Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

"Faltam tcnicos para dar vida as vrias modalidades"

09 de Março, 2010

Jos Fernandes Gaspar Neto, treinador de futebol

Fotografia: jornal dos desportos

José Neto, treinador de futebol, pretende com o programa descobrir novos talentos para as futuras gerações que poderão representar o município em várias modalidades e competições nacionais. No final de cada mês, o programa permite que crianças dos 10 aos 15 anos de idade, participem das actividades desportivas."

"A existência da infra-estrutura desportiva para a prática das diversas modalidades, no Zango, tem trazido alguns êxitos nas acções de massificação e competição", informou, José Neto, igualmente director do campo polivalente.O director, José Neto augura para 2010 a concretização da construção de novos campos polivalentes na localidade, no quadro da reforma desportiva em curso no país desde o ano passado.

Ele afirmou que a nível da Zona do Zango, o desporto precisa ainda de mais sopro. " Faltam técnicos para dinamizar as várias modalidades mas, como disse, espontaneamente a juventude pratica o futebol e o basquetebol".

Para José Neto, para que tudo funcione em perfeitas condições, "as empresas privadas deviam incentivar a prática das modalidades. E, como não apoiam são os principais motivos da letargia no desporto ao nível do município de Viana" disse. Assim, apela a classe empresarial a prestar atenção ao desporto porque, como disse, não é possível fazer desporto sem dinheiro.

Outro propósito do projecto de massificação, sob o lema "o desporto na escola e construção de laços comunitários" tem por objectivo contribuir na redução da delinquência, prostituição, formação de equipas de juvenis e juniores, incentivar e resgatar as acções desportivas, bem como criar um espaço de convívio social, de amizade e solidariedade. Este, está a ser apoiado pela administração local, direcção municipal da educação e do ministério da juventude e desportos.

Contudo, José Neto, acredita no futuro, tendo em conta que o programa de massificação desportiva estará sempre na agenda do Estado Angolano. Pois como, disse, " o desporto constitui uma prioridade do Estado por ser um dos sectores com uma grande visibilidade internacional".

Declarou que, " a ligação entre o sector da educação e do desporto fará com que este cresça de forma uniformizada porque o segredo das grandes equipas passa pelo desporto escolar que, no seu entender, é dos principais desafios que Angola terá que enfrentar nos próximos tempos, com a realização de campeonatos inter-escolares".

 Por dentro

Nome: José Fernandes Gaspar Neto
Idade: 42 anos
Naturalidade: Kwanza Norte
Signo: Leão
Ocupação: Treinador de futebol
Sonho: Ver Angola melhor
e os seus filhos felizes O que ganha dá para viver? Sim
Tem carro: Não
... Casa? Sim
Acredita em forças ocultas? Sim Mas a fé vence tudo
Alguma vez foi aliciado? Não me lembro
Onde passa as férias: No país
Virtude: Cumpridor da minha palavra
Defeito: Duvidoso
Peso: 71Kg
Vício: Trabalhar
Sabe cozinhar: Sim
Clube: INTERC
Alguma vez mentiu: Não
Já foi enganado: Não
Deputado ou ministro, qual dos dois cargos escolhia: Ministro
Porquê? Criava condições para melhorar a minha área de serviço
O que acha da corrupção: Não cria desenvolvimento
Poligamia: Respeito
Altura: 1,68 m
Calçado: 43
Bebida: Sumos
Fuma: Não
Perfume: Diversos
Melhor desporto: Futebol
Segue a moda: Não
Livros: Científicos
Filmes: Policial
Esplanada ou discoteca Esplanada