Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Juliano Domingos: promessa do Imbomdeiro

16 de Fevereiro, 2010

Juliano Domingos é basquetebolista do Clube Imbomdeiro

Fotografia: Jornal dos Desportos

Juliano nasceu no Icoli e Bengo, província do Bengo. Começou a jogar basquetebol aos oito anos de idade com os amigos de bairro, como acontece com todos os miúdos que gostam do desporto.Posteriormente, fixou-se em Luanda e foi fazer testes no Clube 1º de Agosto, onde jogou como extremo, nas categorias infantis, juvenis e juniores. Por lá, conquistou alguns troféus, nomeadamente, dois campeonatos províncias nas classes juvenis e juniores.

O jovem do Clube Imbomdeiro, agora a jogar como sénior, estuda o 2º ano do curso electro-mecânica."Faço de tudo para que o basquetebol não atrapalhe os meus estudos, porque, além de jogar a bola ao cesto, quero ser engenheiro e se não estudar não conseguirei este feito", afirma. Assim, Juliano aconselha todos os jovens a não fugirem da escola.

O jogador é visto pelo seu técnico, como uma grande promessa do basquetebol nacional na sua posição e por ser muito talentoso. Nos tempos livres, "ajudo nos serviços de casa. Lavo a loiça e limpo o chão. Não tenho vergonha de fazer isso porque todo o homem tem de aprender a fazer esse tipo de trabalhos para que, no futuro, não passe dificuldades nessa área", disse, com um sorriso nos lábios.
Indagado sobre o motivo de existirem muitas crianças de rua, é de opinião que "a maior parte deles está na rua porque quer ser independente dos pais. Outros são órfãos ou deslocados de guerra.

Esses, sim, merecem o apoio do governo" frisou.Assim, aconselha a todos os jovens que têm familiares, a voltarem para casa e a estudarem enquanto é cedo, para amanhã não se arrependerem”. O jovem atleta, de 18 anos de idade, diz que tudo vai fazer para um dia representar a selecção nacional de basquetebol. "Esse é um dos meus maiores sonhos ", sublinhou.

O treinador Pavi, que o orienta, assegura que " Juliano, se continuar a estudar e tiver o apoio de seus pais e com a nossa ajuda, teremos um futuro substituto de jogadores como Miguel Lutonda e Kikas. Trata-se de uma séria promessa do nosso basquetebol, não só para o Inbomdeiro como para a selecção nacional. Ele tem boas qualidades, tem tudo para vir a ser um grande jogador", sublinhou.

PERFIL:
Nome
: Juliano Domingos
Data de nascimento: 19/03/91
Estado civil: Solteiro
Modalidade: Basquetebol
Posição: Extremo
Sonho: Ver Angola melhor e os seus
filhos felizes
Tem carro
: Não
... Casa? Sim
Acredita em forças ocultas? Sim.
Mas a fé vence tudo
Alguma vez foi aliciado
? Não
me lembro
Onde passa as férias: Em Luanda
Virtude: Cumpridor da minha palavra
Defeito: Duvidoso
Peso: 82 Kg
Altura: 1, 90 Cm
Sabe cozinhar: Sim
Clube: Imbomdeiro
Alguma vez mentiu: Não
Já foi enganado: Não
Deputado ou ministro, qual dos
dois cargos escolhia: Ministro
Porquê? Criava condições para
melhorar a minha área de serviço
O que acha da corrupção
: Não cria
desenvolvimento
Poligamia
: Contra
Calçado: 44
Prato: Calulu
Signo: Carneiro
Bebida: Sumos
Cor: Azul
Perfume: Jean Pet