Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Eternas promessas

14 de Outubro, 2010

O ténis é um desporto de origem francesa

Fotografia: Reuters

O sistema de pontuação exige do atleta muita força e precisão para garantir a vitória. Não é fácil manter o nível de ataque. A preparação física e técnica aliado aos bons hábitos de saúde são indispensáveis. Muitos jovens cintilam no início da carreira, mas não suportam os gastos físicos. As vitórias nas classes jovens não são garantias de sucesso no ténis profissional. Às vezes, é o caminho para o fracasso no futuro. 

O ténis profissional existe desde 1972 para defender os interesses dos jogadores masculinos e as femininas, no ano seguinte. Desde 1990, a associação começou a organizar os principais torneios mundiais conhecidos como Torneios ATP e estão divididos em cinco categorias: Grand Slam, ATP Master Séries (Masters 1000), Séries Internacionais de Ouro (ATP 500 Series), Séries Internacionais de Ténis (ATP 250 Series) e Séries de Desafio.

Hoje, publicamos os dez tenistas que não singraram por diversas razões, depois de se destacarem nos torneios satélites de quatro semanas (extintos em 2006) e nos"torneios futuros"de uma semana, eventos da Federação Internacional de Ténis (ITF).

 Alexandre Simoni

Um dos candidatos a Novo Guga, Alexandre Simoni chegou a ser um dos maiores do mundo nos tempos de juvenil. Entre os profissionais, não passou da posição 96 e, como juvenil, na 23ª posição pela ITF. Alexandre Torres Simoni nasceu na cidade de São Paulo, Brasil, a 2 de Fevereiro de 1979 e foi um tenista brasileiro. Actualmente, é professor de ténis na sua cidade natal e onde mantém a residência. Os seus melhores resultados ocorreram nas meias-finais de Bogotá e Salvador, em 2001 e na Taça Davis obteve duas vitórias e três derrotas. Alexandre Simoni arrebatou cerca de 140 mil dólares norte-americanos em prize Money.

 Guillermo Coria

Foi um tenista rápido e muito talentoso. Campeão de Masters Series aos 21 anos de idade e vice-campeão de Roland Garros na época seguinte, em 2004. Entrou em grande decadência e pendurou as raquetes aos 27 anos.Guillermo Sebastián Coria foi um tenista argentino que nasceu em Rufino, no dia 13 de Janeiro de 1982, e atingiu o 3º lugar no ranking ATP.

Em 2001, foi vice-campeão de Aberto de São Paulo. Em 2003, foi campeão de Hamburg Masters e no ano seguinte, vice-campeão. Em 2004, foi vice-campeão no Miami Masters e Roland Garros, o seu maior feito. No mesmo ano, venceu o campeonato Monte Carlo Masters. Em 2005, foi vice-campeão no Roma Masters. Nos anos 2007 e 2008, coleccionou eliminações precoces devido a lesões e falta de confiança.

 Em 2009, aposentou-se do ténis depois de muitas meses de eliminações precoces e humilhantes. Alguns entendidos apontam que nunca recuperou derrota frente a Gastón Gáudio na final de Roland Garros. Guillermo Coria arrebatou cerca de seis milhões de dólares norte-americanos em prize Money durante uma carreira feita com 218 vitórias e 114 derrotas. O seu melhor posicionamento no ranking ATP foi o 3º lugar em 3 de Maio de 2004.

 Olivier Rochus

Grande promessa do ténis belga, Olivier Rochus foi parceiro de Roger Federer nos tempos de juvenil. Como atletas profissionais, tomaram rumos diferentes. O máximo que Olivier conseguiu foi o posto 29. Desde 2006, não sabe o que é jogar a terceira ronda de um Grand Slam. Olivier Rochus nasceu em Dion Valmont, Bélgica, a 18 de Janeiro de 1981, e é um tenista profissional belga; possui um título de Grand Slam, em duplas, com o também belga Xavier Malisse, em Roland Garros de 2004.

 No tempo de juvenil, era parceiro de duplas de Roger Federer e é o tenista mais baixo do circuito da ATP com 1,65m. Conquistou em 2000, em simples, o ATP de Palermo, Itália, e em 2006, ATP de Munique, Alemanha. Em duplas com Xavier Malisse, conquistou o Roland Garros, França, em 2004, e ATP de Adelaide, Austrália, em 2005. Olivier Rochus arrebatou cerca de 4 milhões de dólares norte-americanos em prize Money, fruto de 198 vitórias e 211 derrotas, em simples, e 83 vitórias e 94 derrotas, em duplas. A sua melhor classificação foi a 24ª posição do ranking, no dia 17 de Outubro de 2005.

