Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Kak entre 10 mais bem pagos

18 de Fevereiro, 2010

Kak o quinto jogador mais bem pago do futebol mundial

Fotografia: AFP

O atacante Kaká é o quinto jogador mais bem pago do futebol mundial numa lista relativa à actual época 2009/10, de acordo com o divulgado pelo site português "Futebol Finance". O camisola 8 do Real Madrid é o único brasileiro entre os 10 primeiros colocados com um salário de 833 mil euros por mês. A primeira posição no ranking dos salários de jogadores de futebol pertence ao português Cristiano Ronaldo, companheiro de Kaká no Real Madrid. Contratado no último verão europeu,Ronaldo recebe 1,083 milhão de euros mensais.

Logo abaixo vêm outros dois nomes do futebol espanhol, ambos do Barcelona. Zlatan Ibrahimovic recebe 1 milhão de euros por mês e Lionel Messi embolsa 875 mil euros mensais. Samuel Eto´o, hoje no Inter de Milão, recebe o mesmo salário que Messi, segundo a lista. A presença de quatro jogadores do futebol espanhol entre os cinco primeiros não é por acaso. Existe um mecanismo criado em 2004 que permite a trabalhadores estrangeiros residentes na Espanha, durante um período de seis anos, pagar uma taxa fiscal de 24% sobre os seus rendimentos, muito abaixo do índice de outros países europeus, que é de 43%.

Ronaldinho Gaúcho é o 12º na relação com 625 mil euros por mês no Milan, enquanto Daniel Alves vem dois postos abaixo, com 583 mil euros . O salário antigo de Robinho no Manchester City permitia-lhe ocupar a 21ª posição. Deco, do Chelsea, é o 25º.

Confira os 25 jogadores mais bem pagos: :
1- Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
2- Zlatan Ibrahimovic (Barcelona)
3- Lionel Messi (Barcelona)
4- Samuel Eto'o (Inter de Milão)
5- Kaká (Real Madrid)
6- Emmanuel Adebayor
(Manchester City)
7- Carlos Tevez (Manchester City)
8- John Terry (Chelsea)
9- Frank Lampard (Chelsea)
10- Thierry Henry (Barcelona)
11- Xavi (Barcelona)
12- Ronaldinho (Milan)
13- Steven Gerrard (Liverpool)
14- Daniel Alves (Barcelona)
15- Michael Ballack (Chelsea)
16- Raúl Gonzalez (Real Madrid)
17- Karim Benzema (Real Madrid)
18- Rio Ferdinand (Manchester
 United)
19- Kolo Touré (Manchester City)
20- Wayne Rooney
(Manchester United)
21- Robinho (Manchester City)
22- Iker Casillas (Real Madrid)
23- Victor Valdés (Barcelona)
24- Frederic Kanouté (Sevilla)
25- Deco (Chelsea)

Finanças põem sede
da FPF à venda

Desenganem-se os interessados em apresentar uma proposta de compra do antigo edifício da FPF, dado como garantia de pagamento de uma dívida do Leixões. O anúncio da venda judicial, colocado pela repartição de Finanças de Matosinhos nos jornais recentemenete, fez abrir a boca de espanto aos elementos do Departamento Jurídico da FPF, uma vez que a situação decorre do famoso Totonegócio, cujo período de liquidação está em vigência até 31 de Dezembro deste ano.

Os cerca de 320 mil euros especificados na dita nota, por falta de liquidação de IVA/IR, entram num bolo colectivo de dívidas fiscais acumuladas, até 31 de Julho de 1996, pelos clubes, cifrando-se em 58 milhões de euros. Fonte do Departamento Jurídico da FPF considerou estranha a iniciativa de Manuel Ernesto Palhares Dias, chefe de repartição de Finanças de Matosinhos, visto que a situação está controlada e a Liga de Clubes e a FPF têm renegociado o processo.

Além disso, a execução da garantia, ou seja o edifício da antiga sede da FPF, não pode ser feita em separado, uma vez que Gilberto Madail declarou-se, na altura, fiel depositário de todos os clubes e não só do Leixões.