Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Domingos Manuel desponta como revelao

Sardinha Teixeira - 23 de Outubro, 2010

Domingos Manuel quer atingir a seleco nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

“Comecei a fazer corridas de estrada para miúdos. Era quarto ou quinto (classificado). Depois, comecei a ganhar uma ou outra prova e fui-me entusiasmando”, conta Domingos Manuel. Na abertura da época, que aconteceu a 16 do corrente mês, em Luanda, nem tudo correu bem, devido a um mal-estar. Chegou a colocar-se a hipótese de não correr, mas após cuidados médicos e recuperação através de exercícios adequados, acabou por correr 4 mil metros.

“Como me sentia bem, o meu treinador disse-me para deixar de ligar aos tempos. Passei vários atletas e acabei por fazer menos um minuto na segunda metade, terminando o sprint, à vontade. Nem sabia que havia sido quarto (classificado), pensava que estava pior”. Agora, vai começar a preparar-se para as provas calendarizadas. “Vou dar o máximo e o objectivo será obter a melhor classificação possível”, sublinhou o atleta que, para treinar, se levanta três dias na semana às 6h15 da manhã, entrando depois às 7h30 na escola. É assim há muito tempo.

Aos 17 anos, Domingos Manuel é considerado a nova revelação do atletismo da equipa sambila, como comprovam os bons resultados nas provas. Ele almeja muito mais do que pódios em provas oficiais. “O meu objectivo é chegar à selecção nacional e disputar os Jogos Olímpicos. Sei que é difícil, mas é um sonho que pretendo realizar”, disse ele, que tem o apoio do clube. Frequentando a 8ª classe, o jovem tem como referências os corredores João Ntyamba e José Sayovo. “São atletas de grande potencial e que também lutaram muito para conquistar as vitórias e o reconhecimento”, concluiu.

“Quero ser médico”
Estudante da 8ª classe no Colégio Santana, Domingos Bernardo Manuel sonha com um futuro de salvar vidas. O seu maior objectivo é licenciar-se em Medicina, porque considera essa profissão a sua grande paixão. “Gosto muito de cuidar da saúde dos outros, por isso, espero formar-me nesse ramo do saber”, disse. A par disso, diz que tem tido o apoio da família, embora soubesse que não seria fácil conciliar os estudos com o desporto, uma situação que só mais tarde conseguiu ultrapassar.

Balanço positivo

Bernardo Manuel, pai de Domingos Bernardo Manuel disse que, “embora, neste momento, não seja o mais importante estar a pensar em resultados, o balanço é positivo. Contudo o que tem grande significado para si é a motivação e o empenho que todos os “miúdos” revelam tanto na frequência aos treinos como nas provas que fazem semanalmente”. Acrescentou que “a formação que está a ser feita está no bom caminho. É aquela que penso ser possível face às condições que clube possui, como a falta de espaços desportivos onde possam ser feitos outro tipo de treinos, com os quais poderíamos dar mais qualidade aos jovens atletas, assim como questões financeiras que nos limitam bastante”.

Bernardo Manuel apelou à disponibilidade e motivação dos pais no acompanhamento dos seus filhos para que haja uma boa integração na vertente competitiva. “É com a colaboração entre pais, dirigentes, treinadores e jogadores e no respeito integral pelas funções de cada um, que se obtém um bom relacionamento entre todos, podendo construir uma vivência competitiva saudável, da qual todos possamos retirar os benefícios sócio-desportivos a que a instituição se propõe”, sublinhou.

>> Por dentro
Nome: Domingos Bernardo Manuel
Data de nascimento: 23/11/93
Natural: Luanda
Nacionalidade: Angolana
Calçado: 38
Peso: 45 kg
Clube: Progresso do Sambizanga
Altura: 1,40 m
Modalidade: Atletismo
Música: Kizomba
Bebida: Sumo
Filmes: Acção
Prato preferido: Feijoada
Cor: Azul
Estuda: 8ª Classe
Escola: Colégio Santana
Religião: Católica
Cidade: Luanda
País: Angola
Sonho: Estrela do atletismo