Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Filho brilha nos juvenis do Petro

Sardinha Teixeira - 06 de Janeiro, 2010

Joo Gomes de Oliveira, ou simplesmente, Filho

Fotografia: Jornal dos Desportos

Filhão começou a jogar futebol aos sete anos de idade com os amigos do bairro. Nascido numa família de futebolistas, ingressou nas camadas jovens do Petro de Luanda por querer seguir as pegadas do pai, que foi um grande futebolista do Progresso do Sambizanga.
Ainda a militar no escalão juvenil, Filhão demonstra já grandes dotes, causando sensação no meio futebolístico. Quem o vê jogar, denota haver nele vontade de atingir o sonho de se transformar num craque.
Desde que está no clube do Eixo Viário, o rapaz já deu mostras de que tem um futuro promissor no futebol, desde que treine com seriedade. É habilidoso, inteligente e com boa visão de jogo. Figuras do futebol consideram que ele tudo para vir a ser um excelente ponta-de-lança.
Admirador confesso de Mantorras, Filhão também gosta de ver jogar o Flávio e o Love. O seu maior sonho, como futebolista, é atingir o escalão de seniores no Petro de Luanda para ajudar o clube a ganhar muitos títulos, ao mesmo tempo que pretende atingir a Selecção Nacional.
Além de futebolista, pretende ser médico. "Quero ser médico para poder ajudar as pessoas que sofrem muito por causa das doenças e porque hoje em dia alguns médicos não dão muita atenção aos pacientes, o que faz com que muitos morram por falta de assistência" diz o jovem jogador, que estuda a 8ª classe.
Mas o que ele mais gosta de fazer na escola é jogar à bola e desenhar. Nos tempos livres, ouve música, jogar à bola, vê televisão, brinca e anda de bicicleta.
Indagado sobre o que acha dos motivos que levam muitas crianças a escolher a rua como casa, Filhão é de opinião que "muitos fogem de casa por causa dos maus tratos das madrastas ou padrastos, outros, porque os próprios pais não cuidam deles e ainda outros porque preferem viver sem o controlo dos pais para fazerem o que bem entenderem. Mas acho que o Governo pode ajudar a acabar com esse mal que afecta as crianças." 

Por dentro

Nome completo:
João Gomes de Oliveira
Filiação: Paulo João
de Oliveira e Catarina
Manuela Pedro António
Data de nascimento:
14 de Junho de 1995
Naturalidade: Luanda
Peso: 44 Kg
Altura: 1,40 cm
Posição: Ponta de lança
Música: Semba
Bebida: Sumos
Filmes: Acção
Hooby:
Ver e ler tudo sobre futebol
Prato preferido: Feijoada
Cor: Azul
Clube: Petro de Luanda
Categoria: Juvenis
Sonho: Representar a selecção de Angola
Religião: Católica
Pessoa que mais gosta:
Os meus pais
Títulos: Dois campeonatos
provinciais juvenis e melhor marcador das edições