Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Joe Frazier derrotado pelo cancro

09 de Novembro, 2011

Smoking Joe tinha como marca a sua ferocidade.

Fotografia: AFP

Joe “Smokin” Frazier, ex-pugilista que conseguiu a façanha de derrubar a invencibilidade do lendário Muhammad Ali, não pôde vencer a luta mais decisiva e morreu na segunda-feira aos 67 anos, em consequência de um cancro no fígado. O ex-campeão mundial dos pesos pesados e membro do Salão da Fama do Boxe, morreu na Filadélfia e nem teve a oportunidade de se defender, como sempre fazia nos ringues, da doença diagnosticada há apenas um mês.

Um comunicado divulgado pela família confirmou que Frazier faleceu num asilo onde estava internado desde a altura em que médicos não lhe deram qualquer esperança de sobrevivência. Antes de descobrir o cancro, Frazier levava vida normal, com aparições regulares para dar autógrafos. A última vez que foi visto em público foi em Setembro, em Las Vegas. “Smokin” Joe, apesar de ser um pugilista baixo para os pesos pesados, compensou a falta de estatura com uma ferocidade que impressionava os seus rivais. Além disso, Frazier possuía um devastador gancho de esquerda, que utilizava para terminar a maioria das lutas que ganhou nos primeiros assaltos.

Foi esse temível gancho de esquerda levou Ali ao tapete no 15º assalto da luta que ambos disputaram no lendário Madison Square Garden, em Nova Iorque, em 1971.A queda de Ali permitiu a Frazier comemorar a vitória de uma luta que foi considerada como o “Combate do Século”. No entanto, Ali venceu os outros dois desafios entre os dois pugilistas. Aliás, a presença de Ali fez com que a figura de Frazier sempre ficasse em um segundo plano, algo que nunca agradou o ex-campeão mundial.

Frazier soube da doença no mês passado e internou-se várias vezes num hospital da Filadélfia. Até quen na semana passada, já sem qualquer esperança de superar o cancro, decidiu permanecer num centro especializado para que passasse os seus últimos dias sem dor. O pugilista ganhou o título de campeão do mundo dos pesos pesados em 1970 ao vencer por KO Jimmy Ellis no quinto assalto. “Smokin” Joe defendeu quatro vezes com sucesso o título até que foi, por fim, vencido por George Foreman em 1973.