Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Grupo G do Mundial vale mil milhões de euros

21 de Janeiro, 2010

grupo G do Mundial´2010 é o mais valorizado, segundo um estudo realizado

Fotografia: AFP

O grupo G do Mundial’2010 é o mais valorizado, segundo um estudo realizado pelo “Futebol Finance” com agentes FIFA e divulgado no final do ano passado. O grupo, que integra as selecções do Brasil, a Costa do Marfim, Portugal e a Coreia do Norte, está avaliado em cerca de mil milhões de euros, valor para o qual muito contribuem as presenças dos craques do Real Madrid Cristiano Ronaldo e Kaká.
Aliás, só Cristiano Ronaldo, contratado pelo clube espanhol por 94 milhões de euros, custa mais do que 14 selecções apuradas para a África do Sul, permitindo também que Portugal fosse avaliado em 340 milhões, valor superior às selecções da Alemanha e Holanda, por exemplo.

Neste grupo de “ouro”, o Brasil está avaliado em 515 milhões de euros, valor para o qual Kaká contribuiu com 65 milhões, verba paga pelo Real Madrid para resgatá-lo ao Milan, enquanto a Costa do Marfim, avaliada em 180 milhões de euros, é a selecção africana mais valorizada do Mundial. A Coreia do Norte completa o grupo com um valor de 15 milhões de euros. Os asiáticos possuem a selecção mais barata do Mundial, a par da Nova Zelândia. A Espanha tem o plantel mais caro, avaliado em 565 milhões de euros. No entanto,  o grupo H, que tem os actuais campeões europeus e fortes candidatos ao título na África do Sul como cabeças-de-série, soma 810 milhões de euros, valor inferior ao do grupo de Portugal.

Entre os oito cabeças-de-série, a selecção menos valorizada é a África do Sul. A equipa anfitriã custa 35 milhões de euros,  um valor bem abaixo de México (95 milhões), Uruguai (145 milhões) e França (450 milhões), os seus adversários no grupo A. Para realizar este estudo, o “Futebol Finance2 avaliou os direitos económicos dos 25 jogadores mais utilizados por cada selecção nacional, durante a fase de qualificação para o Mundial e nos mais recentes jogos de preparação. O valor de cada um dos jogadores de cada selecção foi apurado mediante a consulta de vários agentes e agências FIFA, bem como diversas de empresas de scouting, com experiência na avaliação de direitos económicos de jogadores de futebol.

Milhões bem
gastos por Ronaldo

Seis meses depois do anúncio da contratação de " promoveu uma sondagem e 96 por cento dos que responderam consideram que os 96 milhões foram bem pagos. Há quase uma absoluta unanimidade em torno dos números que tanta polémica causaram quando o Manchester anunciou a saída do internacional português para Madrid. E não há um escalão etário que se diferencie de todos os outros na reprovação do negócio e do retorno que o mesmo implica para o Real.

Maxi vai renovar
com o Benfica

Maxi Pereira deve renovar contrato com o Benfica no fim da época. Daniel Delgado, um dos representantes do defesa/médio, disse à Record ter sido abordado pelos responsáveis encarnados no sentido de as duas partes se encontrarem quando terminar o período competitivo, tendo em vista, ao que tudo indica, a revisão das condições salariais e do prolongamento do vínculo, que expira em 2012. O internacional uruguaio, de 25 anos, foi contratado em Agosto de 2007, tendo o Benfica pago ao Defensor Sporting, de Montevideu, três milhões de euros por 70 por cento dos direitos económicos.