Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

José Carlos quer ser mestre de capoeira

Sardinha Teixeira - 03 de Fevereiro, 2010

José Carlos é um capoerista conhecido pelo seu empenho

Fotografia: Jornal dos Desportos

O grupo de trabalho do KM 12 A, de que faz parte José Carlos, está a crescer rapidamente. Actualmente, o grupo de capoeira treina-se diariamente no Polivalente do KM 12, em Viana (Luanda), constituindo assim uma grande família. Existem muitos tipos de capoeira. Os dois principais são a Capoeira Angola e a Capoeira Regional. Mesmo existindo grupos de capoeira com apenas um estilo, a maioria dos grupos tenta misturá-los de alguma maneira. Angola é o estilo mais próximo de como os escravos jogavam a Capoeira.

Caracterizada por ser mais lenta, com movimentos furtivos executados perto do solo, ela enfatiza as tradições da Capoeira. A sua música é lenta e quase sempre está acompanhada por uma bateria completa de instrumentos.A designação "Angola" aparece com os negros que iam para o Brasil oriundos da África, embarcados no Porto de Luanda que, independente da sua origem, eram designados, na chegada ao Brasil.

Por "Negros de Angola", como se pode ler no ABC da Capoeira Angola escrito pelo Mestre Noronha, quando ele cita o Centro de Capoeira Angola Conceição da Praia, criado pela nata da capoeiragem baiana no início dos anos 1920. A Regional é mais recente, com elementos fortes de artes-marciais no seu jogo. A Regional foi criada pelo Mestre Bimba e tornou-se rapidamente popular, levando a Capoeira ao grande público e mudando a imagem do capoeirista, tido no Brasil até então, como um marginal. O seu jogo é mais rápido, acrobático e atlético.

Entre os movimentos mais característicos estão os saltos, acrobacias (conhecidas na capoeira como floreio), pontapés em rotação, mas também há rasteiras, cabeçadas e movimentos perto do solo. Em toques rápidos, como São Bento Grande de Bimba, os golpes são desferidos em grande velocidade e frequência, o que pode tornar o jogo perigoso, mas extremamente belo. Ambos os estilos são marcados pelo uso de dissimulação e subterfúgio - a famosa mandinga - e são bastante activos no chão, sendo frequentes as rasteiras, pontapés, chapas e cabeçadas.

José Carlos, do estilo capoeira regional, trabalha no grupo há um ano. Ele afirma que, "o trabalho musical da capoeira proporciona o ajustamento rítmico da criança, correlacionando a noção de tempo-espaço, o que favorece um maior equilíbrio emocional da mesma, melhorando as relações com os outros colegas a partir do respeito do ritmo do outro e de si mesmo".

Diz também que "um outro aspecto importante sobre a musicalidade, é que a capoeira tem, tradicionalmente, a sua difusão pautada na oralidade, que tem nas cantigas um mecanismo importante de desenvolvimento fisiológico da fala, bem como de transmissão da cultura de geração para geração, ou seja, as letras das cantigas são carregadas de ditos populares e parábolas que traduzem posturas morais, cívicas e afectivas, que quando bem orientadas por uma intenção pedagógica crítica e com nexos na totalidade, podem servir de estratégia na construção de uma sociedade mais justa e humana".

Com 17 anos de idade, o jovem capoeirista sublinha que "uma das grandes lições que a capoeira encerra nos seus rituais é a questão do "aprender fazendo”, atrelado à contextualização do conteúdo. "Esta herança que herdamos da sociedade africana, ensina-nos que não devemos dicotomizar a acção prática do aprendizado teórico, isto é, boa parte de tudo o que aprendemos na capoeira acontece por uma experimentação prática, que geralmente é catalisada por um ambiente que mescla indivíduos com diferentes experiências, mediados pela intervenção do mestre para a produção de um bem comum a todos”.

>> Por dentro
Nome: José Carlos
Naturalidade: Luanda
Data de Nascimento: 17/11/1993
Peso: 60kg
Altura: 1,72 Cm
Bebida: Sumos
Tabaco: Não
Número de calçado: 42
Música: Rapp
Prato preferido: Composto
Cor: Verde
Religião: Católica
Esplanada ou discoteca:
Discoteca
Poligamia: Contra
Filme: Acção
País: EUA
Cidade: Los Angels