Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Desportista veterano recebe visto para competir nos Estados Unidos

Simão Kibondo - 15 de Julho, 2013

Alberto Silva “Pepino” (o segundo a contar da esquerda) com os adversários em 2009

Fotografia: Jornal dos Desportos

Alberto Silva, 90 anos, ou simplesmente Pepino, como é conhecido nas lides desportivas já foi motivo de notícia que o liga ao fenómeno e às vantagens que traz a prática do desporto “corpo são em mente sã”.  Pepino está a menos de uma década para atingir a “chapa 100”- um século de idade! É obra, se tivermos em conta o crer a determinação a disciplina interior para continuar todas as manhãs as suas pedaladas entre as cidades de Benguela e Lobito.

Para manter a forma e preparar-se para desafios com outros praticantes da sua idade - que não são muitos - nos Jogos Seniores dos Estados Unidos de 2013, entre 23 desde mês e 01 de Agosto, em Cleveland, no estado de Ohio, Pepino tem feito periodicamente distâncias entre 20 a 40 quilómetros em cima das bicicletas.  Nesta semana, Pepino deu uma pausa à sua preparação e esteve em Luanda na companhia da esposa, Odete Silva e do filho Walter - também ciclista de competição que o acompanhm no acontecimento que se avizinha - para tratar de questões migratórias para a deslocação pela segunda vez no espaço de sensivelmente cinco anos aos Estados Unidos.

Durante as 48 horas de permanência em Luanda, fez uma visita de cortesia à sede da Federação Angolana de Ciclismo (FACI) para (re) confirmar ao órgão reitor da modalidade a sua intenção de voltar a competir nos Estados . Foi também recebido na “Cidade Alta” pelas autoridades do gabinete da Presidência da República, a quem recorreu e lhe foi prestado o apoio, sempre que se encontrou em circunstâncias do género. 

CRONOLOGIA
Estreia aconteceu na Califórnia em 2009
no grupo dos 85 aos 89 anos


A primeira participação de Alberto Silva (Pepino) nos Jogos seniores dos EUA, na especialidade de Ciclismo de estrada, foi na realização de 1 a 15 de Agosto de 2009, nas distâncias de 5, 20 e 40 quilómetros nas principais artérias da avenida e o Colégio Canadá, nos arredores de Palo Alto- San Francisco da Califórnia-  o nome de Angola foi condignamente representado. Na oportunidade a participação foi apadrinhada pelo estado americano de Utah, pois apesar de se tratar de uma prova aberta, o facto de disputar-se em território norte-americano exigia essa condição. Não esquecer, os contributos dados pela norte- americana Nancy Gottlied e pelo jornalista benguelense João Carlos de Carvalho, apesar de este não acompanhar a caravana na anterior e nesta deslocação aos EUA, tiveram um papel preponderante na implementação das fases iniciais do projecto, retomado por Ricardo Câmara e Sousa, filho do malogrado Rui Câmara e Sousa.

HOMENAGEM
Rui Câmara foi o primeiro manager do projecto “desafio Pepino”

Na opinião de todas as pessoas que estão envolvidas no projecto, particularmente a do falecido Rui Câmara e Sousa, “a participação de Pepino nos Jogos Seniores dos Estados Unidos da América foi o coroar de mais de uma década de trabalho árduo, inspirada  na maratona efetuada em 2007, quando o ciclista veterano saiu de bicicleta de Benguela à Luanda para entregar uma carta ao Presidente José Eduardo dos Santos, na celebração do seu aniversário natalício”. “A partir dai, Pepino manifestou sempre interesse de participar em provas internacionais de veteranos, tanto em Angola como no estrangeiro, no âmbito do mesmo projecto com cariz turístico e também, competitivo e na altura mostrar, inclusive que com a normalização da circulação de pessoas e bens há de facto no nosso país uma paz duradoura”.

ADVERSÁRIOS
Atleta pode pedalar
com velhos colegas


As provas de ciclismo dos Jogos Seniores dos Estados Unidos de 2009 foram vencidas pelo norte-americano Jonson Larry (medalha de ouro), na altura com 89 anos agora com 93 anos.Nos postos imediatos ficaram os também norte- americanos, Hammond Helton ( medalha de prata), 90 anos, na altura 85 anos e, Walsh George, 91 anos, na altura com 86 anos, poderão ser três dos seis adversários de Alberto Silva “Pepino”, 90 anos, na altura com 85, nas provas de 2013, do grupo dos 90 aos 94 anos dos Jogos Seniores dos EUA.

ERRATA
Jaqueline Francisco
é adjunta de Aníbal Moreira
apenas no 1º de Agosto


Por razões alheias à nossa vontade, a treinadora de Basquetebol, Jaqueline Francisco, que foi perfil na nossa anterior edição de sábado (13.07), foi também dada como adjunta do treinador Aníbal Moreira na seleção Nacional Sénior feminina campeã africana, quando na realidade a adjunta daquele treinador no outro grupo é a treinadora do Interclube de Angola, Elisa Pires. Pela omissão despropositada pedimos as nossas sinceras desculpas. 

POR DENTRO

Nome completo: Alberto Silva
Filiação: António Avelino da Silva e Balbina Mateus da Costa
Nascimento:  24 de Outubro de 1922 em Benguela
Estado Civil: Casado com Maria Odete Secundino Silva
Altura: 1,68 m
Bebida: Água
Perfume: Não uso
Tem carro: Sim
Casa: Idem
Hooby: Praticar desporto.
Prato preferido: Os preparados pela minha esposa