janeiro
Virtude: Cumpridor da minha palavra
Defeito: Desconfiado
Peso: 95 Kg
Vício: Trabalhar
Uma boa companhia: A minha esposa
Sabe cozinhar: Sim
Clube: 1º de Agosto
Alguma vez mentiu: Não
Já foi enganado: Não
Deputado ou ministro, qual dos dois cargos escolhia: Ministro
O que acha da corrupção: Não cria desenvolvimento
Poligamia: Respeito
Altura: 1,80 m
Calçado: 43
Prato: Calulu
Bebida:  Wisky
Cor: Azul
Perfume: Jean Pet
Melhor desporto: Karaté
Fuma: Não
Segue a moda: Sim
Livros: Científicos
Filmes- Policial
Esplanada ou discoteca – Esplanada