De sonhos em sonhos

Richard Gasquet

Richard Gasquet só tinha 15 anos, quando jogou Roland Garros, em 2002. Venceu dois Grand Slams entre os juniores e também foi o tenista mais jovem a terminar entre os 200 primeiros do ranking da ATP. Richard Gasquet nasceu em Béziers, a 18 de Junho de 1986 e é um tenista profissional francês. Um dos melhores na actualidade, disputou o seu primeiro Grand Slam, em 2004, porém, ainda não conquistou qualquer título de Grand Slam. 

Já conquistou cinco torneios ATP, tendo terminado o ano de 2007 entre os 10 melhores e disputado a Tennis Masters Cup de Xangai.
Em 2009, o exame antidoping detectou o consumo de cocaína, o que lhe causou a suspensão do circuito, enquanto o resultado é confirmado. Richard Gasquet arrebatou cerca de 5 milhões de dólares norte-americanos em prize Money, fruto de 210 vitórias e 137 derrotas, em simples, e 43 vitórias e 28 derrotas, em duplas. A sua melhor classificação foi a 7ª posição do ranking, no dia 9 de Julho de 2007.

Nicolás Pereia

Nicolás Pereira era a grande esperança da Venezuela na ATP. Dono de três Grand Slams como juvenil, nunca foi além da posição 74 entre profissionais. Nicola nasceu a 29 de Setembro de 1970 em Salto, Uruguai, e foi campeão mundial de juniores em 1988, depois de vencer o aberto de França, Wimbledon e dos Estados Unidos da América.O venezuelano constou entre os 25 melhores tenistas profissionais e ao longo da carreira perdeu para vários jogadores abaixo do seu ranking, estabelecendo um padrão que vai constar ao longo da sua carreira, em que jogou bem contra jogadores acima do seu ranking. 

Testando as fileiras pró no outono de 1988, Pereira ganha registrados na África do Sul contra os 25 melhores classificados respeitados profissionais Brad Gilbert e Amos Mansdorf. No entanto, ele perdeu para vários jogadores do ranking baixo, estabelecendo um padrão que vai continuar ao longo de sua carreira em que ele jogou bem contra jogadores altamente classificado, mas muitas vezes apresentando resultados medíocres contra jogadores menores.

Em Abril de 1989, Pereira chegou aos quartos-de-finais do Aberto do Japão, Tóquio, ao bater no nº 21, Andrés Gómez, entre outros, antes de perder para Ivan Lendl. Em Junho, bateu o nº três do mundo Stefan Edberg em dois sets na primeira ronda do torneio de Queens Club, num court relvado.

Donald Young

Campeão júnior de Wimbledon, Young foi pupilo de John McEnroe, que havia dito:"nunca vi um canhoto com mãos iguais às dele". Convidado para vários Grand Slams como profissional, jamais vingou.Donald Young nasceu em Chicago, a 23 de Julho de 1989 e é um tenista profissional norte-americano. Em 2007, no seu último ano como juvenil, venceu o Wimbledon sobre o número um do ranking Vladimir Ignatic. Nos torneios profissionais, Donald Young alcançou a terceira ronda do Aberto dos Estados Unidos da América e disputou, em 2008, o Aberto da Austrália, quebrando a difícil barreira dos top 100 do ténis, após os quartos-de-finais, no ATP de Memphis.

Richard Gasquet

Richard Gasquet só tinha 15 anos, quando jogou Roland Garros, em 2002. Venceu dois Grand Slams entre os juniores e também foi o tenista mais jovem a terminar entre os 200 primeiros do ranking da ATP. Richard Gasquet nasceu em Béziers, a 18 de Junho de 1986 e é um tenista profissional francês. Um dos melhores na actualidade, disputou o seu primeiro Grand Slam, em 2004, porém, ainda não conquistou qualquer título de Grand Slam. Já conquistou cinco torneios ATP, tendo terminado o ano de 2007 entre os 10 melhores e disputado a Tennis Masters Cup de Xangai.

Em 2009, o exame antidoping detectou o consumo de cocaína, o que lhe causou a suspensão do circuito, enquanto o resultado é confirmado. Richard Gasquet arrebatou cerca de 5 milhões de dólares norte-americanos em prize Money, fruto de 210 vitórias e 137 derrotas, em simples, e 43 vitórias e 28 derrotas, em duplas. A sua melhor classificação foi a 7ª posição do ranking, no dia 9 de Julho de 2007.